Saiba mais sobre a estrutura de armazenamento de bancos de dados na Plataforma IDEAGRI WEB. Veja quais são os servidores utilizados e suas funções principais. Confira os status de processamento dos arquivos enviados e otimize as geração dos relatórios avançados.

 


A principal motivação da Plataforma IDEAGRI Web é propiciar um local confiável e acessível para que o usuário possa armazenar seus backups. Além disso, com o backup armazenado na plataforma, é possível gerar relatórios avançados sobre os dados. Para mais informações, acesse a dica:

Veja as informações completas sobre a utilização do IDEAGRI WEB para o armazenamento e a recuperação de backups

 

Há duas opções para a armazenagem do backups na plataforma:

  • Do Software IDEAGRI :: Através do Menu UTILITÁRIOS, Botão ENVIAR DADOS. Sendo necessário que a máquina (onde o software local está instalado) esteja conectada à internet.
  • Diretamente na Plataforma IDEAGRI Web :: Mesmo que o usuário não tenha a conexão com a internet no momento de geração do backup (na máquina onde está instalado o software local), ele pode salvar o arquivo com a cópia de segurança e, quando ele tiver acesso à internet, bastará o acesso à Plataforma IDEAGRI Web para o envio do mesmo (Menu CADASTROS, Item ENVIAR ARQUIVO DA FAZENDA). 

 

PROCESSAMENTO DE BACKUPS NA PLATAFORMA

O fluxo do processamento de backups e de geração de relatórios é bastante otimizado para reduzir o tempo de resposta aos usuários. Os relatórios solicicitados através do IDEAGRI WEB, por exemplo, consideram os backups já processos (conferidos pelo servidor). Todavia, caso o usuário, ao solicitar um relatório, tenha algum backup em fase de conferência (que normalmente contempla os dados mais recentes), o sistema irá aguardar o processamento efetivo do último arquivo para gerar o relatório solicitado.

A Plataforma IDEAGRI Web conta com 3 servidores:

Servidor 1 – Este servidor processa os bancos de dados e exibe o sistema para o usuário.
Servidor 2 – Este servidor realiza os cálculos e emite relatórios.
Servidor 3 – Este servidor hospeda o banco de dados principal.

 

Confira os possíveis STATUS DE PROCESSAMENTO:

Status*

Informação técnica

Descrição

Processo Iniciado em DIA/MÊS/ANO às 00:00

Processando backup

Significa que o backup está em fase de processamento (seus dados estão sendo preparados no 1º servidor, dedicado à organização dos dados) para ser posteriormente inserido no Servidor Principal de Dados (3).

IMPORTANTE: O backup já está disponível para ser baixado (e restaurado no IDEAGRI Desktop, se necessário).

Aguardando atualização do Banco

Backup processado, arquivo sql gerado

Significa que o backup já passou pelo 1º servidor (dedicado à organização dos dados) e está na fila de processamento do 2º servidor (responsável pelos cálculos e pela emissão de relatórios), para posterior atualização no Servidor Principal de Dados (3).

Iniciando atualização do Banco

Iniciando a execução dos inserts no ORACLE

Significa que o backup foi processado pelo 2º servidor (dedicado aos cálculos e à emissão de relatórios) e está sendo enviado para o Servidor Principal de Dados (3).  

Processo Finalizado com sucesso em DIA/MÊS/ANO às 00:00

Processo finalizado

Significa que o armazenamento no Servidor Principal de Dados (3) foi concluído corretamente. Este status viabiliza a geração (a partir do backup processado) de relatórios avançados.

Processo Finalizado com erros em DIA/MÊS/ANO às 00:00

Necessário um novo envio (após a conferência com o apoio da nossa equipe)

Significa que a extração de dados do banco local para inclusão no servidor não foi possível. A equipe de suporte avisa o usuário sobre o erro. 


* Importante: o status do backup se refere apenas à emissão de relatórios. Independentemente do status do processamento, o backup fica disponível para download a partir do momento em que ele surge na listagem obtida no Item ARQUIVO ENVIADO, do Menu CADASTROS.