A cidade de Uberaba (MG) recebe mais uma edição da Megaleite, que ocorre entre os dias 13 e 20 de julho. A Alta – uma das empresas líderes em melhoramento genético do mundo – aproveita a ocasião para lançar seu Catálogo Leite Nacional 2014.

Nessa edição a Alta apresenta touros jovens e os já consagrados reprodutores de sua bateria. Com esse catálogo, os produtores poderão verificar a melhor bateria de touros Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá Leiteiro e Sindi.

A raça Gir Leiteiro traz os resultados de 2014 dos touros da bateria da Alta na ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro) e na ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu). Destaques como TABU CAL, ASTRO da Morada dos Ventos e Espelho de Brasília, primeiro, segundo e terceiro melhor touro para leite do Sumário ABCGIL 2014.

Nos touros jovens há 11 novas opções, com destaque para filhos de RADAR dos Poções, Modelo de Brasília, Nobre CAL e até mesmo um filho de TABU CAL.

A raça Girolando apresenta 10 touros jovens, com aprovações pelo pré-teste da Girolando 2014. São eles: Castelo Goldwyn (Goldwyn na Castanhola), Corel FIV Fausto (Fausto na Rendeira), Dragão FIV Wildman (Wildman na Pitanga Sansão OG), AlfyCauaba Impacto (Impacto na Cacique Hailina), Jagunço VIII (Shottle na Colonia), Pierro FIV (Impacto na Jalita Morada Corinthiana), Queops (Planet na Raina Quilate), Templo FIV (Raro na Bailarina), Vesuvio (Avalon na Norma Jarro de Ouro Itauna). Além desses, touros estamos trazendo o primeiro filho do AltaExtreme, Futuro Extreme FIV GAM.

Diante de tantas novidades, o presidente da Alta no Brasil, Heverardo Rezende de Carvalho, destaca que a prioridade da empresa é oferecer qualidade genética dos materiais, resultando em maior produtividade aos criadores.

“Há 18 anos investimos incansavelmente em tecnologia para garantir sêmen e genética de altíssima fertilidade. Qualidade genética é o nosso foco. Uma empresa não conseguiria alcançar a liderança sem esta importante característica. Temos o orgulho de sermos considerados a número 1 em nosso segmento. Este reconhecimento pode ser conferido no catálogo de Leite que acaba de ser lançado. Destacamos os melhores touros que compõem a bateria Alta com informações precisas de cada animal”, ressalta.

A tecnologia de fertilidade de sêmen da Alta tem conquistado Brasil afora. Um dos beneficiados foi o pecuarista Alexandre Gontijo Guerra, da Fazenda Água Verde, localizada em Palmácia (CE). Atualmente com 600 vacas em lactação e com a produção de leite em 12 mil litros por dia, o criador conta como apoio da Alta, desde 2005, para ampliar sua produção em sua propriedade.

“Temos um projeto para 800 vacas em lactação, produzindo 20 mil litros por dia, com gado confinado em piquetes abertos, galpões de sombra e pista de alimentação. Para alcançarmos nossa meta, contamos com o apoio dos técnicos da Alta, que nos apresentaram uma proposta de acasalamento e um material genético de qualidade excepcional, que nos proporcionou principalmente o ganho de tempo na estabilização do rebanho”, disse o fazendeiro, que ilustra uma das páginas do catálogo.

A Megaleite é uma exposição da cadeia leiteira no Brasil que chega à sua 11ª edição em 2014. Diversas empresas do agronegócio (genética, sal mineral, rações, produtos veterinários, equipamentos etc.) estarão presentes, lançando produtos e serviços.


A fazenda Água Verde é parceira e usuária do IDEAGRI.