No Software IDEAGRI, assim que são desmamados, os animais passam a ser classificados como ‘Fêmea em crescimento’ ou ‘Macho em crescimento’. A funcionalidade ‘Faixa de categoria’ permite uma categorização desses animais em faixas de idade, com base no sistema de subdivisão de animais em crescimento utilizado na propriedade. Mesmo com o uso das faixas, os animais permanecem classificados como ‘em crescimento’, da desmama até a aptidão (período de recria). Veja, nesta dica, como subdividi-los e realize um controle mais efetivo e organizado dos animas em crescimento.

 

Antes de serem alocados como 'Fêmea em crescimento' ou 'Macho em crescimento', os animais são categorizados como 'Bezerra mamando' ou 'Bezerro mamando', de acordo com o sexo do animal. A mudança de 'Mamando' para 'Em crescimento' é feita através do lançamento da desmama (natural) ou desaleitamento (artificial) do animal, no Menu 'Produção', Botão 'Desmama/Desaleitamento'.

 
As categorias posteriores à categoria 'Em crescimento' são: 'Novilha' ou 'Reprodutor', para fêmeas e machos, respectivamente.
  • O lançamento da aptidão do macho é feito diretamente na ficha do animal.
  • O lançamento da aptidão de fêmeas é feito através da rotina 'Aptidão', no Menu 'Reprodução'. A aptidão das fêmeas também pode ser feita de forma automática, caso esta opção tenha sido selecionada nas configurações do sistema, ou manualmente. Saiba mais sobre o processo na dica:
 
Caso o usuário não tenha criado nenhuma faixa de categoria, todos os animais que estejam desmamados, mas que ainda não estejam aptos, independentemente da idade, serão alocados como 'Em crescimento'. Veja, na figura abaixo, diversos cadastros de fêmeas em crescimento (Coluna 'Categoria'):
Exemplo de cadastros
 
No Relatório 'Estoque de Rebanho', os animais serão exibidos na categoria unificada do sistema:
Categoria no 'Estoque de Rebanho'
 
CRIAÇÃO DAS FAIXAS
1) Para criar divisões para os animais em crescimento em função da idade, acesse, no Menu 'Animal', o Botão 'Faixa de Categoria':
menu-animal.jpgseta.pngfaixa-de-categoria.jpg    
 
2) Na tela que surge, clique em 'Incluir':
Inclusão das Faixas de Categoria
 
  • Será mostrada a tela onde é possível especificar, por setor e por sexo, quantas divisões serão criadas para os animais em crescimento. No exemplo foram criadas, para o Setor 'Principal' e para fêmeas, 4 divisões:
Divisões criadas
 
  • O próximo passo é personalizar as faixas, especificando nomes e limites em dias.
  • Vale ressaltar que o limite inicial da primeira faixa sempre será "0" (zero). O animal será alocado nesta faixa após a desmama, desde que a idade seja inferior ao limite máximo.
 
EXEMPLO:
Se desmamarmos um animal com 60 dias de idade, ele será alocado na Faixa 1, até que, pela sua idade, no futuro, ele evolua entre as faixas. Se desmamarmos o animal com 91 dias, ele já será alocado na Faixa 2.
 
A classificação dos animais é automática, em função da idade.
 
3) Após incluir as faixas desejadas, clique em 'Gravar':
Finalização do processo
 
APLICAÇÃO DAS FAIXAS
Uma vez que tenhamos criado as faixas de categoria, os mesmos animais que antes da criação das faixas eram alocados como 'Em crescimento', passam, a partir de agora, em função da idade, a terem a classificação detalhada.
 
Veja que, neste exemplo de cadastro de animais (onde tínhamos animais alocados como 'Em crescimento' em diferentes idades), passamos a ter os animais classificados mais detalhadamente (Recria 1 / Recria 2 / Recria 3 / Recria 4), conforme as faixas criadas pelo usuário:
Listagem com detalhamento da categoria
 
A classificação passará a prevalecer nos relatórios do sistema, dentro da Categoria 'Em Crescimento'. Veja o recorte com a nova configuração do relatório 'Estoque de rebanho':
Exemplo 'Estoque de Rebanho'
 
A qualquer momento, a nomenclatura e os limites das faixas de categoria podem ser revistos pelo usuário para que os animais sejam classificados de acordo com as alterações.