Visando garantir a efetividade da Comunicação online com a ABCZ, o Sistema IDEAGRI contempla, na Tela 'Animal', o aplicativo que busca as informações cadastrais diretamente na base de dados disponíveis na 'Associação Brasileira dos Criadores de Zebu'. A funcionalidade permite que o usuário efetue quaisquer ajustes necessários a fim de garantir que a comunicação ocorra normalmente.

 

 


IMPORTÂNCIA DO SINCRONISMO DOS DADOS

Para que a comunicação seja possível, os dados cadastrais do animal constantes na base de dados da ABCZ e no banco de dados do IDEAGRI devem ser idênticos. Isso inclui, por exemplo, o uso de letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais, abreviações, etc.

 


Exemplo de ajuste nos dados realizado através do Botão 'Consultar Animais ABCZ'

Veja, na figura abaixo, que um animal exemplo está cadastrado no Sistema IDEAGRI atendendo aos requisitos cadastrais básicos da ABCZ. Todavia, o usuário, ao inserir o 'Nome resumido' (Exemplo Fiv Ex), utilizou letras minúsculas e maiúsculas. 

Exemplo de Cadastro

 

Digamos que, em nosso exemplo, houve a confirmação de que determinada comunicação não foi possível por divergência nos dados cadastrais. Para conferir os dados, na mesma tela de cadastro do animal da figura acima (Menu 'Animal', Botão 'Animal'), basta que o usuário clique no botão abaixo para verificar, diretamente no servidor de dados da ABCZ, como o cadastro do animal está registrado lá.

ABCZATENÇÃO: Como a consulta é em tempo real, é necessária a conexão com a internet no momento da consulta. 

  

Para facilitar a busca do animal no banco de dados da associação, o usuário conta com critérios de fitragem. A busca pode ser por RGN ou RGD. Veja a tela de consulta:   

Tela de consulta de dados sem resultados de pesquisa

 

Digamos que, em nosso exemplo, façamos a busca por RGN, inserindo a série alfa e o próprio RGN para otimizar a pesquisa. O resultado da consulta direta no servidor de dados da ABCZ será:

ABCZ

 

Ao visualizar a formatação do cadastro, o usuário rapidamente verifica que, na base de dados da ABCZ, o nome do animal está cadastrado utilizando-se apenas letras maiúsculas (EXEMPLO FIV EX), ou seja, de forma diferente do cadastro do mesmo animal no Sistema IDEAGRI. Após verificar a discrepância, o usuário pode retornar ao seu banco de dados no IDEAGRI e ajustar o cadastro, possiblitando a comunicação online.

 

ATENÇÃO: 

O Sistema IDEAGRI contempla o cadastro de raça e pelagem em menus específicos. Tais informações são utilizadas como base no cadastro do animal no sistema. 

  • Os dados sobre RAÇA já vêm carregados no banco de dados e devem ser inseridos no cadastro do animal:

1262-04.jpg

  • Os dados sobre a PELAGEM devem ser cadastrados pelo próprio usuário e, caso desejado, inseridos no cadastro do animal:

1262-05.jpg

Como pode haver alguma diferença na base de dados sobre RAÇA e PELAGEM entre o que está no Software IDEAGRI e o que é considerado pela Associação (por exemplo: pelagem CINZA e CINZA CLARO), vale destacar que:

  • Como o cadastro da PELAGEM é aberto, é importante que o usuário cadastre pelagens conforme os padrões da associação.
  • Na tela de cadastro da associação no sistema, o usuário pode selecionar as raças conforme o padrão da associação, a fim de garantir o total sincronismo de informações nas comunicações:

1262-06.jpg