O manejo hídrico adequado na propriedade rural pode contribuir para reduzir o consumo de água na agropecuária e tornar a atividade mais sustentável e rentável. De acordo com o pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), o monitoramento do consumo de água na propriedade fornece ao produtor informações para auxiliá-lo na tomada de decisão sobre os aspectos produtivos, econômicos, sociais e ambientais na fazenda.

No entanto, não é comum o pecuarista conhecer esse consumo de água, o que poderia otimizar o uso deste recurso e reduzir os custos da produção animal.

Com o aumento no consumo de produtos de origem animal, principalmente nos países em desenvolvimento, a pressão da atividade pecuária sob os recursos hídricos tende a aumentar. Portanto, é preciso que o produtor adote em suas rotinas práticas de produção hidricamente corretas para manter-se competitivo e fazer com que a produção agropecuária seja sustentável. Além da melhor gestão da água na propriedade, o manejo hídrico é uma importante ferramenta para a preservação e conservação dos recursos naturais. Para saber mais sobre o assunto acesse o hotsite Água na Agricultura em www.embrapa.br/agua-na-agricultura.

Img

Fonte:Embrapa Pecuária Sudeste/Agrolink
Autor: Gisele Rosso