Realize ajustes nos valores referência para o peso do rebanho e obtenha mais precisão nos resultados do Relatório 'Consolidado do Rebanho Quantitativo'. A rotina de ajuste da U.A. é essencial para a gestão da pecuária de corte, ao apoiar o processo de controle da alocação de animais em grupos, sem a necessidade da identificação individual. 

 

A dica está dividida nas etapas:

Cadastramento Prévio

Operações Básicas

Impactos dos Ajustes

Para tornar os cálculos oriundos das ocorrências com o rebanho mais precisos em relação à realidade da propriedade, o usuário deve registrar, através da Rotina 'Ajuste de U.A. referência', os valores de peso de referênica para cada produto. Havendo variações, é possível realizar novos ajustes que serão considerados para os cálculos conforme a data de registro. Para mais detalhes sobre o controle quantitativo do rebanho, confira a dica: 

Controle a alocação de animais nos grupos pelo estoque, na Rotina Rebanho Quantitativo

 


CADASTRAMENTO PRÉVIO

 

O controle do rebanho quantitativo é realizado com base em produtos previamente cadastrados no banco de dados (Menu 'Cadastros', Botão 'Produto e serviço'), sendo que os registros devem ser inseridos com o Tipo 'Animal/Embrião'.

  • Dessa forma, para que seja possível ajustar a U.A., antes do acesso à tela de ajuste, é necessário que a categoria do rebanho (por exemplo: fêmea/macho em crescimento, novilha, vaca, touro, etc.) esteja cadastrada.

ATENÇÃO:Não há qualquer relação dessa rotina com os animais cadastrados no rebanho (Rotina 'Animal'), que propicia o controle individual do rebanho. 

Veja um exemplo de produto que poderá ser controlado no 'Rebanho Quantitativo': 

Exemplo de Produto

 

Topo 


OPERAÇÕES BÁSICAS

 

A rotina pode ser acessada no Menu 'Estoque', Botão 'Ajuste de U.A. referência'.

menu-estoque.jpgseta.pngajusteuareferencia.jpg

Na janela, há 3 áreas: seleção de dados (para a filtragem dos registros), grid (com a listagem dos registros) e botões de ação. Para que os ajustes registrados sejam mostrados, o usuário pode clicar em FILTRAR (para mostrar todos) ou, visando localizar determinado registro, utilizar os critérios de filtragem (período dos ajustes, descrição do ajuste e produto ajustado).

Para registrar um ajuste de U.A. para produtos do Tipo 'Animal/Embrião', basta clicar em INCLUIR.

Aba Listagem

 

A Aba 'Cadastros' será aberta e mostrará 2 áreas:

DADOS MESTRE (contempla campos de preenchimento obrigatório)

Data: do ajuste.

Descrição: o campo será preenchido com o texto padrão 'Ajuste U.A.: XX/XX/XXXX', com base na data informada, mas poderá ser editado pelo usuário.

DADOS DETALHE (apresenta a listagem de produtos cadastrados com o Tipo 'Animal/Embrião')

Produto: identificação do produto cadastrado.

U.A. anterior: mostrará o valor do último ajuste realizado para o produto (considerando a data informada no 1º campo de inclusão do novo ajuste). Caso não haja ajustes anteriores à data desse que está sendo cadastrado, o campo será mostrado em branco.

U.A. referência: campo para a digitação da nova unidade animal a ser considerada na geração dos relatorios de acompanhamento do controle quantitativo do rebanho.  

ATENÇÃO:Não é obrigatório o preenchimento da nova U.A. referência para todos os produtos. Ou seja, é possível a inserção de ajustes em produtos específicos.

 

Após o preenchimento dos ajustes desejados, basta clicar em GRAVAR.

Aba Cadastro

 

Para alterar ajustes, basta editar a informação desejada e clicar em GRAVAR. 

Para excluir ajustes, marque o registro na Coluna 'Ação' e clique em EXCLUIR. 

 

Topo 


IMPACTOS DOS AJUSTES

Os valores dos ajustes têm impacto direto nos relatórios de acompanhamento da Rotina 'Rebanho Quantiativo'. A data salva em cada ajuste será relacionada com o período informado para a geração dos relatórios, que apontará a U.A. conforme o ajuste do período (se houver). Para mais detalhes, confira a dica: 

Saiba como otimizar o uso do Relatório Consolidado do Rebanho Quantitativo 

 

Topo