Conheça o Separador de Sólidos da Fazenda Figueiredo, cliente e parceira IDEAGRI. Inaugurado no 2º semestre de 2015, o separador é fruto de 3 anos de estudos, planejamento e construção. O projeto simboliza a busca e a preocupação da propriedade por uma produção cada vez mais ecologicamente correta. Confira um trecho de um artigo técnico sobre o tema e fotos do separador na fazenda.


Trecho do Artigo 'Os benefícios da pecuária sustentável', de Evandro Schilling:

"No que diz respeito aos cuidados ambientais, a água é o insumo mais importante em uma fazenda. Além de ser parte fundamental da dieta das vacas, a água é usada também na limpeza da propriedade, higiene dos animais e irrigação e, por sua grande importância para o dia a dia da propriedade, ela deve ser preservada e protegida de contaminações. Para isso, é preciso desenvolver projetos completos e inteligentes de manejo e transporte dos dejetos, de modo a garantir a qualidade das águas e também do solo.

O manejo sustentável dos dejetos, além de gerar benefícios para o meio ambiente - já que evita o contágio do solo e da água e reduz as emissões de metano na atmosfera, também proporciona economia financeira. Com um bom sistema de coleta e transporte destes dejetos e com a utilização de um separador de sólidos, (solução acessível aos produtores e com ótimo retorno do investimento), é possível a reutilização dos dejetos como fertilizante, seja por ferti-irrigação da parte líquida ou por aplicação do composto orgânico (sólidos). Neste caso, o produtor consegue uma importante diminuição da aplicação de fertilizantes químicos, garantindo economia e auxiliando na redução de outro grande problema enfrentado pelos produtores: o descarte das embalagens desses químicos."

[ CONFIRA O ARTIGO NA ÍNTEGRA ]

Fazenda Figueiredo

[ SAIBA MAIS SOBRE A FAZENDA FIGUEIREDO ]