Nesta dica, veja como fazer uma limpeza no seu PC (Computador Pessoal) e nos seus componentes físicos do computador. A limpeza, quando realizada incorretamente, pode danificar seus equipamentos.

MONITOR / TELA
Os monitores de LED e LCD, muitas vezes, são higienizados de forma errônea. Para fazermos a limpeza de forma correta, precisamos ter cuidado com o manuseio, pois sua tela é bastante sensível e, qualquer tipo de impacto ou pressão sofrida, pode danificá-lo. Os produtos de limpeza utilizados neste procedimento precisam de uma atenção especial, uma vez que alguns deles podem manchar, embaçam ou enrugar a tela. Além disso, muitos deles são inflamáveis e o contato com a tela pode ocasionar um incêndio, pois, por serem máquinas energizadas, nela ficam mantidas correntes estáticas. Portanto, não é aconselhável utilizar um produto de limpeza com propriedades inflamáveis. Para livrar a tela de manchas de dedos ou outra marcas, é recomendado utilizar um algodão umedecido com água e passá-lo levemente nas superfícies, sem aplicar muita força ou pressão durante a realização desta tarefa. Depois, utilizando uma flanela, basta secá-lo.
MOUSE E TECLADO

Recomenda-se limpar o mouse e o teclado pelo menos a cada três meses, pois possuímos alguns hábitos que contribuem para o acúmulo de sujeira que, com o tempo, pode afetar o rendimento ou até mesmo danificar esses acessórios.

Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é desligar o computador e desconectar esses componentes. Depois, viramos o teclado de ponta cabeça e o sacudidos, como for possível, para que o excesso de sujeira seja retirado. Se tivermos acesso a um ar comprimido, podemos lançá-lo entre as teclas e passar o aspirador de pó. Para finalizar, misturamos uma quantidade bem pequena de detergente neutro com água, umedecidos levemente um pano nessa solução e, depois o passamos por cima das teclas para retirar a oleosidade causada pelo toque dos dedos. Feito isso, só temos que esperar secar e, por fim, passar uma flanela seca.

Já a limpeza do mouse é mais simples. Para realizá-la, precisamos, novamente, umedecer um pano na mistura de água e detergente neutro e, então, passá-lo sobre o mouse, principalmente, em sua parte de baixo, em que é comum a formação de uma crosta perto das extremidades devido ao contato do periférico com a superfície. Para terminar, utilizamos um pano seco e, caso seja preciso, com o auxilio de uma pinça, retiramos as sujeiras acumuladas na parte em que se encontra sua luz óptica.

COMPONENTES INTERNOS

Os componentes internos do computador, localizados dentro do gabinete, por ficarem fechados, acabam por receber um grande acúmulo de poeira e sujeiras. Realizar sua limpeza é, então, fundamental e muito simples.

Primeiramente, temos que retirar os parafusos do fundo do gabinete e, em seguida, remover sua tampa. Assim, temos acesso á parte interna da máquina.

Para remover o pó em excesso é indicada a utilização de um aspirador para computadores, compressores de ar ou, até mesmo, um secador de cabelo. É extremamente importante que este último esteja no ar frio. Para as poeiras mais impregnadas, é indicada a utilização de um pincel de cerdas macias.

PLACA MÃE
Um dos componentes mais importantes do computador fica situado dentro do gabinete, ou seja, a placa-mãe. Nela, outras peças se acoplam para que haja o funcionamento da máquina. Sua limpeza é simples, basta disparar leves jatos de ar contra a mesma, a fim de que a sujeira mais evidente seja removida. Depois, é preciso passar cuidadosamente sobre a placa um pincel de cerdas macias, umedecido com álcool isopropílico e aguardar até que a mesma seque, num local em que haja sombra.
CABOS INTERNOS
Outra parte que precisa ser higienizada são os cabos internos do computador, os quais acumulam muita sujeira. Limpá-los é a parte mais fácil deste processo. Para tal ação e detergente neutro e, depois, passá-lo nos cabos sem esticar ou dobrá-los. Após isso, é preciso retirar o excesso desse produto com um tecido seco e macio e aguardar a secagem por completo.
FONTE DE ENERGIA
Uma fonte suja pode obstruir a entrada de ar no gabinete, com isso, o processo de resfriamento dos componentes pode não acontecer. Esse aquecimento pode gerar perda de performance da máquina, reinicialização do sistema, lentidão, entre outras ações indesejáveis. Além disso, a sujeira pode afetar a alimentação de energia, que talvez não seja suficiente para as placas e ocasione a sua queima. Pra darmos início a essa higienização, utilizamos o ar comprimido ou o secador de cabelos ( ar frio ) para disparar jatos curtos. Devemos atentar para direcionar a sujeira de dentro para fora da fonte, através dos dutos condutores que existem na mesma. Depois, completamos essa limpeza utilizando um pincel macio e também um pano limpo. Caso a fonte não tenha saída de ar na parte debaixo, removemos a sujeira na parte traseira do gabinete utilizando um aspirador de pó e um pincel, assim, a saída de ar e ventilação será limpa.
COOLER

A falta de higienização na fonte pode causar o aquecimento dos componentes, porém, esta não é a única causa. Outra sujeira que pode causar este tipo de problema é a que fica impregnada no cooler, e que acaba por atrapalhar o funcionamento do processador e, assim, por consequência, a dos demais componentes. Para da inicio no processo de higienização, temos que remover o cooler que está preso á placa-mãe. Como existem vários tipos, podemos pincel para retirar toda a sujeira presa em sua ventoinha e, depois, disparamos pequenos jatos de ar para remover o excesso. Caso haja necessidade, podemos passar um pano limpo e umedecido numa mistura de água e detergente no mesmo e, depois, passar um pano limpo seco e esperar até que o cooler seque por completo. Vale ressaltar que esta limpeza é aconselhada a cada três meses.

Fonte:http://www.informaticadicas.com.br/manutencao-e-limpeza/como-fazer-limpeza-no-pc/