Localizada no município de Patos de Minas (MG), região do Alto Paranaíba, a Fazenda Barreiras foi adquirida por Antonio Braz Tinoco, em 1953. Desde então, ele iniciou atividade leiteira voltada para produção de queijos. Na época, não havia grandes laticínios na região, como atualmente. O gado era mestiço e o sistema, totalmente a pasto, com ordenha manual. Esse sistema perdurou até a década de 1990, quando Antônio dos Reis Tinoco assumiu os negócios da propriedade. Ele investiu em tecnologias, como ordenha mecânica e inseminação artificial, intensificando a produção da fazenda. A Fazenda Barreiras é usuária do Sistema de Gestão IDEAGRI.

img

A reportagem foi publicada na Edição 12 - Abril/Maio da revista Pecuária em Alta.

Para acessar a edição na íntegra, acesse o link:

https://issuu.com/altabrasil/docs/revista_12_-_abril_maio

A partir do ano de 2006, Antônio Braz Tinoco Neto, filho do proprietário, uniu-se ao pai e ao tio, Eli Braz Tinoco, atual gerente da fazenda. Naquela época, a fazenda já produzia aproximadamente 2 mil litros/dia. Para expandir, investiram em estruturas como pista de alimentação, piquetes para descanso e sala de espera coberta. A ideia foi melhorar o manejo e o conforto dos animais.

A genética também acompanhou o processo de evolução. A Fazenda Barreiras e a Alta firmaram uma parceria e iniciaram a transferência do plantel com acasalamentos dirigidos.

Em 2013, o grupo decidiu trabalhar apenas com a raça Holandesa e utilizou o Plano Genético da Alta. Foram definidas as características desejadas, nas provas de touros, para o rebanho: 20% produção, 20% saúde e 60% conformação. A partir de então, a propriedade só utilizou os melhores touros para o objetivo.

imgimagem
O proprietário, Antônio do Reis Tinoco, com o filho, Antônio Braz Tinoco NetoEli Braz Tinoco (gerente atual da fazenda) e Antônio Braz Tinoco Neto (filho do proprietário da fazenda)

Em 2015, Antônio Braz Tinoco Neto participou do Show Case da Alta nos Estados Unidos e teve oportunidade de conhecer de perto o trabalho de grandes fazendas progressistas no estado da Califórnia, focados em produção de leite, reprodução e genética. "Durante essa viagem, conhecemos o programa da Alta denominado Alta Advantage. Passamos a ter acesso prioritário aos melhores touros genomicamente comprovados e que se encaixavam perfeitamente no nosso Plano Genético, garantindo assim o máximo de progresso genético na direção dos objetivos que já tínhamos pré-definidos”, explica Tinoco Neto.

No ano passado, a produção média da Fazenda Barreiras foi de aproximadamente 7.000 l/dia, com média de 290 vacas em lactação. A taxa de concepção média chegou a 27,16% e a de serviço, 55,23%, gerando uma taxa de prenhez de 15%, em sistema de pista de trato, com piquetes para descanso.

"A Fazenda Barreiras sempre confiou no trabalho da Alta e sempre seguiu à risca as indicações dos acasalamentos. A prova disso é o gráfico de evolução do rebanho por ano de nascimento, em que podemos verificar que a cada geração os animais mais jovens apresentam o maior mérito genético”, explica o regional Alta, em Patos de Minas, Rui Fernandes.

imagem

NOVO DESAFIO

Percebendo que alguns animais, com maior grau de sangue holandês, estavam sentindo muito o sistema atual, o que impedia de expressar seu potencial genético, a fazenda decidiu mudar o sistema de produção, para dar mais conforto aos animais e continuar o projeto de expansão. Foi então, que optaram pelo sistema de Compost Barn e ordenha rotatória. A construção do primeiro galpão, para alojar 600 animais, já está em andamento e o projeto final é para 1.200 vacas, alojadas em dois barracões, ordenhadas três vezes ao dia.

imagem