Com o passar do tempo, essas máquinas portáteis ganharam potência, com processadores dignos de deixar o desktop no chinelo, perderam peso, melhoraram a capacidade com vídeo e estão se espalhando pelos lares brasileiros, já que seu preço, felizmente, também se tornou mais acessível.

Para escolher um notebook, assim como qualquer produto (tecnológico ou não), o mais importante é que o consumidor saiba qual a sua necessidade:

- se o desejado é um notebook para fazer o básico: navegar na internet, utilizar aplicativos simples, como Microsoft Office, guardar suas fotos, músicas etc.;

- se a necessidade é maior: como rodar programas mais pesados, como AutoCAD, Photoshop, etc.;

- se ele é voltado para entretenimento: assistir vídeos em alta definição com o notebook ligado à TV, reproduzir Blu-ray, jogos e som com qualidade.

A maneira mais justa de dividir os notebooks é por preço. Dessa forma, podemos indicar o que há de melhor e pior, destacando os pontos que consideramos essenciais de cada categoria.

Até 1.500 reais

Essa faixa de preço é a categoria com maior número de representantes. Para começar, nela o usuário encontra os Notebooks e os Netbooks. Como? Sim, são considerados netbooks os portáteis com telas inferiores a 12 polegadas. Outra peculiaridade dos netbooks é a ausência de um drive óptico (Blu-ray ou DVD), além de menor capacidade de processamento, memória e armazenamento.

Os pequenos

Os processadores comuns nos netbooks são os Atom, da Intel. Mas não se engane, a diversidade de modelos e velocidades gera um desconforto na hora da escolha. A velocidade mais comum entre os modelos mais baratos é de 1,66 GHz (Atom N450), mas podem chegar a 2,3 GHz. Isso garante a execução de tarefas corriqueiras, como navegar na internet, executar mídias (áudio e vídeo) e aplicativos de escritório (como o Word).

Se você procura seu primeiro computador, ou substituir seu velho computador principal, o netbook pode não ser o ideal. A ausência de drive óptico, tamanho reduzido da tela e pouca capacidade de armazenamento serão frustrantes.

Mas, para quem quer uma segunda ou terceira máquina, o netbook é uma ideia interessante. A maioria tem peso na casa de 1 kg, o que torna bastante prático de carregar em uma mochila ou bolsa. Para os que estão sempre em movimento e precisam checar e-mails, digitar e editar documentos, os pequenos são ideais.

Os interessados devem ficar de olho na nova família de processadores Atom com dois núcleos, cujo o D525 é o primeiro a aparecer por aqui, com 1,8 GHz.

Os tradicionais

Nessa categoria, que abrange os notebooks com tela acima de 12 polegadas, encontramos velhos conhecidos: Celeron, Athlon e ainda o Pentium Dual Core, a maioria com velocidades acima de 1,8 GHz. Esses processadores, tanto os Intel como os AMD (Athlon), são considerados de segunda linha, para aquelas máquinas menos exigentes.

E realmente, se compararmos o desempenho desses processadores com os considerados mais top de linha, como Core i5 e i7 (Intel) ou Phenom (AMD), eles ficam muito abaixo do desejado. Afinal, ninguém gosta de um computador que trave. Mas, para o uso não intenso, que engloba navegar na internet, ver vídeos, ouvir música e ainda estar com o Word aberto, eles são suficientes e não causarão transtornos.

A maioria dos modelos com Windows é equipada com 2 GB de memória RAM e com o Windows 7 Home Basic. Os HDs variam de 320 a 500 GB. Se o espaço de armazenamento for menor que 320 GB, pesquise mais antes de comprar, pois, provavelmente, você encontrará um produto mais interessante pelo mesmo preço.

Para completar o quadro que torna essas máquinas baratas, elas acompanham chips gráficos nada potentes, com memória compartilhada e que servem para o básico. Se você pensa em rodar jogos, definitivamente sua faixa de preço não é essa.

De 1.500 a 2.500 reais

O Core 2 Duo, processador que já foi o topo de linha da Intel é hoje o representante mais básico dessa categoria, que oferece máquinas com configurações justas e preços ainda acessíveis.

Nessa faixa de preço, para a felicidade dos consumidores, já encontramos representantes de maior força de processamento, como os Core i3 e Core i5, da Intel, e os Phenom e Athlon X2, da AMD.

Além de processadores mais estáveis, com velocidades acima de 2 GHz, essa categoria também conta com 3G ou mais de memória RAM. Mas, para baratear o preço do produto, muitas vezes são oferecidas versões em 32 bits do Windows. Neste caso, procure versões em 64 bits. Em nossos testes no INFOlab, observamos que a versão em 64 bits trabalha muito melhor que a em 32 bits, mesmo o Windows 7 suportando os 3 GB. Se a máquina possui 4 GB ou mais, de nada irá adiantar a versão 32 bits do sistema, pois ela não consegue trabalhar com mais de 3 GB.

Outra opção que o usuário deve ficar atento nessa categoria é a versão do sistema operacional. Evite máquinas com a versão Home Basic do Windows 7, pois ela é limitada e não condiz com essa faixa de preço.

Aqui, para a felicidade de todos, o padrão de espaço de armazenamento deve ser os 500 GB. Há ainda equipamentos com HDs de 320 GB, mas consulte outras opções, pois essa quantidade já está abaixo do esperado para esses valores.

Uma questão importante é avaliar o investimento. O usuário deve se questionar se é possível investir em uma máquina com mais memória, processador veloz, espaço interno e recursos multimídia, como teclas dedicadas a música e processadores gráficos melhores. Quanto melhor a configuração, por mais tempo o consumidor terá uma máquina alinhada com o mercado.

De 2.500 a 3.500 reais

Saída HDMI, placas de vídeo ou chips mais potentes, processadores com mais força, mais memória RAM e multimídia. Essa categoria seria o equivalente aos carros completos, aqueles que vêm com ar condicionado, teto-solar, direção hidráulica, câmbio automático e motor 2.0, mas, ainda não são esportivos de luxo ou SUVs super caros, como um Pajero (Mitsubishi) ou um Captiva (Cevrolet).

Nessa categoria notamos a entrada de motores mais potentes, como os processadores Core i7 e Phenom X4, que conta com 4 núcleos. O padrão de memória é 4 GB em sistemas 64 bits. Os Core i7 dessa categoria normalmente são os da série 700. A velocidade comum para os núcleos é de 1,6 GHz, mas podem ser encontrados modelos de maior velocidade.

Um dos grandes diferenciais aqui é o tamanho de tela, que pode chegar às 17 polegadas, pois a função desses notebooks, muitas vezes, é substituir um desktop. Por conta dessa característica também encontramos placas de vídeo mais potentes como a GeForce 320M, que conta com 256 MB de memória dedicada além de compartilhar o restante com a memória da máquina. Aqui já dá para jogar uma ou outra coisa de maneira satisfatória, ligar o notebook em uma TV e reproduzir vídeos em full HD (1920 por 1080 pixels).

Para os computadores acima de 3.500 reais, espera-se todo o conforte e velocidade que há, inclusive os processadores Core i7 e Core i7 extream. Mas vale lembrar que nesse caso as grifes também contam muito. Os MacBooks (Apple) são um grande exemplo. Máquinas acima de 4 mil reais, como o MacBook Pro, podem ser equipadas com Core 2 Duo ou Core i3. Nessa categoria outros fatores entram em jogo e, o principal deles, é o design.

Não se precipite

Seja qual for sua necessidade ou faixa de preço, tenha em mente que pesquisar e buscar avaliações de outros usuários, redes de assistência técnica e informações é uma tarefa mais que necessária.

De preferência, tome um tempo para avaliar os produtos em loja. Assim é possível observar detalhes físicos, como a durabilidade do material, formato do teclado, conforto oferecido e aparência.


Fonte: info.abril.com.br

Por Amilton Junior