Conheça a rotina que permite importar controles leiteiros de planilhas diretamente para o Sistema IDEAGRI. A funcionalidade é extremamente útil para inserir dados já tabulados, poupando o retrabalho na digitação e garantindo a segurança e precisão de informações.

 

 


Configuração e preenchimento da planilha: para a realização da importação, é necessário que o arquivo tenha uma disposição de colunas e formatação específicas. Veja o detalhamento dos itens a serem importados e obtenha uma planilha modelo. 

Importação: na Tela ‘Controle Leiteiro, a planilha pode ser importada considerando o número ou brinco eletrônico dos animais.

Análise das inconsistências: durante o processo, o sistema gera um arquivo contemplando as linhas da planilha que não foram importadas em função de incompatibilidades existentes (ver o detalhamento dos itens). Tal arquivo salvo deve ser analisado pelo usuário que deverá ajustar as inconsistências e repetir o processo. 



CONFIGURAÇÃO / PREENCHIMENTO

Para que o arquivo seja importado, os dados devem ser organizados em planilha com colunas específicas, como ilustrado a seguir.

Observação: a planilha modelo é afetada pela ativação ou não da opção 'Controle leiteiro detalhado', localizada no menu Fazenda - opção Configuração.

a) Sem a opção 'Controle leiteiro detalhado' marcada nas configurações:

b) Com a opção 'Controle leiteiro detalhado' marcada nas configurações:

A tabela abaixo contempla o detalhamento dos dados a serem inseridos nas células das colunas da planilha. Para realizar o preenchimento dos dados, basta inserir as informações na planilha e salvar o arquivo no formato CSV (separado por vírgulas).


COLUNADETALHAMENTO
Número do animal/Brinco eletrônico

A importação dos dados pode ser realizada pelo número do animal OU pelo brinco eletrônico.

DICA: a opção desejada será conforme a seleção na Tela ‘Controle leiteiro’: CSV por número OU CSV por brinco eletrônico.

1ª ordenha

Litros de leite (primeira ordenha).

2ª ordenha

Litros de leite (segunda ordenha).

3ª ordenha

Litros de leite (terceira ordenha).

 

DICA: CONFIGURAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DAS ORDENHAS NA TELA

É possível configurar a quantidade de ordenhas que serão mostradas na Aba 'Novos lançamentos' da Tela 'Controle leiteiro'. Através do Menu 'Fazenda', Botão 'Configuração', acesse a Aba 'Setor', selecione o setor desejado e insira de 1 a 3 no Campo 'Número de ordenhas'. 

ATENÇÃO:O sistema irá importar os dados inseridos nas 3 colunas de ordenha, mesmo que determinado setor esteja configurado para mostrar apenas 1 ou 2 ordenhas. Na Aba 'Histórico', é possível consultar os registros de todas as 3 ordenhas em cada linha, independentemente da configuração da Aba 'Novos lançamentos'.

Total

O somatório dos litros pode ser informado na planilha de importação. Todavia, se a coluna estiver em branco, o sistema irá fazer o cálculo automaticamente. 

ATENÇÃO: Valores totais incorretamente inseridos na planilha impactam na invalidação da importação (sendo exibida uma mensagem de alerta). 

ECC

Escore de Condição Corporal.

DICA: Os valores informados devem estar de acordo com a escala de LEITE e com a escala de CORTE (ver abaixo). Para os números decimais, usar VÍRGULA.  

  • LEITE: 0,25; 0,5; 0,75; 1; 1,25; 1,5; 1,75; 2; 2,25; 2,5; 2,75; 3; 3,25; 3,5; 3,75; 4; 4,25; 4,5; 4,75; 5.
  • CORTE: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9.
Data da secagem (Controle detalhado)

Data da secagem do animal.

DICA: formato da data: AA-MM-DDDD ou AA-MM-DD. Exemplos: 01/01/2019 ou 01/01/19. 

Motivo da secagem (Controle detalhado)

Motivo da secagem do animal.

DICA: os valores disponíveis são: 'Baixa produção', 'Comportamento', 'Mastite', 'Outros', 'Rotina', 'Baixa/venda da cria' e 'Movimentação própria'.

Hora da 1ª ordenha (Controle detalhado)

Hora referente à primeira ordenha.

DICA: formato de hora: hh:mm. Exemplos: 06:10 ou 17:20.

Hora da 2ª ordenha (Controle detalhado)

Hora referente à segunda ordenha.

DICA: formato de hora: hh:mm. Exemplos: 06:10 ou 17:20.

Hora da 3ª ordenha (Controle detalhado)

 Hora referente à terceira ordenha.

DICA: formato de hora: hh:mm. Exemplos: 06:10 ou 17:20.

Observação

Quaisquer observações relevantes sobre o processo de pesagem.

DICA: O processo de importação para este campo ermite a inserção de apenas 250 caracteres.


IMPORTAÇÃO

Para importar dos dados, acesse o Menu PRODUÇÃO, Botão CONTROLE LEITEIRO.

menu-producao.jpgseta.pngcontrole-leiteiro.jpg

A importação é realizada pelo Botão APLICAR, selecionado uma das modalidades de importação: CSV por número ou CSV por brinco eletrônico.

Após selecionar a modalidade de importação desejada, localize o local onde o arquivo CSV foi salvo.

1. Selecione a pasta ou o local onde a planilha foi salva.

2. Selecione a planilha formatada (o arquivo deve estar fechado para realizar a importação).

3. Com o arquivo selecionado, clique em ABRIR.

 

Com os dados carregados na tela, é possível completar e editar as informações.

DICAS: 

- Campos destacados em VERDE são de preenchimento obrigatório (isto é, para que a tela seja gravada, eles deverão estar completos).

- Há campos que podem ser editados (destacados em branco).

- Campos destacados em CINZA não podem ser editados. 

- Área DADOS PADRÃO: a DATA do controle leiteiro pode ser inserida diretamente no grid ou através do preenchimento automatizado. 

1. Insira a data de controle leiteiro omum aos registros. 

2. Selecione os registros que foram realizados em tal data (através da Coluna 'Ação').

3. Clique no Botão PREENCHER

4. Veja o preenchimento coletivo realizado no grid da tela. 

Ao final da importação e de quaisquer edições desejadas, basta clicar em GRAVAR. O sistema fará as validações normais da tela e exibirá mensagens de aviso para que sejam feitos os ajustes necessários. 


ANÁLISE DAS INCONSISTÊNCIAS

Havendo quaisquer informações imcompatíveis com o processo de importação (animal inexistente, litragem incorretamente digitada, etc), o sistema gerará um relatório de inconsistências, para posterior conferência dos registros que não puderam ser importados. Neste caso, salve a planilha em um local de sua preferência, para análise posterior.

O processo de importação continuará normalmente, com os animais encontrados e compatíveis com a configuração. Sendo possível, inclusive a edição do grid conforme explicado no item anterior.

Ao final do processo, clique em Gravar e os dados serão registrados. Lembre-se de checar, posteriormente, os registros que não foram importados.