Saiba como proteger seus dados após conciliações bancárias e conferências de estoque no IDEAGRI. A Rotina 'Fechamento de gestão e estoque' permite congelar datas, evitando que os dados sejam modificados após a conferência dos saldos das contas e do inventário do estoque.

Para impedir que sejam feitos lançamentos com data igual ou anterior à conciliação bancária e à conferência de estoque, use a rotina 'Fechamento de gestão e estoque' para proteger o conteúdo inserido no sistema (impedindo mudanças nos dados conferidos). Veja como:

1. Acesse o menu 'Estoque' (ou o menu 'Todos') e clique em 'Fech. gestão/estoque'.

2. Para incluir uma data de fechamento, clique em 'Incluir', informe a data desejada na linha que surge no grid e clique em 'Gravar' (o preenchimento da observação é facultativo).

Imagem

3. Será mostrada uma mensagem de confirmação específica. Clique em 'Sim'.

Imagem

ATENÇÃO: É importante que apenas os administradores do sistema tenham acesso à rotina 'Fechamento de gestão e estoque'. Para saber mais detalhes sobre como utilizar o controle de acesso, consulte a dica 'Controle de acesso - aprenda a criar usuários e senhas para o IDEAGRI, protegendo os dados'.

IMPACTOS DA CRIAÇÃO DA DATA DE FECHAMENTO DE GESTÃO E ESTOQUE

- Nas rotinas de despesa e receita: os lançamentos serão validados de acordo com o último fechamento cadastrado.  Os campos a seguir só poderão ser preenchidos ou alterados com data superior ao do último fechamento e não poderão ser editados quando tiverem datas anteriores ao do último fechamento:

  • data de emissão;
  • data de entrada;
  • data de pagamento / recebimento;
  • data de vencimento; e
  • data de compensação.

Caso seja informada uma data de emissão ou entrada/saída na tela de despesas ou receita que seja anterior à data do último fechamento, o lançamento não será possível (a seleção de campos como 'Produto/Serviço' fica bloqueada).

Caso qualquer data da área 'pagamento/recebimento' seja editada ou alterada com data anterior à data do último fechamento, o lançamento não será permitido e será mostrada mensagem especifica. (O mesmo ocorre para recebimento/pagamento e compensação):

Imagem

- Nas rotinas de entrada e saída de estoque: os lançamentos serão validados de acordo com o último fechamento cadastrado. O campo a seguir só poderá ser preenchido ou alterado com data superior ao do último fechamento e não poderá ser editado quando tiver data anterior ao do último fechamento:

  •  data de entrada / saída de estoque

Caso seja informada uma data de saída inconsistente com o fechamento, será mostrada mensagem específica e o lançamento não será permitido:

Imagem

Caso seja informada uma data de entrada inconsistente com o fechamento, será mostrada mensagem específica e o lançamento não será permitido:

 

Imagem

4. Para apagar uma data de fechamento, acesse a rotina 'Fechamento de gestão e estoque', marque na coluna 'Ação', no grid, a data a ser apagada e clique em 'Excluir':

Imagem

5. Será mostrada uma mensagem de confirmação específica. Clique em 'Sim'.

Imagem