Nesta rotina, veja a explicação detalhada do importante e prático processo de agrupamento de animais. Saiba o porquê da criação de tipos de grupo e de grupos propriamente ditos, visando à otimização do lançamento de dados e da emissão de relatórios.
 
Nesta dica, vamos discutir os conceitos sobre a criação de grupos e tipos de grupos, bem como a aplicação e forma de utilização desta rotina.
 
TIPOS DE GRUPOS
 
É uma forma de divisão utilizada para facilitar o manejo, que pode ser um critério de filtragem facultativo no momento de lançamento de dados e emissão de relatórios.
 
Os tipos de grupo podem ter finalidades distintas:
 
• TIPO DE GRUPO
  • Pasto
  • Perfil Produtivo
  • Premiações
 
IMPORTANTE: NÃO HÁ QUALQUER RELAÇÃO ENTRE OS SETORES E OS GRUPOS! SÃO APENAS DIVISÕES "DIDÁTICAS”. O MESMO ANIMAL PODE ESTAR, AO MESMO TEMPO, EM APENAS 1 GRUPO DE CADA TIPO, MAS PODE ESTAR EM GRUPOS DE TIPOS DIFERENTES!
 
DIAGRAMA ILUSTRATIVO
 
Imagem
 
No diagrama anterior ilustramos o funcionamento do conceito de tipos de grupo:
 
• O mesmo animal pode estar em 2 grupos simultaneamente, desde que esses grupos sejam de tipos diferentes:
  • O animal 01234 está no grupo Leite (do tipo “Perfil produtivo”) e Pasto 1 (do tipo “Localização”);
  • Ele não poderia estar (o sistema não permite isso) ao mesmo tempo no “Pasto 1” e no “Pasto 2”, pois são grupos do mesmo tipo “Localização.”;
  • Não há qualquer vínculo entre um tipo de grupo e outro. A movimentação do animal dentro de um tipo de grupo não afeta a localização do mesmo em um tipo de grupo diferente (veja o esquema a seguir):
Imagem
  • O animal 01234 foi movimentado do “Pasto 1” para o “Pasto 3”. Essa movimentação só é possível entre grupos do mesmo tipo, nesse exemplo do tipo “Localização”. Essa movimentação não terá nenhum efeito na alocação do animal em grupos de tipos diferentes, no exemplo “Leite”, do tipo “Perfil produtivo.”
 
Para utilizar a rotina, o primeiro passo é o cadastro dos tipos de grupos:
 
1) Acesse o menu ANIMAL:
menu-animal.jpg
 
2) Acesse o botão TIPO DE GRUPO:
tipo-de-grupo.jpg
 
3) Observe que o sistema traz alguns tipos já cadastrados:
94-tipo-grupo.fw.png 
 
  • Alocação para dietas: tipo de grupo específico, utilizado apenas na rotina ALOCAÇÃO PARA DIETAS, presente no menu NUTRIÇÃO. Para maiores informações acesse a dica: Conheça o fluxo dos processos das rotinas do menu ‘Nutrição’.
  • Lote: tipo de grupo utilizado para separar os animais em lotes. Este é o item a ser utilizado nas divisões de grupos físicos de animais (lotes, piquetes, pastos, etc.).
  • Grupo de manejo ABCZ: tipo de grupo específico, utilizado apenas na rotina COMUNICAÇÃO ABCZ, presente no menu ANIMAL. O objetivo dete tipo de grupo é identificar os animais a serem comunicados de acordo com o regime alimentar. Para maiores informações acesse a dica: Comunicação online com a ABCZ: conheça a rotina.
  • Curral IATF: tipo de grupo específico, utilizado apenas nos processos de importação de dados do software IDEAGRI IATF.
 
Atenção: para não causar confusão no momento da alocação dos animais nos grupos, somente inclua um novo tipo de grupo se necessário, ou seja, apenas quando se tem uma demanda específica. Aconselhamos que o usuário entre em contato com a equipe de suporte do Ideagri caso necessite de maiores informações. No link a seguir veja um exemplo de agrupamento específico de animais que se fez necessária a criação de um novo tipo de grupo: Crie grupos de animais no Ideagri de acordo com o resultado da avaliação da beta caseína do leite.
 
 
4) O próximo passo é cadastrar as sub-divisões dentro de cada tipo de grupo, que são os grupos propriamente ditos. Para tanto, acesse a opção GRUPO:
grupo.jpg
 
5) Inclua os grupos desejados, informando a qual tipo de grupo pertence e clique em GRAVAR:
94-grupo.fw.png 
 
6) Para consultar ou incluir movimentações, clique no botão MOVIMENTAÇÃO ENTRE GRUPOS:
movimentacao-entre-grupos.jpg
 
7) Na tela que surge é possível consultar as movimentações já cadastradas, clicando no botão FILTRAR:
94-filtro-mov.fw.png
 
8) Caso não seja selecionado nenhum critério de filtragem serão listadas na tela todas as movimentações já cadastradas. Caso algum critério de filtragem seja especificado, serão mostradas as movimentações que correspondam aos critérios de filtragem. Para consultar os detalhes de alguma movimentação ou alterar os dados da mesma, clique duas vezes sobre a movimentação que deseja consultar ou editar. Ao fazer isso, os detalhes da movimentação serão exibidos para consulta. Caso deseje realizar alguma alteração na movimentação, basta realizá-las e clicar em GRAVAR ao final do processo.
 
9) Para incluir novas movimentações clique em INCLUIR:
94-mov-incluir.fw.png
 
10) Informe a data da movimentação, o tipo de grupo e grupo de destino. Em seguida, utilize os critérios de filtragem e clique no botão FILTRAR para listar os animais no quadro da esquerda. Movimente os indivíduos desejados para o quadro da direitada, utilizando os botões de movimentação (> para movimentar individualmente ou >> para movimentar todos os animais listados). Para finalizar, clique em GRAVAR:
94-mov-final.fw.png
 
Confira também a dica Seleção de animais na tela de movimentação sem o mouse que contém informações valiosas para otimizar a rotina.