Os usuários estão cada vez mais optando por comprar pela internet. Além da comodidade, os valores dos produtos costumam ser sempre abaixo do cobrado nas lojas físicas. No Brasil, apesar do grande aumento das compras online, o índice de movimentação ainda é considerado baixo, se comparado com países mais ricos. Mesmo assim, o e-commerce ganha mais adeptos a cada dia. Veja 10 dicas para ajudar nas suas compras online e lhe manter mais seguro para comprar.

Um dos grandes motivos para uma não efetivação de uma compra online é mesmo o medo de ser enganado. Muitas pessoas ainda tem receio de comprar pela internet.

Realizar compras pela internet possui várias vantagens, como não ter que enfrentar filas para pagamento, poder pesquisar com maior calma um determinado produto, comprar no horário que julgar mais conveniente, além de não ter que lidar com vendedores, em alguns casos, insistentes.

Apesar das vantagens, comprar pela internet exige alguns cuidados, para o que parece um bom negócio não se tornar uma dor de cabeça no futuro. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de segurança para você realizar compras online bem sucedidas, e com isso evitar qualquer transtorno. Confira abaixo:

1. Nunca compre por impulso

Ofertas tentadoras nem sempre são as mais confiáveis no mundo virtual. Então, nada de sair comprando um determinado produto sem antes pesquisar o seu valor real em outras lojas. Segure a ansiedade e seja racional, não acredite em ofertas milagrosas.

2. Verificação da loja online

O e-commerce, igualmente a qualquer outro comércio físico, precisa obrigatoriamente fornecer o seu número de CNPJ, endereço físico e telefone. Sendo assim, caso um site não estiver de acordo com a lei, o melhor é optar pela compra em um site que esteja regulamentado. Com a aquisição de um produto em um site sem as informações básicas, o risco de se tornar uma vítima é maior.

3. Compare preços

Antes de comprar algo, compare os valores do produto em outros locais, nenhum vendedor quer perder, então, jamais venderia algo por um valor abaixo do mercado. Desconfie de grandes ofertas e descontos fora do padrão.

4. Segurança eletrônica

Para ter certeza que o site que você deseja adquirir um produto é mesmo confiável, finalize a compra somente após verificar que o endereço eletrônico estiver iniciado pela sigla “http” e ainda exibir no navegador um ícone na forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar no cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site. Outra dica válida é sempre ter na sua máquina um bom antivírus instalado e firewall.

5. Descrição do produto

Antes de fechar a compra também é importante verificar as especificações do produto que deseja comprar. Vale lembrar que alguns produtos exigem registro em órgãos específicos, como é o caso de celulares e tablets. Outros produtos relacionados à alimentação, estética e saúde precisam de registro na Anvisa. Também é muito importante ler a opinião de outros compradores, o que dizem sobre o produto adquirido, se realmente condiz com a propaganda.

6. Cuidado com produtos que não sejam originais

Os produtos que imitam marcas famosas podem até ser bonitinhos, porém, nem sempre são os mais confiáveis. A qualidade deles costumam ser bastante duvidosa e a venda, em alguns casos, nem é permitida no Brasil. Deste modo, tente evitar comprar produtos que não sejam originais.

7. Formas de pagamento

Na hora de pagar, veja bem as condições de pagamento e verifique a existência da inclusão de juros. Desconfie se a única forma de pagamento seja através de depósito em conta corrente ou conta poupança, em especial se for para pessoas físicas. Caso você tenha comprado algo e o produto não chegou no tempo combinado, saiba que é possível cancelar a comprar se o negócio foi realizado através de cartão de crédito. O mesmo não ocorre quando o dinheiro foi depositado.

8. Verifique as condições de entrega

Vale ressaltar que o prazo de entrega precisa ser informado pelo fornecedor, e respeitado. Também é importante verificar se o frete está incluso no valor do produto ou se é cobrado separadamente.

9. Devolução

O consumidor, por lei, pode devolver o produto comprado em até sete dias após a data de recebimento do produto ou assinatura de contrato. Caso deseja trocar o produto, é necessário entrar em contato com o vendedor e escolher o melhor modo para devolução.

10. Comprovantes

Por fim, após realizar uma compra online é preciso guardar todos os documento referentes a transação, como as informações da compra, a página que o produto foi adquirido, bem como a promoção e a forma de pagamento. Lembre-se: todo cuidado é pouco!