22 de março - Dia Mundial da Água
Tentar aumentar a consciência pública da importância da conservação dos recursos de água potável, é o objetivo do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de Março. Este ano é dedicado ao tema: "Água Limpa para um Mundo Saudável".
IN1921.gif
Países pobres são os mais prejudicados com a escassez e a falta de qualidade dos recursos hídricos.
Nascido em 1993 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data propõe, a cada ano, um tema diferente sobre o qual se realizam atividades que visam promo ver a conscientização tanto da população quanto dos governos para problemas relacionados com os recursos hídricos.
Os países em vias de desenvolvimento são, este ano, os mais visados, pois são também os que mais sofrem com a falta de água potável. Na sua mensagem oficial para este Dia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sublinha a ligação da preservação dos recursos hídricos com os objetivos das Nações Unidas.
“A água é o elo que une todos os seres vivos do planeta e está ligada diretamente aos objetivos das Nações Unidas: melhorar a saúde materna e das crianças, a esperança de vida, a emancipação das mulheres, o desenvolvimento sustentável, bem como a adaptação e a atenuação das mudanças climáticas”.
IN1922.gif
Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU
No entanto, diz Ban Ki-moon, os recursos hídricos estão cada vez mais vulneráveis e ameaçados. Todos os dias e um pouco por todo o mundo “milhões de toneladas de esgotos sem tratamento e resíduos industriais agrícolas são despejados em sistemas de água”.
A água potável está, assim, tornando-se cada dia mais escassa e com as mudanças climáticas, a situação tende a piorar. “Os pobres continuam a ser os primeiros a sofrer com a poluição, a escassez de água e a falta de saneamento adequado”, afirma Ban Ki-moon.
O tema deste ano ressalta que tanto a qualidade como a quantidade dos recursos hídricos estão em risco. Mais pessoas morrem “devido à utilização de água não segura do que devidao às várias formas de violência, incluindo a guerra”.
Millennium Development Goals
Até 2015, a ONU integra o tema dos recursos hídricos nos seus Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (Millennium Development Goals), com várias metas a atingir até 2015.
Pretende-se, assim, assegurar a sustentabilidade ambiental através da integração dos princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas e nos programas de cada país, bem como inverter a tendência de perda de recursos ambientais e de biodiversidade.
Pretende também reduzir para metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento básico e reduzir para dois terços a mortalidade infantil e a incidência de doenças como a malária.
Fonte: http://www.cienciahoje.pt