O IDEAGRI foi implantado na Fazenda Palmital, pertencente à Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE), da Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA). O contato do IDEAGRI com instituições de ensino e pesquisa reflete nosso compromisso com a inovação, antecipando demandas e necessidades do mercado.
O IDEAGRI foi implantado na Fazenda Palmital, pertencente à Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE), da Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA).
A parceria entre o IDEAGRI e a Fazenda Palmital foi firmada com a chancela do gerente da fazenda, o médico veterinário Flávio Neves Pereira.
O contato do IDEAGRI com instituições de ensino e pesquisa reflete nosso compromisso com a inovação, antecipando demandas e necessidades do mercado.
Durante o treinamento de utilização do sistema IDEAGRI , realizado nos dias 13 e 14 de julho, os graduandos Lucas Furtado dos Santos Pereira Barbosa e Ricardo de Arruda Camargo Danes se familiarizaram com as rotinas e relatórios do IDEAGRI.
A fazenda desenvolve um criterioso trabalho junto ao rebanho leiteiro da UFLA/FAEPE. A boa qualidade da genética e do manejo adotado no sistema de produção de leite mostra que a universidade é capaz de propiciar atividades práticas aos seus alunos em situações de produção compatíveis com explorações agrícolas tecnicamente competitivas
Merece menção o trabalho de diversos alunos de graduação que participam ativamente das rotinas da fazenda com intuito de obterem aprendizado e colaborar com a viabilidade do setor de bovinos de leite.
Um grande destaque da fazenda é a qualidade de leite, sendo que a fazenda recebeu prêmios como a melhor do estado neste quesito. Isto mostra que é possível obter produção agrícola dentro de universidades federais com ênfase agrária com padrões técnicos necessários para uma postura digna da universidade frente à indústria, criando condições concretas para que boa pesquisa, ensino e extensão sejam conduzidas dentro da universidade.