Agropecuária Adam e Alta - caso de sucesso

Confira a história de sucesso da parceria entre a Agropecuária Adam e a Alta Genetics. A fazenda, localizada em Santa Rosa (RS), produz, atualmente, 3.000 litros de leite por dia, com média de 32 litros por vaca. Saiba como o trabalho realizado permitiu aumentar o conforto animal, a qualidade do leite e a produtividade. A fazenda utiliza o IDEAGRI para a gestão zootécnica, interpretando os índices de forma muito efetiva.

Img

A Agropecuária Adam é de propriedade do Sr. Arcildo Adam e sua esposa, Iloni Ilga Adam. A administração é realizada pelo filho Elias Jair Adam. A mão de obra é basicamente familiar, com o auxílio de um diarista.

A Alta Genetics é parceira da família Adam desde 2002, mas, desde 2006, a assistência técnica passou a ser realizada por Valério Avellar, responsável pela Regional da empresa em Santa Rosa.

Em 2010, a produção contava com 50 vacas em um sistema de confinamento a céu aberto, o que, devido ao tipo de solo da região, acumulava muito barro nos piquetes e, com isso, havia muitos casos de mastite, com elevadas CCS e CBT, além de alto descarte de animais. Porém, em decisão tomada pela administração, com o apoio da assistência técnica, um novo objetivo foi traçado: chegar a 200 vacas em ordenha. Para que isso fosse possível, com qualidade de leite, conforto e bem-estar animal, foi recomendada a construção de um galpão Free Stall, com capacidade para 120 vacas alojadas. Já no ano de 2013, chegaram a produzir mais de 3.500 litros/dia. Os casos de mastite, além da CBT e da CCS, foram reduzidos para níveis muito bons, chegando, por exemplo, a menos de 200.000 de CCS e aproximadamente 7.000 de CBT.

A propriedade utiliza sêmen sexado nas novilhas até o terceiro serviço, o que foi essencial para dobrar o plantel de vacas em ordenha. Os touros utilizados são todos genômicos e o plano genético é focado em produção e saúde. A taxa de concepção média do ano de 2014 foi de 35%, com a taxa de prenhez de 21%.

A administração utiliza o Software IDEAGRI para a gestão zootécnica. O lançamento e acompanhamento dos dados permite a rápida e eficiente visualização e interpretação dos dados da fazenda.

Img