Análises avançadas de desmama :: Visualização do relatório

Nesta dica, veja como interpretar o Relatório ‘Análises avançadas da desmama’, que avalia a pesagem dos animais à desmama em função do pai, mãe, raça, idade a desmama, dentre outros critérios. Confira um exemplo da geração do relatório e conheça a tabela geral de avaliação, os gráficos de avaliação por sexo da cria e o ranking. 


Dicas relacionadas:

Saiba como preencher os filtros do Relatório 'Análises avançadas de desmama' de acordo com a realidade da fazenda

Conheça a listagem de detalhamento do Relatório 'Análises avançadas de desmama' para conferência dos dados

Entenda como é feito o cálculo do ranking presente no Relatório 'Análises avançadas de desmama' 


O Relatório ‘Análises avançadas da desmama’ engloba vários relatórios dentro de um só. Todos os itens envolvem a avaliação do peso à desmama, sendo que cada tipo de relatório traz o cálculo em função de algo específico, seja relacionado à cria, aos pais ou ao período da desmama. Tipos de relatório disponíveis para a avaliação do peso a desmama:

  • Pai
  • Raça do pai
  • Ordem de parto da mãe
  • Raça da mãe
  • Tipo de fecundação
  • Raça do bezerro(a)
  • Idade à desmama (dias)
  • Mês/ano de nascimento
  • Mês/ano de desmama
  • Relação mãe/cria

De forma geral, os tipos de relatório compreendem a mesma composição de layout. Veja o exemplo abaixo, feito com a avaliação do peso à desmama utilizando o tipo por Pai.


A exibição do relatório pode ser dividida em 3 áreas:

Tabela geral de avaliação

Gráficos de avaliação por sexo da cria

Ranking


TABELA GERAL DE AVALIAÇÃO

2326-01n.fw.png

Pai: a identificação da primeira coluna é relacionada ao tipo de relatório escolhido. Como o exemplo em questão é indexado ao pai, o relatório considerou, então, os pais que tiveram bezerros desmamados, com peso corporal informado, no período escolhido para a emissão do relatório.

Qtde. F: quantidade de bezerras desmamadas, com peso corporal informado, filhas do reprodutor em questão.

X Peso desm. (KG) F: média de peso à desmama, em Kg, em relação à quantidade de crias ‘Fêmeas’ associadas ao item avaliado.

X Peso Corr.205 dias (kg) F: média de peso à desmama, em Kg, corrigido pelos valor em dias escolhido na opção ‘Ref. Peso corrigido’ (no exemplo em questão, 205 dias) no filtro do relatório, em relação a quantidade de crias ‘Fêmeas’ associadas ao item avaliado.

% de desm. rel. total F: porcentagem de desmamas relacionadas ao item avaliado, em relação ao total das desmamas de fêmeas.

Rank. F: ranking em relação ao item avaliado, sobre crias ‘Fêmeas’, de acordo com os valores determinados no campo ‘Ranking’ no filtro do relatório. No exemplo em questão, foi utilizado A-80%, B-15% e C-5%.

CV F (%): coeficiente de Variação das crias ‘Fêmeas’. O intuito é verificar a variação dos pesos à desmama, corrigidos para um mesmo item. Quanto maior o ‘coeficiente de variação’, maior é a diferença entre as maiores e menores pesagens.

Os itens listados acima estão relacionados à avaliação de crias do sexo feminino (coluna marcada em rosa na tabela). Entretanto, as mesmas colunas são consideradas para a avaliação a partir de apenas bezerros machos (dados marcados em azul) e, posteriormente, com base em machos e fêmeas juntos (dados marcados em verde).


GRÁFICOS DE AVALIAÇÃO POR SEXO DA CRIA

Considerando apenas fêmeas:

2326-02n.fw.png

Considerando apenas machos:

2326-03n.fw.png

Considerando fêmeas e machos:

2326-04n.fw.png


RANKING

As avaliações do ranking, visando otimizar a análise, também são separadas por sexo, identificados por cores: análise considerando apenas fêmeas em rosa, considerando apenas machos em azul e considerando machos e fêmeas em verde.

2326-05.fw.png

No exemplo abaixo, foi considerado a avaliação para fêmeas. Lembrando que a análise por machos e fêmeas/machos considera as mesmas colunas.

Ranking: A, B ou C. O critério para cada um é definido no filtro do relatório. No exemplo em questão, foi utilizado A-80%, B-15% e C-5%.

Quantidade pais: quantidade de itens (no caso do exemplo em questão, pais) considerados na curva A, B, ou C.

Qtde. F: quantidade de crias, considerando ‘Fêmea’, com peso à desmama, associadas ao item avaliado.

% em relação ao total: percentagem sobre o item avaliado, em relação ao total de ‘Fêmeas’ em seu respectivo quadro ‘Ranking’.

Média de X Peso desm. (kg): média de peso de desmama em relação à quantidade de ‘Fêmeas’ associadas ao item avaliado, em seu respectivo quadro ‘Ranking’.

Média de peso X Corr.205 dias (kg): média de peso à desmama, em Kg, corrigido pelo valor em dias escolhido na opção ‘Ref. Peso corrigido’ (no exemplo em questão, 205 dias) no filtro do relatório, em relação à quantidade de crias ‘Fêmeas’ associadas ao item avaliado, em seu respectivo quadro ‘Ranking’.

Para maiores informações sobre o ranking, acesse a dica: Entenda como é feito o cálculo do ranking presente no Relatório 'Análises avançadas de desmama'


EXEMPLO DO RELATÓRIO NA ÍNTEGRA: 

Clique aqui para visualizar o PDF.