Aprenda a criar usuários e senhas através da rotina de controle de acesso e proteja seus dados
O Sistema IDEAGRI contempla um aplicativo de controle de acesso que engloba a criação de usuários que podem ter diferentes níveis de acesso. O aplicativo pode ser ativado ou desativado a qualquer momento. Através da rotina 'Controle de acesso', defina quem poderá utilizar o IDEAGRI e também quais as ações que cada usuário poderá realizar no sistema. O objetivo é garantir a segurança e a confiabilidade das informações lançadas e armazenadas no sistema.
 
 

Para a utilização do controle de acesso, são necessárias 3 etapas: 

1. Cadastramento do perfil e do usuário ‘Administrador do Sistema’
O Controle de Acesso é baseado no conceito de que haja, como condição, um nível que gerencie os demais, o denominado ‘Administrador do sistema’, sendo que a ativação do controle somente é possível quando há um usuário associado a este nível.
É necessário selecionar a opção ‘Utiliza controle de acesso’ localizada na Aba ‘Fazenda’, Botão ‘Configuração’. 
3. Cadastramento dos demais níveis e usuários
Antes de cadastrar os demais níveis (que serão associados aos usuários), recomenda-se a obtenção da visão geral do sistema, isto é, o conhecimento das suas diversas funcionalidades, para que o acesso seja configurado de acordo com as atividades exercidas pelos usuários. 

1. Cadastramento do perfil e do usuário ‘Administrador do Sistema’

Para iniciar a criação dos níveis de acesso, clique no Menu 'Fazenda' e no Botão 'Nível / acesso'.
nivel-de-acesso.jpg
Clique em 'Incluir' para informar os níveis que serão disponibilizados aos usuários.
Aba Listagem
O 1º nível que deverá ser cadastrado é o de administrador. Este nível é o que permite que você gerencie os demais níveis de acesso e cadastre outros usuários que poderão acessar o IDEAGRI. Apenas o administrador do sistema poderá ativar ou desativar o controle de acesso.
Para cadastrar o nível de acesso para o administrador, basta marcar a opção 'Administrador do sistema'. Não se esqueça de informar o nome do nível e, em seguida, clicar em 'Gravar'.
Atenção: 
Para níveis do tipo 'Administrador do sistema', não é necessário configurar as demais autorizações (Itens, Relatórios e Setores), o que será necessário para os demais níveis, como ilustraremos no Item 3.
Aba Cadastro
Antes de passarmos para o próximo passo, que envolve a ativação do controle, temos que fazer um cadastro simples de um usuário e atribuir o nível de administrador a ele. Para tal, basta acessar o Menu 'Fazenda' e o Botão 'Pessoa'.
pessoa.jpg
Na Aba 'Cadastro', insira e grave as informações básicas para a criação do usuário, possibilitando a ativação do controle do acesso. Posteriormente, quando necessário, você poderá editar o cadastro e complementar as informações.
  • Classe: marcar 'usuário'
  • Nome: identificação do usuário
  • Login: cadastro que deverá ser informado em todos os acessos ao sistema
  • Senha: código que deverá ser informado em todos os acessos ao sistema
  • Nível de acesso: escolha o nível criado com o perfil de 'Administrador do sistema'
Aba Cadastro

Topo 


2. Ativação do Controle de Acesso
 
Para que os níveis cadastrados possam ser aplicados efetivamente no cadastros dos usuários (próxima etapa), o próximo passo é 'Ligar' o controle de acesso. Com pelo menos 1 (um) usuário associado ao um nível 'Administrador do sistema', acesse o Menu 'Fazenda' e clique no Botão 'Configuração'.
configuracao.jpg
Na tela que surge, marque a opção 'Utiliza Controle de acesso' e clique em 'Gravar'.
Janela de Configuração
Uma vez que o controle de acesso tenha sido ativado, sempre que o IDEAGRI for aberto, surgirá a tela solicitando o login e a senha.
DI170016.jpg
Observações: 
  • Sem essas informações (usuário e senha) não será possível utilizar o sistema.
  • Caso o usuário esqueça seu login e ou sua senha, será necessário o contato com equipe de suporte do IDEAGRI para a obtenção das informações.
  • A rotina de controle de acesso é específica por fazenda. Caso o usuário controle mais de um banco de dados no sistema, a configuração deverá ser feita para cada fazenda.
  • As rotinas e a aparência do sistema dependerão do nível de acesso do usuário logado no sistema.
  • Para os usuários NÃO associados a um nível administrador, as telas cuja consulta esteja bloqueada não aparecerão na listagem de rotinas disponíveis para acesso.
  • A aparência das telas é afetada pelo nível de acesso do usuário. Como exemplo, veja a aparência da tela de cadastro de animais para um usuário que tenha apenas acesso à consulta dos dados nesta tela (os botões de inclusão e exclusão não ficam disponíveis):
 
DI170017.jpg

Topo 


3. Cadastramento dos demais níveis e usuários
 
Com o controle dos acessos ao banco de dados ativado, é possível cadastrar novos níveis e associá-los aos usuários.
CADASTRO DE NÍVEIS
Na Janela 'Nível/acesso', clique em 'Incluir', insira a identificação do nível (sem marcar o campo 'Administrador do sistema') e clique em 'Gravar'.
Sugirá uma mensagem informando a necessidade de configurar as demais autorizações (porque este nível não tem o perfil de administrador). Clique em 'OK'.
Mensagem do Sistema
Veja que aparecerão as Abas Verticais 'Itens', 'Relatórios' e 'Setores', que deverão ser configuradas:
Aba Cadastro

ABA ‘ITENS’
Nesta aba, vemos todas as rotinas do sistema. Para cada uma, é possível marcar o que os usuários, com este nível que está sendo configurado, poderão executar:

  • Consulta: ao marcarmos somente o campo desta coluna, o usuário apenas visualiza os dados referentes à rotina em questão. 
  • Inclusão: autoriza que o usuário lance novos dados. Para que o usuário tenha acesso à rotina, a Coluna ‘Consulta’ também deve estar marcada.
  • Alteração: autoriza que o usuário edite dados já gravados. Para que o usuário tenha acesso à rotina, a Coluna ‘Consulta’ também deve estar marcada.
  • Exclusão: autoriza que o usuário remova dados já gravados. Para que o usuário tenha acesso à rotina, a Coluna ‘Consulta’ também deve estar marcada.
Aba Itens
 
Obs.: as rotinas que estiverem com o campo 'Consulta' (con) desmarcado não serão exibidas para acesso.

ABA ‘RELATÓRIOS’

Nesta aba, vemos todos os relatórios já prontos para emissão, sendo possível escolher aqueles que o usuário poderá emitir, isto é, consultar. Além dos relatórios prontos, o usuário pode gerar novos relatórios conforme suas demandas. Esses novos relatórios podem ser armazenados para futuras consultas, por isso, aqui também podemos definir se o nível de acesso em questão poderá consultar, incluir, alterar, excluir, neste caso, os relatórios criados pelos usuários com acesso para tal. Tais autorizações podem, inclusive, ser definidas conforme as categorias dos relatórios: Animal, Cadastro, Estoque e Gestão.

Aba Relatórios

 

Obs.: caso o usuário tente acessar algum relatório para o qual não tenha autorização, será exibida uma mensagem como a ilustrada a seguir:

 

ABA ‘SETORES’

No sistema, é possível criar retiros dentro do mesmo banco de dados para a alocação de animais. Para que determinado nível de acesso execute as rotinas e gere os relatórios nos quais seja necessário filtrar ou informar o(s) setor(es), a definição do controle por setores é obrigatória. Se isso não for realizado, mesmo que o usuário tenha acesso às telas, os animais cadastrados nos setores não estarão acessíveis. Para tal, nesta aba, basta informar os setores aos quais o nível de acesso em questão terá acesso.  

Aba Setores
CADASTRO DE USUÁRIOS
Com o controle ativado e os níveis cadastrados conforme as funções exercidas pelos usuários, agora, basta cadastrá-los. Para tal, basta acessar o Menu 'Fazenda' e o Botão 'Pessoa'.
pessoa.jpg
Na Aba 'Cadastro', insira e grave as informações para a criação do usuário, como demonstrado no Item 1para o cadastramento do usuário 'Administrador do sistema'. 
Atenção: 
A área CLASSE tem impacto direto no que deverá  ser preenchido no cadastro, criando campos obrigatórios ou facultativos:
Classe
Mais detalhes sobre o que fica habilitado quando determinada classe é marcada:
  • Funcionário: habilita campos relacionados às funções exercidas pelos colaboradores (nas janelas em que seja necessário informar o executor de alguma atividade, o nome constará na lista). Uma pessoa cadastrada apenas com esta classe marcada, não tem acesso ao sistema. 
  • Proprietário de animais: habilita campos relacionados ao cadastro de proprietários (nas janelas em que seja necessário informar o dono do animal, o nome constará na lista). Uma pessoa cadastrada apenas com esta classe marcada, não tem acesso ao sistema. 
  • Usuário: habilita campos relacionados ao acesso ao banco de dados, como o nível de acesso. Esta classe está diretamente relacionada ao Controle do Acesso.  

Topo