Aprenda a emitir e interpretar o relatório 'Taxa de Concepção'

Confira na dica como interpretar o relatório 'Taxa de concepção' no IDEAGRI e como utilizar as informações para melhorar a eficiência deste índice,  que tem grande impacto no sistema de produção. Reveja também alguns conceitos, tais como: taxa de serviço, taxa de prenhez, dentre outros.

 

Entenda a taxa de concepção

Um desafio constante na pecuária é o aumento da produtividade. A eficiência reprodutiva impacta diretamente na produtividade do sistema ao auxiliar na redução dos custos totais. Neste sentido, destacamos as diversas contribuições de um bom manejo reprodutivo:


- aumento da produção de bezerros/ano;
- diminuição do intervalo entre lactações;
- expansão da vida produtiva do animal (elevando a produção de leite total);
- redução do intervalo entre partos;
- aumento da velocidade de seleção genética do rebanho;
- redução dos custos com inseminações adicionais;
- diminuição do período de concepção.

Estes fatores justificam a importância de se monitorar e melhorar os índices reprodutivos.

A taxa de concepção representa o número de tentativas de concepção (inseminação, implante ou cobertura) que se tornaram positivas em relação ao total de tentativas de concepção em um determinado período. Esta taxa é um indício da fertilidade das vacas, do sêmen e da qualidade da técnica de inseminação, dentre outros fatores.

A taxa de concepção comumente é confundida com a taxa de prenhez, apesar de serem índices distintos. A taxa de prenhez, representa o número de vacas que ficaram gestantes em relação ao número de vacas aptas a ficarem prenhes. Para maiores esclarecimentos sobre a taxa de prenhez, clique no link leia o ponto de vista sobre taxa de prenhez


Demonstração das diferenças de cálculo entre os índices

Taxa de concepção (TC):

Ocorreram 40 inseminações em determinado período. 12 tentativas resultaram em prenhez positiva.

TC: 12/40 = 30% de concepção, ou seja, a cada 100 tentativas de concepção, 30 matrizes ficaram prenhas.

A Taxa de Concepção pode ser influenciada por vários fatores, dentre os quais podemos destacar: técnica de inseminação, fertilidade do sêmen, fertilidade da vaca, etc. Utilizando o relatório "Taxa de Concepção" do Ideagri, pode-se identificar alguns gargalos do processo e definir os critérios a serem melhorados, visando o aumento da produtividade.

Taxa de prenhez (TP):

Havia 100 vacas aptas para inseminação no período. Ocorreram 40 inseminações. 12 tentativas resultaram em prenhez positiva.

TP: 12/100 = 12%, ou seja, a cada 21 dias, 12% das vacas aptas ficam gestantes. Para mais detalhes sobre este intervalo de referência de 21 dias, leia o ponto de vista sobre taxa de prenhez.

A taxa de prenhez é um indicativo da velocidade com que as vacas ficam prenhes.

O desafio para quem busca melhorar a eficiência reprodutiva do seu rebanho é mensurar estes índices e trabalhar com o objetivo de aumentar a velocidade com que as matrizes ficam prenhes.



Aprenda a gerar o relatório de Taxa de Concepção no IDEAGRI

Para gerar o relatório taxa de concepção, acesse o menu 'Relatório':

 

menu-relatorio.jpg

 
Preencha o campo 'Palavra-chave' com a palavra 'Concepção' e, em seguida, selecione 'Filtrar'. O relatório será exibido no grid, como exemplo abaixo:

 

Imagem

 
Selecione 'Visualizar'.

O sistema exibirá a tela de seleção de critérios para a geração do relatório:

 

Imagem

 
Selecione as informações que deseja exibir no relatório.

Setor: o relatório pode ser gerado com base em um setor específico.

Período: período que será considerado para exibição dos dados.

Estação de Monta: campo de preenchimento opcional. O relatório pode ser gerado com base em uma estação de monta específica. Caso opte por selecionar uma estação de monta, o período informado no campo 'Período' será desconsiderado e alterado para a data da estação de monta informada.

Considerar tentativas: o relatório pode ser gerado considerando somente as tentativas de inseminações / cobrições / transferências de embriões de vacas, de novilhas ou ambas.

Tipo: pode ser gerado um relatório com informações das vacas receptoras, doadoras, descarte, padrão ou exibir todas as opções. Estes critérios são importantes para a  geração de dados mais confiáveis. Um exemplo: vacas 'Doadoras' são inseminadas, porém não são diagnosticadas, já que os embriões/oócitos são retirados para serem implantados ou fecundados. Gerar um relatório com as tentativas de concepção de 'Doadoras' ou de animais de 'Descarte' poderia influenciar negativamente a taxa de concepção.

Opções: opções de geração do relatório. A taxa de concepção pode ser avaliada levando em consideração diversos critérios, como, por exemplo: touro, lote de sêmen, muco, condição de IA, protocolo, inseminador, fase do pós-parto, ordem de tentativa e ordem do parto.

Ordenação: campo que caracteriza a ordenação da exibição das informações no relatório. Exemplo, caso selecione % de sucesso, as informações geradas no relatório serão ordenadas de acordo com o valor percentual de sucesso das tentativas.

Mostrar gráficos: esta opção permite a exibição de gráficos no relatório.

Mostrar legendas: esta opção permite a exibição de legendas no relatório.

Mostrar filtros utilizados no final do relatório: ao final do relatório serão listados os filtros utilizados, como, por exemplo, tipo do animal, estação de monta, etc.

Após a inclusão das informações, clique em 'Confirmar'.

O relatório será gerado, como nos exemplos abaixo:

(Relatórios com dados fictícios, simulando uma fazenda de leite e uma de corte).
 

Imagem

 

Imagem

 

INTERPRETANDO O RELATÓRIO


Abaixo, vamos exemplificar o relatório de taxa de concepção por touro, na fazenda "Exemplo Corte".

 

Imagem

 
Número: Número dos animais. 

*Observação: a linha que se encontra como "Não informado" se refere às tentativas nas quais não foi informado o nome do reprodutor.


Nome: Nome dos animais.


Número total de tentativas: número total de tentativas de concepção (inseminações, cobrições e transferências de embriões) realizadas no período informado para a emissão do relatório.

 

Imagem

Tentativas não consideradas para o cálculo do índice

 
Tentativas em aberto : número total de tentativas de concepção realizadas no período informado para a emissão do relatório e que, em relação à data atual, tenham ocorrido em 21 dias ou menos e para as quais não tenha sido lançado diagnóstico positivo ou negativo e não tenha havido repetição.


Tentativas em aberto > 21d: número total de tentativas de concepção realizadas no período informado para a emissão do relatório, que, em relação à data atual, tenham mais de 21 dias e para as quais não tenha sido lançado diagnóstico positivo ou negativo e não tenha havido repetição.


Tentativas baixadas: número total de tentativas realizadas no período informado para a emissão do relatório para as quais as matrizes tenham sido baixadas (sem diagnóstico ou repetições informados). Se a matriz foi baixada depois do diagnóstico ou repetição, a tentativa será considerada.


Total de tentativas não cons.: somatório das tentativas em aberto e baixadas.

 

Imagem

Tentativas consideradas para o cálculo do índice

 Número de tentativas: número total de tentativas menos as tentativas não consideradas.


Número de concepções: número de tentativas com o diagnóstico positivo (caso o diagnóstico seja lançado após o período considerado para a emissão do relatório, este será considerado).


% concepção: percentual de concepções em relação ao total de tentativas consideradas. As tentativas não consideradas não entram neste cálculo.

INTERPRETANDO O GRÁFICO

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

Vamos tomar como exemplo o touro 77 e fazer sua interpretação no relatório.

 

Imagem


Ao interpretar o touro 77, a barra hachurada em verde refere-se ao número de tentativas de IA /Cobrições / TE, que, no caso, corresponde a 110. A barra hachurada em azul refere-se ao percentual de concepção, que, no caso, corresponde a 87%.

Neste relatório, é importante avaliar o número de tentativas juntamente com o percentual de concepções, pois uma variação no número de tentativas pode variar consideravelmente na porcentagem. Por exemplo, ao cadastrar 01 tentativa e 01 concepção, a eficiência será 100%, o que não caracteriza a realidade do rebanho, já que a amostra é muito pequena, não devendo ser considerada por poder mascarar a realidade do sistema.