Cambraia Cafés, da Fazenda Samambaia, recebe prêmio de qualidade da BSCA

O proprietário da Fazenda Samambaia, cliente e parceira IDEAGRI, localizada em Santo Antônio do Amparo/MG, Henrique Dias Cambraia, foi premiado na categoria 'Naturals', que se destina aos cafés naturais (colhidos e secos com casca). Congregar produtores, difundir sua produção de excelência, valorizar a marca dos cafés especiais do Brasil, revelando ao mundo toda a sustentabilidade da produção nacional, estimular o constante aprimoramento técnico e a maior eficiência na comercialização, agregando valor a todos os produtos. Esses são os principais frutos colhidos pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) ao longo de seus 25 anos de história.

“As duas décadas e meia da BSCA refletem um trabalho muito bem executado de promoção dos cafés especiais do Brasil, suprindo uma lacuna deixada após a extinção do Instituto Brasileiro do Café (IBC). O Brasil saiu atrás na divulgação de seus cafés em relação a alguns concorrentes, mas temos orgulho de ver que somos um case de sucesso e que todo o trabalho que desenvolvemos na Associação, junto com nossos parceiros, deu ao Brasil o devido status de qualidade e excelência que nossos cafés merecem”, celebra a diretora Vanusia Nogueira.

Segundo o presidente da BSCA, Adolfo Ferreira, a entidade tem por essência se atualizar e modernizar à medida que se apresentam os cenários e tendências do mercado mundial. “Temos profissionais capacitados e parceiros institucionais, como a Apex-Brasil, a Alliance for Coffee Excellence e o Sebrae, além de associados de vanguarda que nos possibilitam executar ações em todos os cantos do mundo e atuar de acordo com a realidade de cada mercado para promover os cafés especiais do Brasil”, destaca.


DEPOIMENTO SOBRE O SISTEMA IDEAGRI:

“Inovador, prático e necessário.”

Henrique Cambraia, Fazenda Samambaia


Qualidade

CONCURSO DE QUALIDADE BSCA 25 ANOS

O ‘gran finale’ das comemorações do Jubileu de Prata da BSCA foi a cerimônia de premiação do Concurso de Qualidade BSCA 25 Anos – Pulped Naturals e Naturals 2016, realizado com apoio dos parceiros Bourbon Specialty Coffees, Cafebras, EISA - Empresa Interagrícola, Klabin, Super Safra Armazéns Gerais, Pinhalense e Yara. O certame foi destinado aos produtores de café arábica associados à entidade, com certificação de sustentabilidade vigente, e a premiação focou a valorização do café por qualidade, com os valores pagos crescendo conforme a pontuação alcançada pelos lotes.

O concurso elegeu os cinco melhores colocados de cada categoria, conforme notas dadas pelos profissionais de degustação coordenados pelo expert e conselheiro diretor da BSCA, Silvio Leite. Na Naturals, que se destina aos cafés naturais (colhidos e secos com casca), o campeão foi o produtor Marcio Borges Castro Alves, da Fazenda Barinas, em Araxá (MG), seguido por Henrique Dias Cambraia, da Fazenda Samambaia, em Santo Antônio do Amparo (MG), Fal Holdings Participações Ltda., da Fazenda Monte Verde, em Carmo de Minas (MG), Primavera Agronegócios Ltda., da Fazenda Primavera, em Capelinha (MG), e Ednilson Alves e Walter Cesar Dutra, das Fazendas Dutra, em São João do Manhuaçu (MG).

Na categoria Pulped Naturals, voltada aos frutos cultivados por via úmida (cereja descascado, cereja descascado desmucilado ou despolpado), o campeão foi Fal Holdings Participações Ltda., da Fazenda Santa Izabel, em Ouro Fino (MG). Na sequência, vieram Cia. Agropecuária Monte Alegre, da Fazenda Monte Alegre, em Areado (MG), Guima Café, da Fazenda São Lourenço, em Patos de Minas (MG), Décio Bruxel, da Fazenda São João, em Varjão de Minas (MG), e Primavera Agronegócios Ltda., da Fazenda Primavera, em Capelinha (MG).

A aquisição dos campeões foi garantida pelos associados Academia do Café, Bourbon Specialty Coffees, Café do Mercado, Cafebras, Cambraia Cafés, CarmoCoffees, Interagrícola, Lucca Cafés Especiais, Octavio Café e Suplicy Cafés Especiais, que pagaram entre R$ 2.181,25 e R$ 2.618,75 por saca – cada lote possui cinco sacas – vencedora nas duas categorias, conforme pontuação alcançada pelos cafés (acesse o resultado completo em https://imagenscnc.files.wordpress.com/2016/11/bsca-25-anos-resultado.jpg). Os lotes vencedores serão embalados nas novas e modernas sacas elaboradas pela Klabin e entregues aos empresários que realizaram a aquisição.

Os campeões de cada categoria também ganharam premiação adicional dos parceiros da BSCA. Além dos valores em dinheiro, o primeiro colocado da categoria Pulped Naturals recebeu o novo despolpador de café “ECO SUPER”, com zero consumo de água, produzido pela empresa Pinhalense. O vencedor da categoria Naturals foi premiado, pela Yara, com produtos do Programa “Yara Nosso Café” (Yara Milla Café, YaraLiva Nitrabor, YaraVita Bortrac e YaraVita Coptrac) para a aplicação em 10 hectares de sua propriedade.