A fazenda São João -True Type - tem como objetivo a produção auto-sustentável de leite com padrão internacional de qualidade. Está entre as 5 maiores produtoras de leite do Brasil. Localizada no município de Inhaúma,em Minas Gerais, a fazenda possui uma área de 1.170 hectares, 1.600 vacas em lactação e meta de produção de 50.000 litros de leite por dia e 18 milhões de litros de leite por ano.


A True Type foi pioneira no Brasil em montar toda a infra-estrutura antes da chegada do rebanho e o planejamento minucioso foi, desde sempre, uma característica das atividades da empresa.

Fsj

Vista aérea da fazenda na época da construção


A estrutura de gestão necessária para os controles relacionados a um sistema de produção deste porte, o qual engloba: produção animal; reprodução; sanidade; manejo agrícola; controle de estoque; gestão econômico-financeira; dentre outros, representou um grande desafio, desde o início das atividades da empresa, no ano de 1994.


No que tange aos sistemas de controle informatizados, os gestores buscaram, no início das atividades, uma solução unificada que se adequasse às necessidades da empresa. Na ocasião, não encontraram um sistema unificado e optaram por soluções mistas que envolviam: dezenas de planilhas de Excel, dois sistemas para gestão de rebanho, um sistema para gestão de estoque, dentre outros. A inexistência de comunicação entre os sistemas causava a necessidade de lançamento do mesmo dado duas, três ou mais vezes, aumentando o tempo para a obtenção de índices, as possibilidades de erros e os custos com mão-de-obra, ou seja, comprometia a eficiência dos sistemas de controle informatizados como um todo.


Após o início dos trabalhos, houve uma tentativa de migração para outro sistema de controle da produção animal, com o intuito de suprir carências do sistema anterior e procurar comunicação com os equipamentos de ordenha informatizados. No entanto, o processo não foi bem sucedido, pois a migração dos dados do sistema anterior para o proposto foi demasiadamente prolongada, levando à necessidade de lançamento de dados em mais um sistema, o que causou abandono na nova solução proposta.

Fsj

Ordenha principal

Em 2007, com o lançamento do IDEAGRI, um sistema de gestão integrado para os controles zootécnicos e de gestão econômica e financeira da empresa rural, o processo de evolução dos controles informatizados da fazenda foi iniciado. Um dos maiores segredos do sucesso obtido durante o processo foi o planejamento das etapas necessárias à unificação de dados dos diversos sistemas de controle pré-existentes para o novo controle integrado, obedecendo a cronogramas rígidos, delineados em conjunto com a equipe da fazenda.

Cada etapa do processo de migração/importação foi tratada de forma modular, com grande mobilização de recursos tecnológicos e de recursos humanos, com o principal objetivo de realizar a importação dos dados dos sistemas anteriores de forma rápida e confiável. Isso permitiu que o IDEAGRI fosse rapidamente adotado como o único controle e que os lançamentos repetidos de dados deixassem de existir. Neste processo, a capacitação e motivação da equipe foram fundamentais e receberam especial atenção. Em linhas gerais, o processo de integração/migração foi realizado em três grandes blocos: rebanho, estoque e gestão econômico-financeira.

Fsj

O reconhecimento dos resultados positivos alcançados pode ser comprovado pelo depoimento do Gerente da fazenda:

“O sistema é revolucionário para a pecuária. As informações necessárias são obtidas rapidamente e são confiáveis. Assim, é possível melhorar muito a eficiência de trabalho nas fazendas leiteiras. Sem o IDEAGRI, buscávamos informações na fazenda, mas tínhamos dificuldade no levantamento de dados e gastávamos muitas horas de serviço com acompanhamentos paralelos.”


Paulo Henrique Martins Garcia, Médico Veterinário
Fazenda São João/True Type, Inhaúma - MG