Como gerenciar a venda de produtos estocáveis?

Para gerenciar a venda de produtos estocáveis, de forma a otimizar as avaliações de resultado econômico das produções agrícolas, o ideal é seguir um fluxo específico de lançamentos no sistema, que é detalhado nesta dica.

Basicamente, a lógica é raciocinar que existem duas empresas distintas, trabalhando em conjunto. Uma empresa é a produtora da soja, que sempre fecha seu resultado no 0 a 0, pois “vende” para o estoque o produto acabado a preço de custo. A outra empresa é a comerciante, que adquire o produto acabado a preço de custo e vende a preço de mercado para o cliente, apurando lucro.

Veja, abaixo, os lançamentos necessários:

  1. 1- Cadastramentos iniciais
  2. 2- Lançamentos das despesas ao longo da safra
  3. 3- Entrada da produção no estoque
  4. 4- Venda do produto acabado
  5. 5- Avaliação dos relatórios

 


 

O exemplo abaixo é relacionado a produção, estocagem e venda de milho. Todavia, o fluxo é o mesmo para as demais culturas agrícolas.

1- Cadastramentos iniciais

1.1- Cadastramento dos centros de custos
Acesse o menu ‘Cadastros’, tela ‘Centro de custos’. Cadastre dois centros de custos: um “produtivo”, para o gerenciamento do custo de produção da safra e outro “venda”, para o gerenciamento da comercialização do produto. Veja o exemplo abaixo:

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1.2- Cadastramento dos produtos
Acesse o menu ‘Cadastros’, tela ‘Produto/Serviço’. Cadastre dois produtos: milho produção (que será estocável) e milho venda (não estocável). Exemplos:

Milho produção:

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Milho venda:

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2- Lançamentos das despesas ao longo da safra

Durante a safra, ao lançar os gastos com a produção (fertilizantes, defensivos, mão de obra, etc.) o centro de custos a ser apropriado, no momento da despesa ou saída de estoque, será o ‘Milho produção’. Exemplos:

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3- Entrada da produção no estoque

Ao finalizar a colheita, lance a entrada em estoque da quantidade produzida. Para tal, acesse o menu ‘Estoque’, tela ‘Ordem de entrada’.
No momento do lançamento, escolha:
- Data da colheita;
- Tipo: Produção;
- Produto: ‘Milho produção’;
- Quantidade produzida;
- Valor unitário: preço de custo do produto acabado (esta informação pode ser obtida no relatório ‘Apuração de custos’);
- Centro de custos produtivo: ‘Milho produção’;
- Conta gerencial: por exemplo, ‘2.02.01 - Grãos’.

O centro de custos produtivo será remunerado neste momento. Abaixo, foi considerada uma produção total de 2.000 Kg, a título de exemplo:

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4- Venda do produto acabado

Quando for realizada a venda do produto acabado, para que a análise de resultado não seja prejudicada, serão necessários dois passos:

A - Cadastre uma ordem de saída de estoque, acessando o menu ‘Estoque’, tela ‘Ordem de saída’, preenchendo:
- Data da venda;
- Tipo: Consumo;
- Produto: Milho produção;
- Quantidade vendida;
- Centro de custos: Milho venda;
- Conta gerencial: por exemplo, ‘3.02.09 - Agricultura Diversos’.

Exemplo:

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B - Acesse o menu ‘Gestão’, tela ‘Receitas’, para lançar a receita da venda do milho. No momento do lançamento, considere:
- Produto: Milho venda;
- Centro de custos: Milho venda;
- Conta gerencial: por exemplo ‘2.02.01 - Grãos’.

Exemplo:

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5- Avaliação dos relatórios

Utilize o relatório ‘Apuração de custos’, para a avaliação dos dados de fechamento econômico. Exemplo:

Avaliação do lucro líquido, do processo exemplificado anteriormente, selecionando o centro de custos ‘Milho venda’:

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Para visualizar o relatório na íntegra, clique aqui.

Caso o usuário deseje avaliar a composição do custo de produção, basta emitir o relatório ‘Apuração de custos’, do centro de custos ‘Milho produção’, marcando o período da safra. Veja o exemplo abaixo:

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Para visualizar o relatório na íntegra, clique aqui.