Como posso melhorar o desempenho do IDEAGRI em redes locais ou remotas com desafios de internet?

Neste material, listamos alguns pontos que podem melhorar o desempenho do software, especialmente para rebanhos com maiores volumes de animais e que trabalhem em redes locais ou remotas com desafios de internet*.

* Fora da especificações recomendadas. 

 

 

 

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

 


 

ITENS INICIALIZADOS AUTOMATICAMENTE

 

1) Aptidão automática de novilhas

Caso a rotina não seja utilizada pela fazenda, pode ser interessante desabilitá-la. Lembramos que a aptidão poderá ser lançada, normalmente, na rotina "Aptidão" .

Para desabilitar esta opção: Menu Fazenda -> Botão Configuração.

 

2) Associação de reprodutores à base unificada

As associações podem ser feitas no momento desejado pelo cliente. Não é necessário que o lembrete seja exibido em toda inicialização do sistema.

Para desabilitar esta opção: Menu Fazenda -> Botão Configuração.

 

3) Agenda

A agenda pode ser acessada no momento desejado pelo cliente. Pode não ser necessário que a agenda seja exibida em toda inicialização do sistema.

Para desabilitar esta opção: Menu Fazenda -> Botão Agenda de eventos.

 


NÍVEL DE ACESSO 

 

4) Controle por setores

Ligar o nível de acesso, contemplando o controle de acesso por setores, tem um impacto significativo no desempenho. A não ser que a fazenda possua um grande número de setores, que devem ser direcionados a usuários específicos e tenha um grande número de usuários, a utilização deste controle deve ser revista.

 


 

CADASTROS

 

5) Animal

No cadastro de animais o desempenho será maior se, para editar um animal específico, apenas o mesmo esteja carregado na listagem.

 


 

LANÇAMENTOS

 

6) Filtragem por animal

Sempre que o lançamento de qualquer item for apenas para poucos animais, nunca filtrar todos. Usar a busca e realizar o lançamento individual.

 

7) Formação de grupos para facilitar a filtragem

Para os casos nos quais os lançamentos envolverem um maior volume de animais é interessante reduzir o universo para o grupo ou perfil desejado, antes de fazer o carregamento de todos os animais.

Caso os animais estejam devidamente agrupados, a filtragem por grupo pode ser bastante interessante.

 

8) Mais filtros

Dando continuidade ao comentado no item 7, caso o universo de animais não corresponda a um grupo, mas tenha características comuns, a utilização do "Mais filtros"  pode ser importante.

Lembramos que os filtros mais comuns podem ser gravados para serem usados sempre que necessário.

 


GERAL

 

9) Setores

Em algumas situações, especialmente quando ocorrem conversão de dados, os usuários mantêm alguns setores do tipo "Histórico".

Caso setores deste tipo sejam usados apenas para consultas pontuais, pode ser interessante criar um outro banco de dados, para que as informações possam ser acessadas, mas sem afetar o desempenho dos setores usados no dia a dia.

 

10) Emissão de relatórios 

A recomendação, para redes locais, é que a emissão de relatórios seja feita preferencialmente no servidor.

Para redes remotas com desafios de internet, pode ser interessante fazer a emissão localmente.