Comparando os melhores navegadores: Internet Explorer, Firefox, Opera e Chrome

Confira informações úteis e interessantes sobre as mais novas versões dos navegadores da Internet mais utilizados e os links para os downloads dos programas. Todos os navegadores são gratuitos.

NavegadorComentáriosVersão mais nova e site oficial

MOZILLA FIREFOX

MF

O FireFox da Mozilla, está crescendo bastante entre os internautas e tomando uma grande fatia do mercado, conferindo a este browser a segunda posição no número de usuários.

A nova versão o Firefox mantém diversos aspectos que já são inerentes ao pensar no programa - leveza, funcionalidade, extensões - e mostra que a Mozilla continua na briga pela preferência dos usuários.

As características já conhecidas pelos usuários da versão anterior foram mantidas, como as melhorias nas abas, modo privativo de navegação e a limpeza personalizada do histórico. Todas essas possibilidades foram muito bem cotadas pelos usuários, os maiores motivadores das melhorias desenvolvidas para o navegador.

Como novidades conferimos o Personas nativo, que permite modificar o visual do Firefox em um único clique, além de melhorias em velocidade, estabilidade e compatibilidade, esta em especial para o Windows 7. Se você já é usuário da raposa de fogo ou está à procura de um novo navegador, não deixe de conferir este download.

Mozilla Firefox 3.6.6 - A versão final do Firefox acaba de sair do forno com melhorias em velocidade, compatibilidade e personalização.

http://www.mozilla.com

INTERNET EXPLORER

I8

O mais conhecido e utilizado browser é o Internet Explorer (IE) da Microsoft que está na sua versão 8, com um design também renovado e bem diferente da versão anterior.

O Internet Explorer 8 contém muitas inovações em relação às suas versões anteriores, mas praticamente nenhuma em relação aos concorrentes. O Mozilla Firefox teve copiados a navegação por abas (ou guias, como elas são chamadas no IE), o sistema de complementos, além de várias outras funções presentes nativamente no Firefox, ou através da instalação de extensões.

Apesar de ter uma rápida instalação, o Internet Explorer ainda necessita da reinicialização do sistema para poder ser utilizado, já que ele é totalmente integrado ao sistema operacional (o que não acontece com os concorrentes, que após serem instalados, podem ser usados sem o reinício do Windows). Deve também ser destacada a lentidão na abertura das “guias”, que no Firefox é praticamente instantânea.

De qualquer forma, o navegador da Microsoft é utilizado pela maioria esmagadora de usuários de internet, já que sua interface é mais amigável desde a instalação até a exibição de mensagens de erro (que são o bicho de sete cabeças para a maioria dos internautas).

Assim, não podemos desmerecer os esforços da gigante de software, que tem concentrado cada vez mais seus esforços na disponibilização de programas mais acessíveis, mais rápidos e mais fáceis. O Internet Explorer não é perfeito (nenhum programa é), mas está chegando perto e promete recuperar os usuários que perdeu para a concorrência.

Internet Explorer 8 - A oitava versão do Internet Explorer vem com o visual renovado e uma série de novidades que deixarão sua navegação mais inteligente e interativa.

http://www.microsoft.com

OPERA

O

Há outros navegadores menos conhecidos do grande público mas também são bastante eficientes como é o caso do Opera. Ele é considerado o navegador mais rápido, em competição com o Mozilla Firefox.

A nova versão do Opera não modificou o seu visual, mas certamente mostrou ainda mais desempenho do que já era percebido. As páginas estão carregando de maneira mais leve e a compatibilidade aumentou significativamente.

O visual é excelente, tornando a navegação fácil e organizada. O uso de miniaturas como abas facilita e permite que qualquer usuário não se perca mais no meio de tantas páginas abertas. Se a velocidade está realmente maior, a concorrência precisa tomar ainda mais cuidado. Caso você queira migrar para outro navegador, com certeza o Opera é uma excelente opção.

Opera 10.60 - O novíssimo Opera, que promete ser até oito vezes mais rápido do que antes.

http://www.opera.com

GOOGLE CHROME

GC

A mais recente novidade em navegadores da internet é o Chrome da Google que promete agitar o mundo dos browser´s com recursos interessantes que merecem ser experimentados. A credibilidade da empresa é tão grande que pouco depois de o Google Chrome ser lançado, já entrou na lista dos navegadores mais utilizados. E ele nunca decepcionou ninguém, pois sempre mostrou compatibilidade com as páginas e, principalmente, grande leveza na navegação.

A velocidade atinge até a instalação do programa, que se faz muito mais rápida do que outros navegadores. Facilidade de uso é um dos termos que podem ser colocados como determinantes no Google Chrome, pois ele não complica em nenhum momento — pelo contrário, organiza bem as suas funções.

As extensões já aparecem em grande quantidade e são bastante funcionais, além de instalarem rapidamente, sem pedir para que você reinicie o navegador (como ocorre no Mozilla Firefox).

O melhor recurso desta versão beta definitivamente é a tradução automática, disponível em 52 línguas diferentes. A privacidade, que obteve melhorias, agora também é adaptável para seu perfil, com várias configurações novas.

Enfim, o Google Chrome continua sem desapontar os seus usuários e a manter a simplicidade acima de tudo. Ou seja, mesmo ao colocar novidades, o navegador se mantém simples, leve e funcional. Se você planeja trocar de navegador, este pode ser uma boa opção.

Google Chrome 6.0 - Nova versão do Chrome traz tradução automática enquanto você navega.

http://www.google.com.br/chrome