A rotina ‘Comunicação online com a ABCZ’ permite que o usuário faça as comunicações, diretamente na web, com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu, através do Ideagri Desktop. Através de simples etapas, é possível montar a comunicação de nascimento, mortes, inseminação, cobertura e pesagem, validar os dados que serão enviados e acompanhar a situação junto à ABCZ.

 

 

ATENÇÃO: para que a comunicação entre o sistema IDEAGRI e a ABCZ seja possível, é necessário que o criador entre em contato com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu e solicite uma autorização para comunicação da fazenda através de programas de terceiros. A associação solicita que o criador assine um termo de comunicação por terceiros, que deverá ser assinado e registrado em cartório. 

A ferramenta traz praticidade e agilidade para o processo de envio de informações para a associação, ao eliminar o retrabalho de uma nova inserção dos dados já lançados no IDEAGRI no site da associação. Confira as instruções para utilização da rotina, divididas em 3 etapas:

 

• ETAPA INICIAL (1): você está aqui.
• ETAPA INTERMEDIÁRIA (2): Inserção de dados no cadastro do animal conforme padrão ABCZ
• ETAPA FINAL (3): Envio e Gerenciamento das Comunicações

 


Para facilitar o entendimento, a dica está dividida em tópicos:

    1) Inserção do código ABCZ da Fazenda

    2) Cadastro dos criadores

 


1) INSERÇÃO DO CÓDIGO ABCZ DA FAZENDA

 

Acesse o menu Fazenda e clique na opção Setor

menu-fazenda.jpgseta.pngsetor.jpg



Na janela que surge, informe, no campo Cód. Associação, o código da fazenda junto à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

É importante ressaltar que este código não é o código do criador. Geralmente, é um código com apenas um dígito, já que faz referência ao código das fazendas cadastradas para aquele criador na ABCZ. Se o criador possuir apenas uma fazenda cadastrada na ABCZ, então, é provável que o código seja "1".

Caso vários setores façam referência à mesma propriedade, o mesmo código pode ser informado em mais de uma linha. 

 

Após preencher a informação, clique em Gravar.


2) CADASTRO DO(S) CRIADOR(ES)

 

Acesse o menu Fazenda e clique na opção Associação de raça.

menu-fazenda.jpgseta.pngassociacao-de-raca.jpg

 

Na janela que surge, dê um duplo clique na linha da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu para exibir o cadastro da mesma.

No final da tela, temos as abas Raça, Criadores, Endereço e Logotipo. O cadastro pode ser complementado em todas elas, contudo, apenas a aba Criadores é obrigatória. 

Para continuarmos, clique na aba Criadores. Nela, clique no botão [+] para inserir um criador, e preencha os campos do grid, sendo eles:

  • Criador: digite o nome do proprietário ou pesquise os cadastros do sistema clicando na seta para baixo. O proprietário deve ser cadastrado, previamente, na tela referente ao cadastro de pessoas (Menu Fazenda, Opção Pessoa), e as opções Proprietário de animais e Proprietário da fazenda devem ser marcadas no cadastro do mesmo.
  • Código do criador: neste campo, informe o código do criador na ABCZ.
  • Login: neste campo, informe o login que o criador usa para acessar o site da ABCZ.
  • Senha: neste campo, informe a senha que o criador usa para acessar o site da ABCZ.

É possível inserir mais de um criador, caso necessário. Havendo necessidade, os criadores poderão ser excluídos. Para tal, basta marcar o campo Ação e clicar no botão [-].


Veja as dicas das próximas etapas:


• ETAPA INTERMEDIÁRIA (2): Inserção de dados no cadastro do animal conforme padrão ABCZ
• ETAPA FINAL (3): Envio e Gerenciamento das Comunicações