Comunicação online com a ABCZ: conheça a rotina (etapa 3/3)

A rotina ‘Comunicação online com a ABCZ’ permite que o usuário faça as comunicações, diretamente na web, com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu, através do Ideagri Desktop. Através de simples etapas, é possível montar a comunicação de nascimento, mortes, inseminação, cobertura e pesagem, validar os dados que serão enviados e acompanhar a situação junto à ABCZ.

 

A ferramenta traz praticidade e agilidade para o processo de envio de informações para a associação, ao eliminar o retrabalho de uma nova inserção dos dados já lançados no IDEAGRI no site da associação. Confira as instruções para utilização da rotina, divididas em 3 etapas:

• ETAPA INICIAL (1): Inserção do Código ABCZ no cadastro da fazenda e Complementação do cadastro da associação
• ETAPA INTERMEDIÁRIA (2): Inserção de dados no cadastro do animal conforme padrão ABCZ
• ETAPA FINAL (3)

 


ETAPA FINAL (3)

 

Para demonstrarmos o processo de envio e gerenciamento da comunicação online com a ABCZ, vamos tomar como exemplo a comunicação de inseminação, cujo funcionamento, salvo em algumas particularidades (discutidas nesta dica), é bastante similar às demais comunicações.


Para a realização da comunicação, acesse o Menu ‘Animal’ e clique no Botão ‘Comunicação ABCZ‘.

menu-animal.jpgseta.pngcomunicacaoabcz.jpg

 

Clique no Botão ‘Incluir’, localizado na Aba ‘Listagem’.

Imagem


Preencha os campos referentes aos dados da comunicação, conforme instruções abaixo: 

• Período da comunicação: neste campo, insira o período da comunicação que será enviada.
• Código inicial: este campo não é habilitado para preenchimento. O mesmo é preenchido automaticamente caso existam comunicações cadastradas.
• Tipos de comunicação: neste campo, selecione o tipo de comunicação que será enviada. As opções disponíveis são:

a) comunicação de inseminação;

b) comunicação de cobertura;

c) comunicação de nascimento;

d) comunicação de mortes;

e) comunicação de pesagens.

• Criador: neste campo, selecione o proprietário dos animais que serão comunicados. Serão exibidos para a seleção apenas os criadores associados ao cadastro da ABCZ, como demonstrado na ETAPA 1 desta dica.

 

Para que o sistema busque apenas os animais que já tenham sido associados à ABCZ e que possuam o evento correspondente ao período selecionado para a comunicação, clique no Botão ‘Montar Comunicação’.

 

Na tela que surge, utilize os critérios de filtragem disponíveis, selecionando as fêmeas e os reprodutores referentes às inseminações que serão comunicadas. Em seguida, clique em ‘Confirmar’.

 

• Atenção: esta tela somente é visualizada quando o tipo de comunicação for ‘Comunicação de cobertura’ ou ‘Comunicação de inseminação’.

Imagem

 

Observe que os animais serão exibidos no Grid.

Imagem


Exceto no caso dos tipos de comunicação ‘Comunicação de cobertura’ e ‘Comunicação de inseminação’ (cuja aplicação de filtros ocorre na Tela ‘Seleção de fêmeas e touros’), após clicar em ‘Montar comunicação’, utilize os critérios de filtragem disponíveis na Área ‘Seleção de dados’. Os campos disponíveis e suas respectivas funcionalidades serão listados a seguir:

• Sexo: utilize o sexo como critério de filtragem dos animais. Este campo somente é habilitado quando o tipo de comunicação for de nascimento.

• Setor: utilize o setor como critério de filtragem dos animais. Este campo somente é habilitado quando o tipo de comunicação for de nascimento.

• Tipo de baixa: utilize o tipo de baixa como critério de filtragem dos animais. Este campo somente é habilitado quando o tipo de comunicação for de mortes.

• Motivo de baixa: utilize o motivo de baixa como critério de filtragem dos animais. Este campo somente é habilitado quando o tipo de comunicação for de mortes.

• Reprodutor: utilize o reprodutor como critério de filtragem dos animais. Este campo somente é habilitado quando o tipo de comunicação for inseminação/cobrição.

• Mais Filtros: possibilita a utilização de mais opções de filtros.

 

Após conferir os dados listados no grid, selecione os animais que serão comunicados no Campo ‘Ação’ e clique em ‘Gravar’.

Imagem


Para enviar os dados diretamente para associação, após gravar a comunicação, clique na Opção ‘Enviar’.

Imagem

 

Nesse momento, os dados da comunicação serão validados. Caso haja alguma informação que seja obrigatória para a ABCZ e que não tenha sido inserida, o sistema exibirá um relatório com os dados que deverão ser informados no cadastro dos animais para que a comunicação seja finalizada. Apenas as comunicações validadas como completas (nas quais os animais estejam com todos os dados obrigatórios lançados) serão enviadas para a associação. Veja o exemplo do relatório que apresenta algumas inconsistências:

Imagem


Atenção:

Para a utilização da rotina de comunicação com a ACBZ, além da raça (que deve ser informada obrigatoriamente no cadastro do animal), é necessário informar a raça do animal conforme o padrão da ABCZ. Esta informação deverá ser incluída no cadastro do animal, na aba ‘Registro na associação de raça’, no campo ‘Raça correspondente ao cadastro da ABCZ’.

 

Para a utilização da rotina de comunicação com a ACBZ, além da pelagem que pode ser informada no cadastro do animal (essa informação não é obrigatória no cadastro do animal no Ideagri), é necessário informar a pelagem do animal conforme o padrão da ABCZ. Esta informação deverá ser incluída no cadastro do animal, na aba ‘Registro na associação de raça’, no campo ‘Pelagem correspondente ao cadastro da ABCZ’.

 

Caso não haja nenhuma informação faltante, ao clicar em 'Enviar', será exibida a mensagem abaixo e as informações serão enviadas diretamente para a ABCZ.

Imagem


Ao clicar em ‘Sim’ na mensagem anterior, será exibida a mensagem a seguir:

Imagem


Após os procedimentos acima descritos, as informações serão enviadas para que a ABCZ faça a avaliação dos dados. Até que a associação informe o resultado da avaliação, a situação da comunicação ficará como ‘Aguardando validação dos dados’. Veja a seguir:

 

Imagem

 

O acompanhamento do processamento atual das comunicações poderá ser realizado através da Aba ‘Listagem’, confira:

Imagem


Para acompanhar o processamento de uma comunicação específica, basta utilizar os filtros disponíveis na Área ‘Seleção de dados’ para localizar a comunicação desejada, entrar no cadastro da mesma clicando duas vezes sobre a linha da comunicação ou marcando-a e clicando na Aba ‘Listagem’. A comunicação será exibida. Para averiguar o processamento pela ABCZ, clique na Opção ‘Checar’.

Atenção: somente é possível averiguar o processamento das comunicações que já tenham sido enviadas.

Imagem


O relatório de comunicação será exibido. Na parte superior, verifique que são exibidas as informações da comunicação realizada, como o nome do criador, a data de envio e etc. No relatório, é possível verificar a situação do mesmo. Caso o documento enviado esteja com problemas, as pendências serão listadas na parte inferior.

Imagem


Veja o exemplo de uma comunicação realizada com sucesso:

Imagem

 

 


Veja as dicas das próximas etapas:


• ETAPA INICIAL (1): Inserção do Código ABCZ no cadastro da fazenda e Complementação do cadastro da associação
ETAPA INTERMEDIÁRIA (2): Inserção de dados no cadastro do animal conforme padrão ABCZ 

 


 

 

 

 

IMPORTANTE: Em todas as telas do Ideagri Desktop, é possível acessar a ajuda do sistema (Help) que explica a finalidade de cada campo. 

 

 

Há três formas de se acessar o MANUAL do Sistema:

(1) Através do botão de ajuda presente na parte inferior de todas as janelas:

help.jpg

Ao clicar no '?', será mostrada um dica rápida:

dica.jpg

Para acessar o 'Help' basta clicar em '?'.

 

(2) No Menu Utilitários, botão Manual (Help).

menu-utilitarios.jpgseta.pngmanual.jpg

 

(3) Ou pressionando a tecla de atalho F1 na janela da rotina a ser pesquisada.

3ª opção