ConceptPlus estabelece o padrão em fertilidade

Alto, baixo, ou com precisão? O que os produtores de leite progressistas querem quando se trata de uma avaliação da fertilidade de sêmen? "Alto" ou "Baixo" é apenas uma suposição e sem uma avaliação de precisão, sem acurácia. Além disso, é importante ter retorno do que foi gasto. Foi isso que levou a Alta, em 2001, a ser a primeira a se esforçar para estimar a fertilidade dos touros com base nas checagens de prenhez e também lançar o programa ConceptPlus.

Sete anos depois, em agosto de 2008, o USDA (Depto. Agricultura Americano) divulgou uma nova avaliação oficial chamada SCR, constituída de avaliações de fertilidade com base em resultados e também com checagem de prenhez. Isso ajudou a reduzir a distância que existia entre o mercado e o programa ConceptPlus. Como já estava na vanguarda em termos de iniciativa, a Alta decidiu identificar os touros de alta fertilidade através basicamente do seu programa ConceptPlus.

Porque ConceptPlus é o padrão?

A acurácia é o teste verdadeiro em uma avaliação da fertilidade de touros, lembrando que existem muitas variáveis, além dos touros que podem afetar a obtenção ou não da prenhez. Estas variáveis podem distorcer a avaliação de fertilidade do touro, caso não sejam devidamente contabilizadas.

Na figura 1 temos um relatório reprodutivo de um rebanho de 1.500 vacas em produção e que mostra as taxas de concepção dos touros por código da central. Há uma significativa diferença na taxa de concepção (TC) levando-se em consideração que as vacas eram inseminadas por uma associação de cio natural & detecção de cio por pedômetro (TC = 37-41%), ou programa de sincronização (TC = 29-36 %) deste rebanho. Podemos notar claramente que a TC foi maior para as vacas inseminadas pela atividade natural do que por protocolos de sincronização. Os números também mostram que o touro AltaR2 tem maior TC do que AltaNATO, mas parte disso é porque AltaR2 apresentou maior percentagem total de vacas que foram inseminadas pela observação do pedômetro, dando a ele uma vantagem injusta.

Figura 1 - Resultados de um período de 12 meses por touro

Imagem

O inseminador (ou efeito do inseminador) que faz o procedimento também pode ter um impacto sobre o desempenho de um touro, fato é que os pallets não fazem as vacas prenhes, mas os inseminadores fazem! Para o mesmo rebanho da Figura 1, AltaNATO teve uma média de 35% TC geral. Mas houve um efeito do inseminador provavelmente porque Alfonso mostrou TC para AltaNATO de 45%, enquanto que Rodrigo mostrou TC de 33% no mesmo touro. Alfonso também desproporcionalmente inseminou mais com AltaNATO, o que pode dar ao touro uma vantagem.

Para alcançar mais alta acurácia, a avaliação deve levar em conta os desvios na taxa de concepção pelos diferentes métodos usados para observação do cio, inseminação e touro. Neste caso isso significa que mensuramos um touro individual em relação à média do grupo de vacas inseminadas através da sincronização ou o mesmo para cio natural, não apenas mensuração em relação à média geral do rebanho. Da mesma maneira mensuramos a questão do efeito do inseminador. ConceptPlus faz isso, se preocupa com acurácia! SCR não.

Conseguir este nível de detalhe para uma avaliação exige volume mais intenso de dados, integridade desses dados e coleta dos dados. Este nível de análise é o do programa ConceptPlus, mas não da avaliação SCR, uma vez que esses detalhes não são relatados pelos centros de processamento de dados do USDA. Entretanto, a Alta está coletando dados diretamente dos rebanhos de nossos parceiros Alta Advantage (EUA e Canadá) através do DCOMP 305, por isso é que podemos incluir na análise. E esta é uma grande razão pela qual existe um maior nível de acurácia para a avaliação da Alta comparada com o SCR. Esta é mais uma razão de que não podemos igualar ou colocar no mesmo nível esses dois programas, seria como se quiséssemos comparar "maçãs e laranjas".

Maçãs X Laranjas

A coleta e a análise de dados não são as únicas diferenças significativas entre SCR e ConceptPlus. Outra diferença diz respeito ao local onde a fertilidade está sendo testada. A avaliação do SCR inclui dados recolhidos dos grandes centros de processamento, que incluem as inseminações feitas em rebanhos de pequeno e grande porte de todo os Estados Unidos, onde a gestão individual da vaca, os desafios ambientais e a intensidade de manejo variam amplamente. Diferente disso tudo, os dados para o ConceptPlus têm sua origem de rebanhos comerciais que têm o seu tamanho bem acima da média nacional do Canadá e EUA. Nesse tipo de rebanho, o tratamento diferenciado ou individualizado é praticamente impossível, lembrando que a reprodução é gerada através de agressivos protocolos de reprodução. Ser agressivo com reprodução, em outras palavras significa testar a fertilidade do sêmen sob as condições mais intensas e competitivas, portanto, dessa forma adicionamos rigidez ainda maior em nossa avaliação.

Além disso, tanto a base do ConceptPlus, como também o SCR tem as suas previsões proporcionais ao "desvio da média", não fazendo diferença qual seria a população média para cada base de dados. Por exemplo, um mesmo touro sendo 2% no SCR e também 2% no ConceptPlus, seria o mesmo? Não necessariamente, porque as médias de cada programa a partir do qual o desvio é medido são diferentes. Isto se deve às tecnologias e padrões usados para processamento de sêmen (por exemplo, citometria de fluxo), que são utilizados pela Alta para obter touros com fertilidade mais alta, e também ao relacionamento do nosso time de técnicos que periodicamente estão nos rebanhos levando conselhos para aprimoramento da eficiência reprodutiva. Isso tudo junto resulta em uma maior TC média para o rebanho parceiro Alta, em relação ao conjunto de dados do SCR. Nós estimamos que a média do programa ConceptPlus é de cerca de 1% superior à média do programa SCR. Portanto, o "equivalente SCR" de um touro ConceptPlus com um desvio de 2% seria realmente mais perto de 3%. Na tabela 1 temos uma estimativa para o equivalente do SCR em relação a nossa classificação dos touros ConceptPlus, seria a seguinte:

Imagem

Resultados comprovados... Toda prenhez é confirmada!

Acurácia é uma coisa, a credibilidade é outra. Uma é ciência, a outra é satisfação. A credibilidade de uma avaliação para fertilidade é demonstrada na confirmação de cada prenhez do rebanho, que é quando os produtores conferem os resultados que atendem ou superam as expectativas. A figura 2 destaca o desempenho superior dos touros Alta, em um rebanho de 5.000 vacas em produção. A Alta oferece mais prenhezes que por sua vez geram menores custos e consequentemente mais lucros. Mais uma prova de que os touros ConceptPlus estão entregando resultados em grandes rebanhos globais, e de forma consistente.

Figura 2: Touros ConecptPlus em rebanhos de 5.000 vacas - período de 12 meses

Imagem

Imagem

A decisão de ficarmos exclusivamente com o ConceptPlus não foi fácil ou rápida. Contudo, tínhamos razões convincentes – mais acurácia, produtos testados em grandes rebanhos (média de 1.000 vacas em lactação) e de resultados comprovados em produtores progressistas. É um programa que conhecemos, um programa que podemos confiar e é um programa que nos faz ficar orgulhosos em possuir. Tudo isso se resume em sucesso – nosso e seu! Não podemos nos dar ao luxo de usar qualquer coisa, mas sim o melhor. Então optamos por ficar com o mais alto padrão de fertilidade - ConceptPlus!