Confira lançamentos de despesas e receitas através do Relatório 'Acompanhamento do fluxo de caixa'

A gestão financeira gira em torno da disponibilidade de recursos. Ter o controle de tal informação é imprescindível na identificação de fatores que impactam no fluxo de entrada e saída de recursos. Todos os lançamentos realizados no Sistema IDEAGRI, através das Rotinas 'Despesas' e 'Receitas', podem ser visualizados no Relatório 'Acompanhamento do fluxo de caixa'. Nesta dica, veja como utilizar o relatório. O foco é o acompanhamento de lançamentos resumidos, mas é possível ver o potencial da ferramenta.

 

Veja o passo-a-passo:


1) Acesse o Menu 'Relatório'.

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2) Para localizar o relatório mais facilmente, no Campo 'Palavra chave', digite: fluxo de caixa. Em seguida, clique em 'Filtrar'. O relatório será exibido no grid, clique em 'Visualizar'. 

Listagem de relatórios

 

3) Na tela que antecede o relatório, preencha e selecione os critérios de filtragem. Há várias opções de filtragem que ampliam as opções de análise. Vamos pegar como exemplo, os lançamentos básicos (1 despesa e 1 receita mensal). Neste caso, filtraremos:

  • Período: por exemplo, para CLIENTES CORPORATIVOS, pode ser o mês da visita
  • Situação para o período: como as despesas e receitas básicas são sempre pagas e não há controle de compensação bancária, vamos selecionar 'Todos'
  • Contas gerenciais: vamos selecionar 'Despesas' e 'Receitas' para comparar entradas X saídas
  • Relatórios: vamos selecionar o 'Fluxo de caixa diário resumido' para uma análise básica (nas opções disponíveis, além da diferença do período - 'diário' ou 'mensal' - o relatório pode ser 'resumido' ou 'detalhado' - categorização dos valores por conta gerencial)

Critérios de filtragem


4) Em seguida, clique em 'Confirmar'.

 

5) O relatório será exibido, conforme o exemplo abaixo: 

Imagem

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Neste relatório, é possível visualizar todas as entradas (receitas) e saídas (despesas) registradas, além da identificação de saldos positivos e negativos por um período de até 12 meses.
  • Para CLIENTES CORPORATIVOS, caso não existam despesas e receitas no mês da visita, o técnico deverá cadastrar uma receita e uma despesa com o valor 'R$0,01', conforme exemplo da figura acima.