Pioneira na produção de leite de alta qualidade na Zona da Mata de Minas Gerais, a Fazenda Santa Maria também industrializa o Leite Marvin, além de possuir a criação de animais F1 - 1/2 sangue Gir Leiteiro – e suinocultura. Conheça um pouco da história da propriedade, que é parceira e usuária do Sistema de Gestão IDEAGRI.


Confira os depoimentos:

Marcus Vinicius Borges de Carvalho, proprietário:

"O Ideagri é uma ferramenta indispensável na gestão profissional de uma fazenda de leite. É um software amigável e seus relatórios são flexiveis, permitindo extrairmos os dados da forma que quisermos."

Ricardo Peixoto, veterinário:

"Na fazenda Santa Maria Leite Marvin é produzido leite tipo A. Garantia da qualidade do leite é extremamente importante para sustentabilidade do negócio. Os relatórios de qualidade do leite do Ideagri tem uma dinâmica de análises completa que nos permite monitorar efetivamente a qualidade do leite e tomar as decisões necessárias nos momentos certos."

Visite o site da fazenda: www.leitemarvin.com.br


H I S T Ó R I A

1983

Iniciando suas atividades, a Fazenda Santa Maria ingressa no sistema de exploração extensiva com gado mestiço e, apenas 5 anos, com a consultoria de técnicos especializados, dá um salto na produção adquirindo os primeiros animais holandeses oriundos da região de Arapoti (PR).

1990

Visando melhorar a qualidade da genética do rebanho, 30 novilhas holandesas são importadas do Canadá.

1994

Inicia o processo de industrialização do leite Tipo “A”, com a construção da nova sala de ordenha e usina de beneficiamento, tornando a Fazenda Santa Maria a pioneira em produção do melhor tipo de leite para toda Zona da Mata.

Atualmente

Além da produção de leite - incluindo recria – e industrialização do Leite Marvin, a fazenda possui criação de animais F1 - 1/2 sangue Gir Leiteiro – e suinocultura.

Fazenda Santa Maria_Visão Aérea

E S T R U T U R A

Equipe da Fazenda Santa Maria em ação

Para que o Leite Marvin chegue ao cliente sempre com a mesma qualidade e sabor, a fazenda dispõe de 24 funcionários que cuidam com muito zelo das 150 vacas em lactação.

São duas instalações Free-Stall – baia livre em português – com higienização e alimentação a todo o momento, para que os animais tenham conforto e fiquem livres de contaminações.

Todo este carinho é combinado a uma alimentação balanceada, conseguida a partir das 4,7mil toneladas de silagem de milho produzidas na fazenda e outros ingredientes adquiridos no mercado.

Dessa forma, a fazenda alcança a produção de quatro mil litros de leite de alto padrão de qualidade diariamente.

Além dos animais produzindo leite, também fazem parte do rebanho: 20 vacas secas; 165 animais de recria; 200 receptoras.

O R D E N H A

A ordenha é feita com equipamento tipo “espinha de peixe”, duplo 4x8, totalmente mecanizado, com extração automática de teteiras, sem contato manual.

Desta forma é possível evitar contaminação e garantir higiene e qualidade.

Antes da ordenha – que acontece três vezes ao dia - os tetos dos animais são limpos com solução desinfetante e secos em seguida com papel descartável, cuidado imprescindível na conservação da classificação de leite tipo “A”.

Outra etapa importante neste processo é o resfriamento.

Após a ordenha o leite segue também automaticamente por tubulações inox até o resfriador, onde tem sua temperatura normal de 38°C reduzida entre 2 e 4°C.

Isso garante a conservação e mantém as suas características naturais.

Ordenha na Faz. Santa Maria

S U S T E N T A B I L I D A D E

Produção sustentável

Visando proporcionar ferramentas para que o leite continue crescendo e atendendo às necessidades dos clientes, sem que o meio ambiente seja degradado, a fazenda produz de forma sustentável.

Dejetos produzidos pelos animais em lactação são utilizados como biofertilizantes nas partes agrícolas da fazenda.

Dessa maneira, a necessidade de reposição de matéria orgânica nas áreas de plantio é feita de forma natural, diminuindo o uso de fertilizantes químicos.

A parte líquida é utilizada como fertirrigação nas áreas de pastagem, mantendo os recursos naturais do meio ambiente.

É assim que o Leite Marvin se preocupa com a preservação para o futuro, sem se esquecer da qualidade que o cliente merece.

L A T I C Í N I O

Produzido, pasteurizado e envasado na Fazenda Santa Maria, O Leite Marvin segue todos os requisitos do melhor e mais nutritivo tipo de leite, o tipo “A”. Depois de ordenhado e resfriado, o leite é aquecido na temperatura ideal, de 4°c a 75°. Com isso, as bactérias nocivas à saúde são eliminadas sem que as propriedades nutritivas sejam perdidas.Produtos Leite MarvinO Leite Marvin ainda passa por um processo de homogeneização, em que as moléculas de gorduras são quebradas e misturadas ao leite, adicionando o sabor inconfundível na qualidade e nutrição que o leite oferece.

Consumir leite diariamente é uma prática importante para quem busca uma dieta saudável, o bom funcionamento do organismo e qualidade de vida. Leite possui cálcio, ácido fólico e vitaminas, beneficiando no fortalecimento dos ossos, visão e no combate às infecções e doenças cardiovasculares.