Localizada no município de Jaramataia, em Alagoas, a Fazenda Papa Terra é um exemplo em gestão e produtividade. Leia um pouco sobre os processos da fazenda, que produz leite sustentável na seca nordestina. A propriedade é cliente e parceira IDEAGRI.

PRODUÇÃO DE LEITE SUSTENTÁVEL NA SECA NORDESTINA

De propriedade de Ana Carla Pereira Brandão, a fazenda é gerida por seu marido, José Brandão Vieira Júnior. Atualmente, é dividida nas áreas de produção de vacas e bezerra, ordenha, sanidade, alimentação, receita e despesa, além dos serviços gerais.

Os cuidados com o nascimento da nova cria ganham mais ênfase nos 60 últimos dias da gestação da vaca, quando as mesmas são mantidas em confinamento no piquete maternidade e alimentadas com volumoso e concentrado.

Papa Terra
BEZERREIRO
  • Após o parto, a cria tem a cura do umbigo feita de imediato, com a utilização de iodo, e recebe, no mínimo, quatro litros de colostro nas primeiras seis horas de vida. Até o 40º dia, são fornecidos seis litros de leite, água e concentrado à vontade. A cria fica em bezerreiro suspenso e individual. Após esse período, até o 60º dia, segue para o bezerreiro argentino, onde recebe quatro litros de leite pela manhã, água e concentrado à vontade.
  • Até os 90 dias, no período de transição para os piquetes conjuntos e com base no peso, inicia-se o consumo de volumosos, concentrado e de água à vontade, a mesma dieta fornecida para os animais que se encontram nos piquetes. Decorridos 90 dias, as bezerras são encaminhadas para os piquetes de recria com a média de peso alcançada em torno de 100 quilos.
RECRIA
  • Na recria, os animais passam por quatro piquetes, com sombreamento e água, até que completem 350 quilos, em média, quando estarão aptas para a gestação. Os piquetes se diferenciam conforme o peso do animal. São alimentados com volumosos, concentrados e água. Com 350 quilos, essas novilhas são submetidas à inseminação artificial. O processo de melhoramento genético foi iniciado em 2007, sendo utilizados os protocolos de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), sempre que necessário.
  • Em algumas épocas do ano, normalmente em períodos de chuva, ou de verão, se a produção de capim for satisfatória, ficam parte do tempo em campo aberto, com mineralização adequada e suplementação, se necessária. A mesma rotina aplica-se para as vacas e novilhas gestantes até 60 dias antes do parto. A partir daí, são confinadas em piquete maternidade até o parto.
  • As vacas em lactação ficam confinadas em piquetes com sombreamento e separadas por volumes de produção, excetuando-se as primíparas, que compõem um único lote. Todas recebem dieta servida no cocho com volumosos, além de concentrados e água.
NOVAS TECNOLOGIAS
Papa Terra

Em 2014, a Fazenda Papa Terra iniciou o processo de transferências de embriões, para imprimir maior velocidade ao melhoramento. O objetivo dessa iniciativa é a redução nos graus de sangue, tendo em vista os contínuos incrementos de temperatura e redução da disponibilidade pluviométrica, que comprometem a produção de volumosos no agreste alagoano.


Tanto para a inseminação artificial, pura e simples, quanto por meio da transferência de embrião, definiu-se como grau de sangue limite o equivalente ao 7/8, com predominância do 3/4 e do 5/8 por aproximação. A fazenda é cliente da Alta Genetics há muitos anos, sendo consumidora de embriões do programa Alta Embryo.

GESTÃO

O Sistema IDEAGRI é adotado na propriedade para o gerenciamento zootécnico e econômico-financeiro. Atualmente, a produção é de 1.200 kg/dia, com média diária de 16,2 kg/animal. A meta é a produção de 3.000 kg/dia, com a média diária de 15 a 16 kg/animal.

“Não há como sobreviver na atividade sem planejamento e sem acompanhamento dos indicadores, mesmo porque o que resta ao produtor é viabilizar a redução dos custos de produção na medida da sua governabilidade, já que não domina a formação do preço do leite, os estoques disponíveis no mercado, as variações das commodities e as precipitações das chuvas, dentre outras variáveis”, finaliza José Brandão Vieira Júnior.

CONFIRA ALGUNS ÍNDICES DA PROPRIEDADE NO IDEAGRI

Índices gerados no IDEAGRI