Nesta dica, conheça o fluxo completo das rotinas do Menu 'Nutrição'. Veja as etapas de consulta dos nutrientes, de cadastramento das dietas e de alocação dos animais para as mesmas. Leia dicas importantes para a otimização do processo e conheça o relatório de detalhamento dos componentes das dietas.

 



O Menu 'Nutrição' é composto pelos aplicativos: 

1) NUTRIENTE

2) DIETA

3) ALOCAÇÃO PARA DIETAS 



 

1) NUTRIENTE

O cadastro de nutrientes é um cadastro fechado, ou seja, as informações já estão preenchidas previamente no sistema e não podem ser alteradas.

  • A Tela 'Nutriente' é do Tipo 'Consulta'. Para saber mais sobre o seu funcionamento, acesse a DICA RELACIONADA.

Os nutrientes ficam disponíveis para a utilização no cadastramento de dietas. Para consultá-los, clique no Botão 'Nutrientes', no Menu 'Nutrição':

nutriente.jpg

 

Na tela que surge, consulte os nutrientes disponíveis. Para facilitar a consulta, utilize o campo Busca:

 IMG002

 


 

2) DIETA

O cadastro de dietas permite a inclusão de informações das dietas, que serão utilizadas na rotina de alocação para dietas.  As informações ficarão disponíveis para visualização através de relatório específico, emitido da própria tela de dietas pelo Botão 'Imprimir'.  

Para ter acesso à rotina, clique no Botão 'Dieta', localizado no Menu 'Nutrição'.

dieta.jpg

 

Na tela que surge, clique no Botão 'Incluir'.

 IMG004

 

Preencha os seguintes campos:

  • Nome: escolha um nome para a dieta.
  • Data: neste campo, insira a data inicial para utilização da dieta.
  • Observação (facultativo): utilize este campo para qualquer anotação pertinente.
  • Tipo de matéria (seca ou natural): escolha o tipo de matéria para facilitar os lançamentos.
  • Ativos: selecione este campo para tornar a dieta disponível na rotina Alocação de dieta.
IMG005

 

Clique no Botão '+' para incluir nutrientes ao grid e no Botão '-' para remover nutrientes do grid. Ao clicar no Botão '+', surge uma linha para preenchimento.

Selecione os seguintes campos:

  • Nutriente (cadastro fechado): selecione o nutriente que será utilizado
  • Quantidade: digite o percentual de nutriente que será utilizado na dieta
IMG006

 

Após inserir os nutrientes, selecione os ingredientes. Para isso, clique no Botão '+' e selecione o ingrediente. Preencha os seguintes campos:

  • Produto: neste campo, selecione o ingrediente da dieta
  • % de MS (Porcentagem de matéria seca): neste campo, informe a porcentagem de matéria seca do ingrediente
  • MN (Kg): Quantidade de matéria natural: neste campo, informe a quantidade de matéria natural que será fornecida na dieta

Observação: Para cadastrar o produto, vá ao Menu 'Cadastros', Botão 'Produto e serviço'. Clique em incluir, preencha os campos obrigatórios e, em seguida, clique em gravar. (Ficarão disponíveis os itens cadastrados como produtos da categoria INGREDIENTE PARA CONSUMO ANIMAL ou de alguma subcategoria deste grupo).

 IMG007

 

Cadastre todos os ingredientes e clique em “Gravar”. Para imprimir os detalhes da dieta, marque o campo ação da dieta desejada e clique em "Imprimir”. A seguir, veja o exemplo do relatório:

IMG008

 


 

3) ALOCAÇÃO PARA DIETAS

A Rotina de alocação para dietas existe para facilitar o processo de cálculo e utilização das dietas no rebanho. Utilize esta rotina para obter as médias referentes a cada lote. O sistema também permite a associação dos animais aos lotes, buscando de acordo com os diversos critérios disponíveis, os animais que se encaixam em cada condição de critério.

Para ter acesso à rotina, clique no Botão 'Alocação de dieta', localizado no Menu 'Nutrição'.

alocacao-para-dietas.jpg

 

Na tela que surge, clique no Botão 'Incluir'.

IMG010

 

Em 'Dados mestre', preencha os seguintes campos:

  • Data: este campo é de preenchimento automático.
  • Setor: neste campo, selecione o setor.
  • Nº de lotes: neste campo, insira o número de lotes que serão utilizados.
  • Tipo de lote: neste campo, selecione o tipo de lote “Matrizes em lactação”.
  • Tipo de formação de lote: neste campo, selecione a Opção 'Automático pelos critérios de ordenação'.
  • No Campo 'Critério', selecione os critérios que serão utilizados. Para isso, clique no botão “+”.

Após o preenchimento dos campos, clique em 'Filtrar'.

IMG011

 

Após filtragem, os animais serão listados na área “Dados dos animais”. No campo “Lote”, selecione o lote em que os animais serão alocados. Utilize o botão para buscar ou inserir novo lote:

IMG012

IMG013

 

Ao clicar em [Buscar/Inserir novo grupo], surge uma tela para o cadastramento dos lotes. Para cadastrar um novo lote, clique em “Incluir” e preencha os seguintes campos:

  • Grupo: neste campo, identifique o grupo pelo nome.
  • Tipo de grupo: neste campo, selecione o tipo de grupo “Alocação de dieta”.
  • Ativo: neste campo, selecione a opção “Sim”.

Após cadastrar o lote, clique em “Retornar”.

IMG014

 

Agora, especifique a ordem de prioridade dos critérios disponíveis para a formação dos lotes. Após inserir a ordenação dos critérios, especifique as condições de cada critério.

IMG015

 

Após inserir a ordenação dos critérios, especifique as condições de cada critério. Para isso, clique no botão ao lado da ordenação do critério.

IMG016

 

Na tela que surge, especifique a condição do critério. Para isso, clique no botão “Incluir” e preencha os campos disponíveis. Após inserir as condições de critério clique em “Confirmar”.

IMG017

 

Estabeleça todos os critérios disponíveis para alocação dos animais. Após o preenchimento dos critérios, clique em “Preencher”. Dessa forma, os animais serão alocados de acordo com os critérios especificados. Utilize as médias disponíveis em cada lote para facilitar o cálculo da dieta. 

IMG018

 

O sistema permite que a alocação seja gravada sem o preenchimento de todos os campos disponíveis. Após o cadastramento da dieta no sistema, complete o cadastro da alocação para que seja possível a emissão de todos os relatórios de alocação. E em seguida, clique em “Gravar”.

IMG0019

 

Caso queira retirar os animais do lote após a secagem do mesmo, clique em “Sim” na mensagem que surge.

IMG020

 

Para ter acesso aos relatórios clique no botão “Imprimir”. Após o cadastro da alocação, caso o usuário queira utilizar os mesmos critérios para realocar os animais, basta selecionar a alocação no campo “Ação” e clicar em “Copiar”. 

IMG021

 

Dessa forma, o sistema gera uma cópia idêntica à alocação anterior. Agora, basta clicar em “Filtrar” e, em seguida, clicar em “Preencher”.  É neste momento que o sistema calcula as informações dos animais listados e realoca os mesmos nos lotes de acordo com os critérios selecionados, considerando os índices atuais.