Conheça o Projeto Estrada Afora – podcast com formato inovador voltado para os mais diversos públicos do agronegócio

A Rádio “Estrada Afora” discute, durante os programas, temas que englobam tanto questões regionais como mundiais. A linguagem abordada durante os programas é simples e de qualidade. O motivo da criação do espaço virtual foi mostrar ao público urbano e rural quais informações são realmente pertinentes e quais são sensacionalistas.

Foi criada em abril de 2009 por dois alunos de doutorado em Ciência Animal (Zootecnia) e Biológica: Rodrigo Pacheco e Gustavo Cruz. O meio de comunicação (rádio) foi escolhido por ser de fácil acesso e apresentar tecnologias que permitem distribuição em áreas remotas do planeta. A participação dos ouvintes é de extrema importância para a geração de discussões, as quais conseqüentemente, promovem o conhecimento.

Acesse o site, clicando na imagem:

Podcast

Entenda o que é podcast

Os podcasts - também chamados de podcastings - são arquivos de áudio transmitidos via internet. Neles, os internautas oferecem seleções de músicas ou falam sobre os mais variados assuntos - exatamente como acontece nos blogs. A palavra que determina esta nova tecnologia surgiu da fusão de iPod (tocador de -MP3 da Apple) e broadcast (transmissão via rádio).

Além de possibilitar a divulgação de diversos temas, os podcasts libertam os ouvintes da grade de programação. Os arquivos, baixados em computadores ou tocadores portáteis, podem ser ouvidos a qualquer hora.

Como ouvir

Para receber podcasts em seu computador, o usuário deve instalar um agregador de informação em seu micro. Atualmente, um dos mais populares é o software gratuito iTunes, da Apple, que atualiza os programas selecionados pelo usuário. iPodder e Primetime Podcast Receiver também estão entre as opções. É necessário cadastrar estes programas no agregador para que a atualização aconteça automaticamente. Assim, o usuário deve entrar na página de um podcast, clicar com o botão direito no link "RSS" ou "XML", selecionar a opção "copiar atalho" e colar o endereço selecionado no agregador. Do computador, estes arquivos podem ser transferidos para tocadores portáteis.