O Sistema IDEAGRI contempla um controle de pedidos de venda e de compra que permite o gerenciamento da entrega ou recebimento de itens, mesmo quando eles são realizados em mais de uma vez. Nesta dica, confira como inserir pedidos iniciais e posteriores, fazendo a referência a notas de receitas ou despesas. A rotina é ideal para gestores que precisam controlar a movimentação de itens (associados a uma programação prevista) com todos os detalhes das quantidades e dos valores efetivados, incluindo a visualização das diferenças e ajustes resultantes do processo. O fluxo da tela agiliza os lançamentos nas Telas 'Receitas' e 'Despesas' do sistema.

 

O objetivo principal do controle de pedidos é viabilizar o acompanhamento da entrega ou do recebimento de itens em momentos diferentes, sendo que todas as movimentações podem estar associadas ou não a uma única venda ou compra. O processo de controle engloba:

  • Inclusão inicial do controle com o preenchimento dos dados gerais, do pedido inicial, da associação dos itens deste pedido e de, pelo menos, uma parcela de recebimento / pagamento.
  • Na medida em que cheguem ou saiam itens, o usuário pode inserir novos pedidos (em valores menores do que o inicial, por exemplo) e GERAR A NOTA, procedimento que tem impacto direto nas Telas RECEITAS ou DESPESAS. 
  • Caso seja necessário aumentar ou diminiur a quantidade de itens para finalizar o pedido, é possível inserir pedidos de AJUSTE que não  tem impacto nas receitas ou despesas.
  • Os pagamentos inseridos para um determinado pedido serão mostrados nas receitas ou despesas na mesma estrutura inserida (quantidade de parcelas e valores), mas os pagamentos poderão ser editados nas telas RECEITAS e DESPESAS. 

DICAS:

  • Pedidos de venda somente podem ser inseridos na Tela CONTROLE DE PEDIDOS. 
  • Pedidos de compra podem ser inseridos na Tela CONTROLE DE PEDIDOS ou diretamente na Tela DESPESAS. O processo é semelhante, porém, pedidos inseridos na Tela DEPSESAS não podem ter entradas (recebimento dos itens) controlados com os detalhes possíveis na rotina de controle explicada nesta dica.  

Confira também as dicas:


ACESSO

MENU PRINCIPAL

menu-gestao.jpgseta.pngcontrole-de-pedidos.jpg

MENU ACESSO RÁPIDO

acesso-rapido.pngseta.pngcontrole-de-pedidos-ar.jpg

  • DICA: para saber como configurar o Menu 'Acesso Rápido', confira a dica: 

Personalize suas rotinas e relatórios favoritos e agilize os lançamentos através do 'Acesso Rápido 


CONSULTA

Na Aba 'Listagem', serão mostrados os controles de pedidos cadastrados, sendo possível aplicar critérios de filtragem específicos na Área 'Seleção de dados' [ A ]

  • Tipo de pedido: compra ou venda.
  • Data do controle: sendo possível informar uma data específica inicial (a partir de), uma final (até) ou um perído de tempo (de / até).
  • Fornecedor / cliente
  • Número: do controle de pedidos. O sistema sugere um número que pode ser editado considerando: código de referência (automático) / ano.
  • Número de referênica do fornecedor / cliente
  • Código de referência: criado automaticamente pelo sistema.
  • Data do pedido: sendo possível informar uma data específica inicial (a partir de), uma final (até) ou um perído de tempo (de / até).
  • Data da previsão: sendo possível informar uma data específica inicial (a partir de), uma final (até) ou um perído de tempo (de / até).
  • Produto
  • Finalizado: status do controle de pedidos (finalizado ou não).

Após a seleção desejada, basta clicar em FILTRAR e os registros que correspondam a tais critérios serão mostrados no grid [ B ].

Campos visíveis na consulta

  • Tipo de pedido
  • Data: do controle de pedidos.
  • Fornecedor / cliente
  • Número: do controle de pedidos.
  • Data da previsão
  • Finalizado
  • Pedidos aninhados
  • Código de referência

Aba Listagem

Para a visualização do cadastro já salvo, dê um clique duplo sobre o nível de acesso ou selecione-o e clique na Aba 'Cadastro'.


INCLUSÃO

A inclusão de novos controles de pedidos é realizada através do Botão INCLUIR.

A Aba 'Cadastro' é composta por 4 áreas: dados gerais, pedidos aninhados, itens do pedido, itens de pagamento / recebimento.

Dados Gerais

CAMPOS DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO

Data (do controle do pedido)

Numero (o sistema sugere um número com o código de referência - automático - e o ano vigente)

Tipo de pedido (compra ou venda)

Fornecedor / Cliente (lista de registros previamente cadastrados no sistema na Rotina 'Clientes, fabricantes e fornecedores')

CAMPOS DE PREENCHIMENTO FACULTATIVO

Responsável (lista de registros previamente cadastrados no sistema na Rotina 'Pessoa')

Finalizado (status do controle - que poderá ser marcado manualmente ou automaticamente quando o volume previsto nos pedidos for finalizado - ou entregue ou recebido) 

Dados Gerais

Pedidos aninhados

No registro inicial do controle, é necessário inserir o pimeiro pedido (botão '+'). Na nova linha inserida, serão preenchidos os campos abaixo (que podem ser editados): 

Data do pedido (campo preenchido com a data do controle, mas pode ser editado)

Número (campo preenchido com o número do controle e o número do pedido na sequência)

Data de previsão (de preenchimento facultativo)

Código de referência (campo automaticamente preenchido pelo sistema e não pode ser editado)

Ajuste (pedidos de ajuste são utilizados para adicionar ou subtrair quantidades de itens)

Efetivado (pedidos efetivados são aqueles para os quais notas foram geradas)

Pedidos aninhados

Itens do pedido

Para associar produtos ao pedido, basta clicar no botão '+':

Produto

Unidade (campo automaticamente preenchido conforme cadastro do produto)

Operação

Quantidade

Valor unitário

Valor total (campo calculado com base na quantidade e no valor unitário)

Conta gerencial

Itens do pedido

Itens de pagamento / recebimento

Parcela (campo automaticamente preenchido pelo sistema)

Data de vencimento (campo preenchido com a data do controle, mas pode ser editado)

Valor (campo preenchido com o valor total, mas pode ser editado)

Itens de pagamento / recebimento