Crie grupos de animais no IDEAGRI de acordo com o resultado da avaliação da Beta caseína do leite

O objetivo desta dica é demonstrar o agrupamento de animais no IDEAGRI, em função do resultado do teste para identificação do genótipo A2A2 da beta caseína do leite.


Introdução

A beta caseína é uma das proteínas do leite de bovinos, sendo codificada a partir de genes. Todo animal tem duas cópias de um gene (uma proveniente do pai e outra da mãe), que são denominadas alelos. A beta caseína tem os alelos A1 e A2, cuja diferença entre eles é uma mutação que altera a forma da proteína. Assim, temos a beta caseína do tipo A1 e do tipo A2.

A beta caseína A1, quando degradada no trato gastrointestinal humano, origina um peptídeo que, segundo alguns estudos, é o causador da alergia do leite que alguns seres humanos apresentam. Assim, em tese, se o leite a ser consumido não tivesse beta caseína A1, ele não seria alergênico. O leite que possui somente beta caseínas A2 é chamado de “leite A2”. Ele é produzido por vacas cujo genótipo para o gene da beta caseína é o A2A2.

Os testes para identificação dos alelos A1 e A2 do gene da beta caseína são realizados por laboratórios especializados. Os bovinos testados podem apresentar como resultado o genótipo A1A1, A1A2 ou A2A2. Com o resultado em mãos, o produtor poderá permanecer somente com os animais A2A2 na propriedade ou ordenhá-los separadamente (em sistemas de ordenha distintos) dos demais.

Texto (adaptado pela Equipe IDEAGRI): “Produção de leite A2”. Disponível em: https://goo.gl/hu7hEp


Como identificar no IDEAGRI os animais testados?

No IDEAGRI, é possível criar agrupamentos de animais, identificando-os de acordo com o resultado dos testes de avaliação da Beta caseína. Basta seguir os passos detalhados abaixo.


Cadastramento do Tipo de grupo

O primeiro passo é criar um tipo de grupo específico, denominado “Beta caseína”, por exemplo. Para tal, acesse o menu ‘Animal’, tela ‘Tipo de grupo’.

    animal.jpg seta.png tipo-de-grupo.jpg

Clique em ´Incluir’ e preencha o nome do tipo de grupo. Para finalizar o cadastramento, clique em ‘Gravar’.

beta-caseina-01.fw.png 


Cadastramento dos Grupos

Acesse o menu ‘Animal’, tela ‘Grupo’.

animal.jpg seta.png grupo.jpg

Clique em ‘Incluir’ para inserir os itens, nomeando-os de acordo com os resultados possíveis para o exame da beta caseína. No campo ‘Tipo de grupo’, escolha a opção ‘Beta caseína’ (inserida no passo anterior). Marque ‘Sim’ no item ‘Ativo’. Clique em ‘Gravar’ para finalizar. Exemplo:

 beta-caseina-02.fw.png


Associação dos animais aos grupos

Acesse o menu ‘Animal’, tela ‘Movimentação entre grupos’.

animal.jpg seta.png movimentacao-entre-grupos.jpg

Clique em ‘Incluir’. Na área ‘Dados’, informe a data da alocação dos animais no grupo (a data da realização dos testes, por exemplo). Escolha o tipo de grupo ‘Beta caseína’ e o grupo de destino.

beta-caseina-03.fw.png

A seguir, na área ‘Seleção de dados’, clique em ‘Filtrar’ para listar os animais no quadro ‘Disponíveis’. Se for o caso, utilize os critérios de filtragem, ou o botão ‘Mais filtros’, para buscar apenas determinado universo de animais.

beta-caseina-04.fw.png

No quadro da esquerda (Disponíveis), marque os animais e movimente-os para o quadro da direita (Selecionados), utilizando o botão ‘>’.

beta-caseina-05.fw.png

Após a realização das movimentações dos animais, clique em ‘Gravar’. Repita o processo para os demais grupos.


Visualizando a identificação dos animais por grupo

Ao acessar o menu ‘Animal’, tela ‘Animal’, é possível visualizar a ficha de cadastro dos indivíduos, que contém os grupos associados a cada um. Observe, na imagem abaixo, que a associação do animal a um grupo de tipo ‘Beta caseína’ não interferiu na alocação dos lotes. Ou seja, desde que sejam de tipos de grupos diferentes, o animal pode estar associado a mais de um grupo.

beta-caseina-06.fw.png

Caso deseje obter a listagem de animais associados a determinado grupo, na própria tela animal, basta utilizar o botão ‘Mais filtros’. Na aba ‘Geral/diversos’, selecione o grupo desejado e clique em ‘Filtrar’.

beta-caseina-07.fw.png

No exemplo em questão, apenas os animais associados ao grupo ‘A2A2’ serão listados na tela. Veja:

beta-caseina-08.fw.png

A listagem dos animais associados ao grupo ‘A2A2’ também pode ser obtida nos relatórios, como no exemplo abaixo:

beta-caseina-09.fw.png

O usuário poderá, também, utilizar a ferramenta ‘Faixas por filtro’, no gerador de relatórios, para criar listagens de animais organizadas por grupo. Veja o exemplo abaixo:

Acesse a tela ‘Mais filtros’ (disponível no gerador de relatórios). Clique em ‘Incluir’. Escolha um nome para o filtro (o nome do grupo, por exemplo). Na aba ‘Geral diversos’, selecione o critério ‘Grupo’, montando um filtro personalizado para cada grupo de animais. Não se esqueça de gravar cada filtro incluído.

beta-caseina-11.fw.png

Ao final do processo, os filtros estarão disponíveis na aba ‘Listagem’.

beta-caseina-12.fw.png

Após a inclusão dos filtros, acesse a aba ‘Cadastros’ do relatório desejado (no exemplo em questão, foi utilizado um relatório personalizado. Para maiores informações acerca da inclusão de relatórios, acesse a dica CONFECCIONE RELATÓRIOS EXCLUSIVOS E PERSONALIZADOS NO IDEAGRI). Na área ‘Faixas por filtro’, movimente os filtros inseridos no passo anterior do quadro da esquerda para a direita, utilizando o botão ‘>’. Para finalizar o processo, clique em ‘Gravar’.

beta-caseina-13.fw.png

Ao visualizar o relatório, a listagem de animais estará ordenada por grupo.

beta-caseina-14.fw.png

Caso queira, exporte o relatório para o formato ‘csv’ (formato disponível para abertura no Excel).

beta-caseina-15.fw.png

Observe que, com os dados organizados na planilha, é possível empregar critérios de filtragem dos animais no Excel, de acordo com o grupo de classificação no IDEAGRI.

beta-caseina-16.fw.png 


Utilização do grupo como critério de listagem

Nas telas de lançamentos, é possível utilizar o critério de filtragem por grupo e obter a listagem dos animais associados a determinado grupo do tipo Beta caseína. Veja o exemplo na tela ‘Controle leiteiro’:

beta-caseina-10.fw.png

Apenas os animais que produzem o “leite A2” foram listados na tela. O objetivo é facilitar o lançamento das pesagens de leite, para os animais ‘A2A2’ ordenhados em sistemas de ordenha diferentes.