Cadastre protocolos sanitários para controlar a aplicação de produtos veterinários administrados simultaneamente. Esse processo auxilia, por exemplo, a vacinação na qual mais de um produto é administrado para um grupo de animais durante o mesmo manejo. Além disso, utilize o protocolo sanitário para o lançamento de tratamentos de enfermidades, para aplicações de produtos no momento da desmama ou do pré-parto, bem como para outros processos nos quais são utilizados mais de um produto.


A utilização de protocolos sanitários compreende, basicamente, dois passos:

1. Cadastramento do protocolo sanitário
2. Lançamento da aplicação

 


 1. Cadastramento do protocolo sanitário

Cadastre os grupos de produtos que serão aplicados de forma associada nos animais. Para tal, acesse o Menu SANIDADE Opção PROTOCOLO SANITÁRIO.

menu-sanidade.jpg seta.png protocolo-sanitario.fw.png

Clique em INCLUIR para inserir o item.

01-800.fw.png

Preencha os dados do cabeçalho da tela, na Área DADOS MESTRE.

02.fw.png

Descrição: nome que discrimina o protocolo sanitário cadastrado, por exemplo: "protocolo de vacinação", "protocolo de desmama", “protocolo de tristeza parasitária”, etc.

Ativo: marcação de status do protocolo. Somente protocolos marcados como SIM poderão ser utilizados para aplicação. Para inativar um protocolo sanitário, basta selecionar a opção NÃO.

Observação: insira neste campo qualquer informação adicional relacionada ao protocolo cadastrado.

Evento(s): campo facultativo para selecionar o(s) evento(s) ao qual o protocolo é destinado.

Na Área DADOS DETALHE clique no Botão ‘+’, localizado na parte inferior esquerda da tela, para adicionar ao protocolo os produtos que o compõem.

03.fw.png

Em seguida, preencha as informações:

04.fw.png

Produto: selecione o produto que compõe o protocolo sanitário. Caso o produto desejado não esteja cadastrado, utilize o atalho, através do Botão F3, para acessar a Tela PRODUTO/SERVIÇO.

Princípio ativo: base do produto a ser aplicado nos animais. Ao clicar na figura 05.fw.png, disponível no campo, o sistema abre a Tela PRINCÍPIO ATIVO. Para associar um princípio ativo ao produto em questão, basta clicar no Botão INCLUIR. Escolha a opção desejada na lista de itens disponíveis no campo PRINCÍPIO ATIVO. Caso seja necessário inserir um novo princípio ativo utilize o botão F3 do teclado.

06-800-n.fw.png

Após preencher as informações relacionadas ao princípio ativo clique em RETORNAR.

Dose: informe a dosagem do produto a ser aplicado nos animais.

Após adicionar o primeiro produto, clique no Botão '+' para inserir os demais itens até que o protocolo fique completo, como no exemplo abaixo:

07-800.fw.png

Para remover itens, marque-os no Campo AÇÃO e clique no Botão '-'.

Ao final do preenchimento das informações, clique em GRAVAR.


 2. Lançamento da aplicação

Após cadastrar o protocolo sanitário, o passo seguinte é lançar a aplicação. Acesse o Menu SANIDADE, Opção APLICAÇÃO (PROTOCOLO SANITÁRIO).

menu-sanidade.jpg seta.png aplicacao-protocolo-sanitario.fw.png

Clique no Botão INCLUIR.

08-800.fw.png 

Na Área DADOS GERAIS, preencha a data da aplicação e o protocolo sanitário utilizado. Os produtos que compõem o protocolo serão listados. Se necessário, preencha o lote do produto e alguma informação adicional no Campo OBSERVAÇÃO.

09-n.fw.png

O próximo passo é filtrar o universo de animais que receberá a aplicação dos produtos que compõem o protocolo. Utilize os critérios de filtragem da tela (setor, grupo, animal e sexo) e, em seguida, clique em FILTRAR. Caso queira especificar os critérios de filtragem utilize o MAIS FILTROS.

10.fw.png

Após a filtragem os animais serão dispostos na Área APLICAÇÕES. Caso queira inserir algum indivíduo que não esteja listagem, busque-o e, em seguida, clique no Botão '+'.

11.fw.png

O animal também pode ser buscado utilizando o campo 'Busca'. Após selecioná-lo neste campo, você pode marcá-lo com ajuda da tecla de atalho F2.

Marque o Campo AÇÃO dos produtos a serem aplicados e dos indivíduos a receberem as aplicações. Caso queira marcar/desmarcar todos os itens listados, clique sobre o título da Coluna AÇÃO. Em seguida, clique no Botão PREENCHER.

12-800.fw.png

Os dados serão replicados no grid.

13-800.fw.png

Para finalizar o lançamento, clique em GRAVAR.