Excelente desempenho reprodutivo é o resultado de milhares de decisões e práticas implementadas em um rebanho leiteiro. Para ficar claro como os melhores rebanhos obtém resultados expressivos na reprodução, veja no texto o que os rebanhos vencedores dos “Melhores em Reprodução”, compartilharam ao longo dos últimos cinco anos. A premiação é feita pelo Dairy Cattle Reproduction Council (DCRC), nos Estados Unidos.

Img

1. Tudo começa com vacas saudáveis. Os vencedores dessa premiação apontam como ponto chave para garantir que seus rebanhos alcancem um desempenho reprodutivo superior são os programas de vacinação, constante vigilância e checagem de saúde dos animais.

2. Conformidade com o programa e consistência. Não importa o programa de reprodução que você utiliza, mas uma vez escolhido um programa reprodutivo, mantenha sempre o mesmo, e faça uso consistentemente.

3. Capacidade de resposta às tendências. Os melhores gestores são aqueles que identificam as tendências reprodutivas chaves, mas fazem mudanças oportunas e buscam informações adicionais quando necessário, mas não fazem nada sem muita pesquisa e discussões com a própria equipe.

4. Conforto vem em primeiro lugar. Conforto Animal é chave no desempenho na sala de ordenha e também no lote de reprodução, fazendo com que o conforto esteja sempre no topo da lista de prioridades de uma fazenda.

5. Cuidados no período de transição. A reprodução começa muito antes de terminar o Período Voluntário de Espera. Os vencedores dos “Melhores em Reprodução” colocam muito foco no período que vai do pré-parto e segue até o início da lactação, garantindo assim que sejam alcançados os índices reprodutivos ideais.

6. Use a dieta adequada. Os rebanhos que obtiveram sucesso trabalham muito próximo ao nutricionista, garantindo que a dieta proporcione os nutrientes essenciais para que a função reprodutiva seja a ideal.

7. Esteja preparado para o clima quente. Esses rebanhos sempre buscaram implementar variados métodos, ferramentas e tecnologias atuais para manter as vacas resfriadas e confortáveis, minimizando o declínio da eficiência reprodutiva no verão.

8. Contrate e treine as pessoas certas. Os funcionários e colaboradores corretos conduzem seu negócio, estes rebanhos investem na formação dessas pessoas, para que sejam cumpridas 100% das determinações.

9. Tenha uma “equipe” para a reprodução. Os rebanhos top usam uma abordagem de equipe para reprodução. Garantindo assim que o sucesso seja alcançado. Estes grupos sempre discutem novas abordagens e inovações, buscando a melhora da reprodução no rebanho.

10. Mantenha-se focado nas metas do rebanho. A questão é estabelecer metas e trabalhar em equipe para alcançá-las. Os rebanhos de sucesso na reprodução nunca desviam do planejado, a não ser que exista um sólido consenso de toda equipe.

Para saber mais sobre as premiações do DCRC, bem como os premiados, visite:

www.dcrcouncil.org/awards