Dicas para manter o computador limpo e organizado
Muitos não gostam de instalar programas para mexer em seus arquivos. Realmente, há certo risco e muitas vezes tais programas podem apagar o que não devem. Para quem gosta de saber tudo que acontece com seus arquivos, selecionamos algumas dicas para você mesmo manter tudo limpo e em ordem.
DI197.gif
Confira a seguir as dicas:
1) Limpe o cache do seu navegador
Os navegadores mantêm um registro de todas as páginas visitadas, chamado cache. As páginas e imagens são salvas para que quando o usuário voltar, o carregamento seja mais rápid o. Entretanto, esses arquivos não servem para coisa alguma além disso, sendo, portanto, dispensáveis.
Para apagar o cache no Internet Explorer, vá no menu "Ferramentas" e clique em "Opções da Internet". Em arquivos temporários, clique em "Excluir cookies" e em "Excluir arquivos", confirmando com o OK quando abrir uma janela.
Caso você use o Firefox 1.5, pressione simultâneamente as teclas Ctrl, Shift e Delete. Um menu se abrirá. Deixe selecionada somente a opção "Browser History" e clique em "Clear private data now".
2) Apague arquivos .tmp
Arquivos .tmp são criados por programas para uso temporário. Tais arquivos podem sempre ser apagados. Como regra geral, se é .tmp, pode ir fora.
Pode acontecer de o Windows avisar que o arquivo está em uso. Neste caso, feche todos aplicativos ou reinicialize o sistema e tente novamente.
3) Remova aplicativos desnecessários na inicialização
Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite msconfig;
Vá até a aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser carregados ao ligar o computador. Cuidado para não desmarcar aplicativos importantes, como o antivírus. Remova somente aqueles que você conhece.
4) Faça uma faxina no disco rígido
Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco;
Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência. São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem.
5) Desfragmente o seu disco rígido
Se você costuma instalar e remover programas ou apagar muitos arquivos, faça uma vez por mês uma desfragmentação do disco rígido. Com essa tarefa, o HD organiza os dados no disco, facilitando a sua leitura. Para fazer a desfragmentação, vá em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Desfragmentador de disco. No programa que será aberto, aperte no botão Desfragmentar.
6) Mantenha o sistema sempre atualizado
Faça sempre as atualizações do Windows e mantenha os drivers de seus componentes em dia. Drivers atualizados podem ter um desempenho significativo no sistema. Para atualizar o Windows, vá no endereço http://windowsupdate.microsoft.com/. Para atualizar seus componentes, consulte a documentação e o site dos fabricantes.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br