Os ultrabooks são computadores ultraportáteis, que somam recursos dos notebooks e dos tablets. Entenda estas máquinas que foram desenvolvidas para garantir tamanho mínimo com máximo desempenho.



Baseado em ideias criadas pela fabricante de processadores Intel, os ultrabooks são uma proposta interessante para quem precisa de um equipamento capaz de realizar um bom número de tarefas em qualquer lugar. Diferentes dos notebooks tradicionais, os aparelhos ganharam um design diferenciado, acabamento de primeira e processadores bastante rápidos.

Por se tratarem de equipamentos relativamente recentes, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como reconhecer e escolher um ultrabook.

Confira as dicas

Tamanho

A primeira quando de pensa em um ultrabook é que ele deve ter tamanho reduzido. Por isso, grande parte dos modelos disponíveis no mercado apresenta telas entre 13,3 e 14 polegadas. Excelentes para visualização do conteúdo e com tamanho realmente reduzido.

Peso

Outro detalhe importante dentro da categoria é o peso. O ideal é que as máquinas cheguem a, no máximo, 1,4 kg.

Bateria

O quesito duração de bateria é algo que impressiona. De acordo com os fabricantes, o objetivo da máquina é resistir mais de cinco horas sem a necessidade de uma tomada. No entanto, cada computador demonstra uma variação em relação a esse número e por isso é importante carregar o cabo de força junto, sempre que o período longe de casa passar de algumas horas. É uma garantia de que o computador permanecerá ligado pelo tempo que for necessário.

Velocidade de inicialização do sistema

De acordo com as diretrizes da Intel, a máquina deve inicializar em um período máximo de sete segundos.

Espessura

Para que os ultrabooks possam ter uma espessura controlada e realmente fina, eles não apresentam leitores de CD/DVD, por isso, caso seja necessário efetuar a leitura desse tipo de mídia, é importante adquirir um leitor portátil.

Portas USB

Foram limitadas a duas por aparelho.

Custo

Com todas essas novidades, os ultrabooks apresentam um formato diferenciado de armazenamento de informação. No entanto, esse detalhe, faz o preço do produto ser um pouco alto e o espaço de armazenamento menor (o que pode se resolvido com um HD externo de maior capacidade).


O texto foi adaptado de: http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu