O Sistema IDEAGRI Desktop permite que o usuário crie tipos de medidas e as organize em esquemas para lançamentos coletivos de dados, de acordo com demandas específicas. Através do 'Esquema de medidas', é possível copiar as criações personalizadas para determinada fazenda a fim de transferi-las a outros bancos de dados. O conteúdo pode ser salvo em arquivo, para que a customização seja aplicada a outra (s) fazenda(s), na mesma máquina ou, se necessário, em outras máquinas, nas quais o sistema esteja instalado. Há, também, a possibilidade de utilizar esquemas de medidas disponíveis no site do IDEAGRI. Nesta dica, confira o processo de réplica de esquemas de medidas. 

 


Sobre o lançamento de medidas combinadas, com base nos esquemas de medidas, confira a dica:

Dicas relacionadas:  


A dica está dividida em tópicos:

Acesso 

Exportação

Importação

Biblioteca de esquema de medidas

Validações


ACESSO

Para copiar esquemas de medidas de autoria do usuário, é necessário que a fazenda onde estão gravados os registros, esteja sendo utilizada.

 Acesso

Acesse o Menu 'Produção'.

Clique em ‘Esquema de medidas’


EXPORTAÇÃO

Na tela ‘Esquema de medidas’, clique em ‘Filtrar’.

Com o botão direito do mouse, clique sobre o esquema de medidas a ser exportado.

No menu flutuante que surge, além da Opção 'Exportar', que gera a listagem dos relatórios do grid em *csv, será exibida a opção para a exportação do esquema de medidas ‘Criar zip para exportação’. Esta opção permite que os esquemas de medidas sejam salvos em arquivos e sejam copiados para outras fazendas, na própria máquina ou em outros computadores.

01.png

Clicando nesta opção, será possível salvar o arquivo para a importação. 

Imagem 


IMPORTAÇÃO

Para importar o arquivo, basta acessar a tela ‘Esquema de medidas’, clicar em 'Importar' e localizar o arquivo que foi gerado no passo anterior (ou obtido na Biblioteca de esquema de medidas):

Imagem 

Na tela que surge, clique em 'Selecionar arquivo de relatório (zip)' e localize o arquivo.

Imagem 

 

Imagem

Selecione os bancos de dados para os quais determinado esquema de medida será copiado. A seleção de fazendas pode ser feita de várias formas (sendo possível escolher uma, várias ou todas as fazendas). 

Imagem 

Clique em ‘Importar’. Não havendo restrições, será exibida uma tela de confirmação. Finalize o processo, clicando no botão ‘Fechar’, para atualizar a lista de esquemas de medidas:

Imagem 

O esquema será importado com os tipos de medidas já existentes e com os novos que não existiam na fazenda de destino, inclusive, as unidades de medidas, que por ventura não existissem na fazenda, terão sido cadastradas automaticamente.

Imagem[ 

 

 Imagem


BIBLIOTECA DE ESQUEMA DE MEDIDAS

No site do IDEAGRI, estão disponíveis alguns esquemas de medidas que podem ser salvos e importados no sistema IDEAGRI Desktop.

Clique aqui e acesse a biblioteca de esquema de medidas disponível para download e carregamento no IDEAGRI Dektop.


VALIDAÇÕES

Caso o sistema identifique esquema de medida com o mesmo nome, tipos de medidas, parâmetros e unidades iguais aos já existentes, a importação não será realizada e será exibido um aviso:

Imagem

Caso o sistema identifique um esquema de medida com o mesmo nome de outro esquema já cadastrado na fazenda, mas com alguma diferença, será mostrada a mensagem:

Imagem

 Ao clicar em ‘Sim’, será apresentada a tela para cadastrar um novo nome, para o esquema de medida a ser importado:

Imagem 

Caso o sistema identifique um tipo de medida com o mesmo nome de outro tipo já cadastrado na fazenda, mas com alguma diferença, seja em relação aos parâmetros ou a unidade de medida, será mostrada a mensagem:

Imagem 

Ao confirmar, será apresentada a tela para cadastrar um novo nome, para o tipo de medida a ser importado:

Imagem

Será solicitada, também, a informação da sigla para o novo tipo de medida:

Clique em ‘OK’ e informe a sigla desejada:

Imagem

Imagem