A brucelose bovina é uma doença bacteriana altamente transmissível que acomete, principalmente, as fêmeas do rebanho. Também chamada de aborto infeccioso, a doença caracteriza-se por provocar abortos (geralmente no terço final da gestação), nascimento de crias fracas, presença de fetos mortos, retenção placentária e repetição de cios. Nos machos, pode ocasionar a ocorrência de orquite. A doença não tem cura e a vacina contra a brucelose é a melhor forma de prevenção. Confira, nesta dica, como gerar a listagem de animais a vacinar e veja a rotina de lançamento da vacinação no sistema. 

 

A transmissão da doença ocorre de diversas formas. Tais como: transmissão por via transplacentária, onde a fêmea infectada transmite a doença para o feto durante a gestação; através do leite; o colosso; e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria que infectam as pastagens e a água consumida pelo rebanho.

 

A vacinação é de extrema importância, pois, trata-se de uma zoonose, ou seja,  é uma doença que acomete tanto animais quanto os seres humanos.  Ocorre pelo menos 2 vezes ao ano e é obrigatória. A aplicação da vacina é realizada geralmente nas fêmeas de 3 a 8 meses e os animais vacinados recebem uma marca à ferro do lado esquerdo do rosto.

 

No passo-a-passo a seguir saiba como emitir a listagem dos animais a vacinar e previna a doença.

 

Para emissão da listagem dos animais que devem ser vacinados, pode-se utilizar qualquer relatório já existente do IDEAGRI. Basta aplicar o seguinte filtro:

- Fêmeas;

- De 3 a 8 meses;

- Que nunca tenham recebido vacina contra Brucelose.

 

O filtro poderá ser gravado, como ilustrado a seguir. Assim, sempre que precisar emitir o relatório novamente, bastará aplicar o filtro salvo.

 

1) Para criar o filtro, clique no menu ‘Animal’, botão ‘Animal’. Agora, clique em 'Mais Filtros’. Coloque um nome para o filtro (em nosso exemplo: ‘Femeas a vacinar contra Brucel').


Na aba 'Animal', escolha: Tipo = 'Animal'; Sexo = 'Fêmea'; Situação = 'Ativo'. No filtro 'Idade atual', informe de 3 à 8 meses e 29 dias, conforme ilustrado abaixo:

 

ATENÇÃO: no filtro 'Idade atual', caso seja informado apenas números inteiros, como por exemplo, de 3 a 8 meses, o sistema buscará apenas animais que tenham entre 3 e exatamente 8 meses. Se o animal estiver com 8 meses e 1 dia, ele não virá no relatório. Sendo assim, para que o filtro busque todos os animais, é necessário informar a quantidade de dias também. 

 

Imagem

 

Na aba 'Sanidade', selecione a opção 'Sem aplicações no período informado' para que sejam filtrados apenas os animais sem aplicação da vacina e selecione no campo 'Princípio ativo' a base 'Vac. Brucelose'. Clique em 'Gravar':

 

Imagem 

 

2) Vá até o menu 'Relatórios' e emita, por exemplo, o relatório 'Lista completa de animais vivos'. Localize o relatório citado e clique em 'Visualizar'. A mensagem 'Deseja filtrar os animais mostrados no relatório' será exibida, clique em 'Sim'. Na tela do filtro, clique na aba ‘Listagem’. Na mensagem ‘Deseja cancelar as alterações’, selecione a opção ‘Sim’:

 

Imagem

 

Dê 2 cliques no filtro que foi salvo:

 

 Imagem

 

O sistema volta para a tela de cadastro, com o filtro aplicado, clique, então, em ‘Filtrar’. O relatório será emitido, conforme ilustrado abaixo:

 

Imagem

 


3) Lançamento da vacina

 

IMPORTANTE: para que o sistema saiba que o animal já recebeu vacina é IMPRESCINDÍVEL que seja lançado, na tela de aplicações, a vacinação contra brucelose. Para que o sistema reconheça o produto aplicado como vacina contra brucelose, ele deve ter como princípio ativo ‘Vac. Brucelose’. Existem várias vacinas contra Brucelose já cadastradas no sistema. Você pode escolher uma já existente e ativar ou cadastrar um novo produto, desde que o princípio ativo do produto seja 'Vac. Brucelose'.


Para fazer a ativação ou cadastro da vacina, vá até o menu: ‘Cadastros’ e clique em ‘Produto e serviço’.

 

Coloque uma parte do nome do produto no campo 'Nome', por exemplo ‘Bru’, marque a opção 'Todos' em 'Situação', e clique em ‘Filtrar’:

 

Imagem 

 

Fazendo isso, aparece uma lista de vacinas, escolha a desejada e dê 2 cliques na linha da mesma. No cadastro, marque a opção 'Ativo' e desmarque 'Estocável' (essa opção deverá ser desmarcada caso a fazenda não for trabalhar com o produto como estocável no Ideagri) e clique em 'Gravar'.

 

Imagem

 

Perceba que este produto já tem o princípio ativo selecionado:

 

Imagem

 

Caso deseje incluir um novo produto, não há problemas, desde que seja informado o princípio ativo ’Vac. Brucelose’ no cadastro do mesmo.


Agora basta lançar a aplicação nos animais para que não apareça uma bezerra já vacinada quando o filtro ‘Femeas a vacinar contra Brucel' for aplicado.


Para lançar a vacinação, vá até o menu: ‘Sanidade’ e clique em ‘Aplicação’. Filtre os animais (o filtro que foi gravado, pode ser utilizado para facilitar a rotina), marque os animais coletivamente, preencha coletivamente a data e o produto e clique em 'Gravar'.

 

Imagem


 

 

 

 

IMPORTANTE: temos, em todas as telas do Ideagri Desktop, o acesso à ajuda do sistema (Help). Na ajuda das telas, é possível saber a finalidade de cada campo. Além disso, é possível visualizar no Help as dicas que são publicadas em nosso site. As dicas detalham e ilustram determinados processos.

 

 

Há três formas de se acessar o MANUAL do Sistema: 

(1) Através do botão de ajuda presente na parte inferior de todas as janelas:

help.jpg

Ao clicar no '?', será mostrada um dica rápida:

dica.jpg

Para acessar o 'Help' basta clicar em '?'.

 

(2) No Menu Utilitários, botão Manual (Help).

menu-utilitarios.jpgseta.pngmanual.jpg

 

(3) Ou pressionando a tecla de atalho F1 na janela da rotina a ser pesquisada.

3ª opção