Entrevista: recuperação e cenário favorável

Confira a entrevista com Maurício Silveira Coelho (Fazenda Santa Luzia, Passos/MG), que é cliente e parceiro IDEAGRI, publicada na edição de abril da Revista Balde Branco. A fazenda projeta custos de produção menos aquecidos e maior rentabilidade para o produtor de leite neste ano. Veja o que pensa o seu diretor sobre o atual momento da pecuária leiteira.

Revista Balde Branco:A economia brasileira vai bem para o setor leiteiro?

Maurício Coelho: O Brasil passa atualmente por um momento de retração da economia, com alto índice de desemprego, o que tem desaquecido ainda mais a economia brasileira como um todo nos seus diversos setores. Porém, o agronegócio caminha num sentido contrário a tudo isto, driblando e superando a crise. Teremos este ano mais uma safra recorde, principalmente, de milho e soja, sinalizando preços menores que os do ano passado para estes insumos básicos para a produção animal. E o cenário do leite também se mostra favorável, já que a produção nacional retraiu no último ano e os custos de produção se mostram menos aquecidos demonstrando maior rentabilidade para o produtor de leite. Hoje, os preços do leite ao produtor têm sinalizado recuperação nas principais bacias produtoras.

Revista Balde Branco: A Santa Luzia realizou algum investimento recente?

Maurício Coelho: A Fazenda Santa Luzia acredita na produção de leite e decidiu investir no segmento para obter ganhos de escala e tornar seu negócio mais atrativo. Investiu em irrigação de pastos com 1.125 ha de pivô central e 40 ha de malha, e construiu uma ordenha rotativa de 40 postos, com alimentação automática por produção, capaz de ordenhar 200 vacas por hora. Estamos planejando ordenhar 1.800 a 2.000 vacas por dia e dobrar sua produção de leite dos últimos três anos.

Revista Balde Branco:Onde estão as oportunidades para o mercado de genética?

Maurício Coelho:Os ganhos de produção são extremamente importantes para manter a competitividade do negócio e eles podem vir de vários segmentos, como melhoria das instalações, maior conforto para as vacas, melhor nutrição e avanços genéticos. Neste contexto, a melhoria da genéticas do rebanho é um importante viés a ser trabalhado pelo produtor, pois ele representa um ganho real e permanente de aumento de produção. Toda a evolução genética conseguida fica incorporada aos animais e ao plantel.


FAZENDA SANTA LUZIA: cliente e parceira IDEAGRI

"Sem dúvida alguma, o IDEAGRI tornou-se o melhor programa gerencial de bovinos disponível no mercado brasileiro, e conta com o diferencial de ter uma equipe sempre aberta a sugestões para aprimoramento do programa. O uso do sistema, como ferramenta de trabalho na Santa Luzia, tem sido revolucionário, pois, além de termos os dados com muito mais rapidez e segurança, passamos a levantar índices que, no passado, não tínhamos. Agora, ficou muito mais fácil saber onde estamos e programar aonde queremos chegar. O IDEAGRI é, para nós, hoje, muito mais que um programa zootécnico, É UMA FERRAMENTA DE GESTÃO!"Maurício Silveira Coelho

Confira o vídeo com declarações de Maurício Silveira Coelho, sobre o IDEAGRI:


REVISTA BALDE BRANCO: saiba como assinar

A revista Balde Branco é leitura indispensável para você se atualizar com as últimas novidades sobre o segmento de leite no país.

Clique aqui para assinar.