Existe uma descrição resumida das principais funcionalidades do IDEAGRI?

FUNCIONALIDADES IDEAGRI

Confira a listagem, organizada por assuntos, das rotinas do IDEAGRI, com uma breve descrição de cada funcionalidade. Clique na imagem abaixo para fazer o download do arquivo em PDF:

 

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FAZENDA


FAZENDA
Através desta janela, faz-se o cadastramento e gerenciamento dos bancos de dados, também chamados de fazendas. Compreender esta rotina é importante para a garantia do acesso ao sistema, através da chave de habilitação, e para evitar que o usuário exclua indevidamente uma fazenda, o que pode levar à perda indesejada de informações, caso não haja uma cópia de segurança. Na tela ‘Fazenda’ é possível definir a atividade pecuária, o que definirá o universo de telas a serem exibidas para utilização. Utilize esta tela, também, para a inserção do logotipo da fazenda, personalizando os relatórios emitidos.

CONFIGURAÇÃO
A configuração tem por objetivo adaptar o sistema à realidade da fazenda. Estes parâmetros também servirão como "filtros de erros" no momento da entrada dos dados, garantindo assim, uma maior segurança às informações. A configuração pode ser feita para a fazenda e, caso esta tenha mais de um setor cadastrado, pode-se configurar cada setor separadamente.

SETOR
Setores são divisões (retiros) dentro do banco de dados para a alocação dos animais. Recomenda-se o seu uso quando:
• A propriedade contemplar separações físicas (alocação de animais em retiros distintos e/ou mais de uma fazenda controlada no mesmo banco de dados).
• Houver o gerenciamento de atividades pecuárias diferentes na mesma propriedade.
• Através da alocação dos animais nos setores criados, o usuário poderá lançar e analisar os dados de forma individual (por setor).

AGENDA DE EVENTOS
A agenda de eventos mostra, para os Grupos 'Reprodução, 'Produção', 'Sanidade’, ‘Gestão/estoque’, ‘Manutenção de patrimônio’ e ‘Atividades (tarefas)’, as atividades atrasadas ou agendadas para os próximos dias. Na Aba 'Parâmetros', é possível definir os limites (em dias) para a exibição das informações e também optar ou não pela exibição da agenda na abertura do sistema. Para os eventos sanitários, há uma aba específica que permite associar eventos aos filtros de animais, previamente cadastrados. Para eventos sanitários, é possível obter a listagem de animais relacionados ao filtro escolhido.

NÍVEL DE ACESSO
Nesta tela é possível cadastrar níveis de acesso ao banco de dados, possibilitando a definição de quem poderá utilizar o sistema, bem como as ações que cada usuário poderá executar (consulta, inclusão, alteração e exclusão de dados). O objetivo é garantir a segurança e a confiabilidade das informações lançadas e armazenadas no sistema.

PESSOA
Nesta tela é possível incluir proprietários, funcionários e usuários (com níveis de acesso específicos, de acordo com a necessidade da empresa). Defina as pessoas que poderão ser inseminadores, técnicos de TE, operadores de máquina, avaliadores, responsáveis por compras/vendas e responsáveis por atividades. Essas definições influenciam diretamente no momento dos lançamentos zootécnicos e de gestão.

TANQUE
Cadastre os tanques de resfriamento e armazenamento de leite. Os itens cadastrados ficam disponíveis nas telas ‘Produção total de leite’ (para o registro da produção de leite por tanque) e ‘Análise de tanque’ (para inserção da análise sanitária do leite por tanque).

CLIMA
Esta funcionalidade permite o registro de dados meteorológicos (índice pluviométrico, umidade e temperatura) que podem ser utilizados como fonte de pesquisa em análises técnicas e em previsões sobre o comportamento do clima. Na inserção dos dados, deve-se informar a data das medições e o setor, que é um retiro previamente cadastrado no banco de dados.

ASSOCIAÇÃO DE RAÇA
Compreende o primeiro passo para utilização das funcionalidades de comunicação com associações de raça, que é inclusão do cadastro da associação, exceto no caso da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) que é inserida automaticamente no sistema.
 


 

ANIMAL

ANIMAL
Nesta rotina é possível incluir animais (individualmente ou coletivamente), semens e embriões e, também, registrar a baixa (morte, baixa voluntária ou descarte involuntário). Além disso, o usuário consegue visualizar o histórico dos indivíduos pela ‘Ficha Completa’ e ‘Resumo animal’.

ALTERAÇÃO COLETIVA
Esta rotina permite a alteração, exclusão ou inclusão, de forma coletiva, dos dados registrados na ficha de cadastro dos animais.

IDENTIFICAÇÃO ELETRÔNICA / SISBOV
Permite importar, coletivamente, para o cadastro dos animais, o número do SISBOV e/ou o número da identificação eletrônica, a partir de planilhas.

RESUMO ANIMAL
Através desta rotina, é possível obter uma listagem, em ordem cronológica, do histórico dos principais lançamentos reprodutivos, produtivos e sanitários, realizados para cada animal cadastrado no sistema.

TIPO DE GRUPO
Nesta rotina crie divisões reais ou virtuais na fazenda. É uma forma de divisão utilizada para facilitar o manejo, que pode ser um critério de filtragem facultativo no momento de lançamento de dados e emissão de relatórios. O ‘Tipo de grupo’ se refere ao critério utilizado para a subdivisão de animais. Exemplo: subdivisão quanto à localização, quanto a produção de leite, status sanitário, etc.

GRUPO
Crie subdivisões reais ou virtuais na fazenda, a partir dos Tipos de grupos cadastrados. Ou seja, os ‘Grupos’ representam subdivisões dos ‘Tipos de grupo cadastrados’. Exemplos de grupos: Piquete 01, Piquete 02 e Piquete 03 (Pertencentes ao Tipo de grupo ‘Localização’); Lote 01, Lote 02 e Lote 03 (pertencentes ao tipo de grupo ‘Produção de leite’); Problemas de casco, Mastite e Problemas reprodutivos (pertencentes ao tipo de grupo ‘Status sanitário’).

MOVIMENTAÇÃO ENTRE GRUPOS
Nesta tela, é possível movimentar os animais entre grupos, de maneira individual ou coletiva, utilizando, também, a busca por brinco eletrônico.

MOVIMENTAÇÃO ENTRE SETORES
Movimente animais, de maneira individual ou coletiva, entre os setores cadastrados.

BIBLIOTECA DE REPRODUTORES
Ao incluir novos registros de semens, ou montar a genealogia dos animais, o sistema permitirá a busca na 'Biblioteca de reprodutores'. São centenas de milhares de touros cadastrados, com informações relevantes, tais como: nome, registro, pai, raça, central e muito mais. O cadastro contempla raças de corte e leite. Os sêmens já cadastrados no banco de dados do usuário podem ser associados à biblioteca de reprodutores.

GRAU DE CRUZAMENTO
Consulte as classificações do grau de pureza dos animais em relação à sua raça. Nesta tela, também é possível inserir novas classificações de acordo com as demandas do usuário.

COMUNICAÇÃO
Esta rotina permite que o usuário gerencie os formulários de comunicações com associações de raça. A ferramenta pode ser personalizada para cada instituição, tanto no que tange os diferentes formulários adotados, quanto em relação ao logotipo e informações específicas.

COMUNICAÇÃO ABCZ
Através dessa rotina é possível gerar os relatórios de comunicação para envio online para a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. A ferramenta traz praticidade e agilidade para o processo ao eliminar o retrabalho de inserção dos dados constantes no IDEAGRI novamente no site da associação.

MOTIVO BAIXA
Consulte os registros disponíveis para que o usuário justifique a baixa de determinado animal do rebanho.

RAÇA
Consulte as raças, previamente cadastradas no sistema, que podem ser utilizadas em outras rotinas, como, por exemplo, no cadastramento de animais.

PELAGEM
Cadastre pelagens que poderão ser associadas aos animais no momento do cadastramento.

FAIXA DE CATEGORIA
Utilize esta rotina para criar categorias de animais em crescimento por divisões de faixa etária.
 


 

PRODUÇÃO

PESAGEM CORPORAL
Realize os lançamentos de pesagem corporal informando o tipo de peso e a condição de escore corporal dos animais. Esta rotina permite, também, a importação de dados a partir de arquivos gerados por balanças eletrônicas.

CONTROLE LEITEIRO
Utilize esta rotina para lançamentos de pesagens de leite, condição de escore corporal e secagem das matrizes. Só é possível lançamentos dentro do período de lactação da matriz. Há a possibilidade de importação de dados a partir de planilhas.

PRODUÇÃO TOTAL DE LEITE
A rotina permite o lançamento da produção total, especificando a quantidade de leite fornecida para comercialização, funcionários, recria e outros fins. No leite destinado aos funcionários, há especificação da quantidade por pessoa. Todas as informações lançadas poderão ser visualizadas através de diversos relatórios do grupo "Produção total de leite", que apresentam as informações: detalhadas por período, consolidadas por dia, consolidadas por mês e consolidadas por funcionários.

DESMAMA/DESALEITAMENTO
Utilize esta rotina para lançamento da desmama dos animais. Após a realização desta rotina, os animais que antes estavam nas categorias "Bezerra mamando" ou "Bezerro mamando" serão alocados nas categorias "Fêmea em crescimento" ou "Macho em crescimento". Há a possibilidade de importação de dados a partir de planilhas.

SECAGEM
Utilize esta rotina para lançamento da secagem das matrizes, informando o motivo e o produto aplicado no momento da secagem. Nesta tela é possível visualizar a última pesagem de leite, a produção média diária, os dias em lactação, os dias que antecedem o parto, além de todo o histórico de secagem com os respectivos motivos lançados anteriormente.

INDUÇÃO DE LACTAÇÃO
Esta ferramenta permite o registro do início de lactações por indução hormonal, sem prejudicar o ciclo reprodutivo da matriz. O usuário pode filtrar os animais e informar a data de início do processo.

PRODUÇAO INFORMADA NA LACTAÇÃO
A rotina permite incluir produções de lactações encerradas manualmente, independentemente dos demais lançamentos reprodutivos e produtivos existentes no sistema. Ou seja, as informações poderão ser digitadas livremente, incluindo a opção de relacionar as produções digitadas às lactações cadastras para as matrizes no Sistema IDEAGRI.

TIPO DE MEDIDA
A rotina de inserção de medidas referentes aos animais permite a inserção de medições de forma rápida e prática através do grid para lançamentos. As medições gravadas podem ser classificadas de diversas formas, por exemplo: precocidade, ligamento do úbere, escore de condição corporal, etc.

MEDIDA
Utilize esta rotina para lançamentos de medidas zootécnicas, cadastradas no tipo de medida, aos animais como: Altura anterior, Altura do úbere posterior, Altura posterior, Ângulo de casco, Ângulo da garupa (vista lateral), Colocação de tetos anteriores, Colocação de tetos posteriores, Comprimento do corpo, Comprimento dos tetos anteriores, Conformação/Estrutura, Distância ílio, Distância ísquio, Escore de condição corporal, Escore de teto AD, Escore de teto AE, Escore de teto PD, Escore de teto PE, Estatura, Força, Forma leiteira, Inserção do úbere anterior, Largura da garupa, Largura do úbere posterior, Ligamento do úbere, Musculosidade, entre outros.

ESQUEMA DE MEDIDAS
Esta tela possibilita cadastrar combinações de tipos de medida, para avaliações determinadas. Há possibilidade de disponibilizar o mesmo esquema de medidas para mais de um banco de dados. Se necessário, o usuário pode importar esquemas de medida disponibilizadas no site do Ideagri.

MEDIDAS COMBINADAS
Esta Rotina permite que, a partir de esquemas previamente cadastrados, todas as medições definidas possam ter seus resultados lançados de forma simultânea para o mesmo animal. A rotina também conta com aplicativos de lançamento coletivo (para múltiplos animais) e de validação pelas características do tipo de medida.

MEDIDAS DE ACASALAMENTO
Esta tela permite a classificação das matrizes para acasalamento de acordo com os itens para Classificação Linear (estatura, força, forma leiteira, profundidade úbere, entre outros). O usuário do IDEAGRI tem a opção de escolher a 'Base de Escore'. As opções de bases são: Americana (1 a 50 pontos), Alemã (1 a 100 pontos), Canadense (1 a 9 pontos) e Holandesa (1 a 100 pontos).

ASSOCIAR EVENTOS - CARTÃO ELETRÔNICO
Esta rotina permite a associação do cartão eletrônico ao manejo para o qual o mesmo será utilizado. Ao importar os dados, a partir dos arquivos criados pelo AnimalTag, o sistema associará os registros às rotinas de acordo com as determinações feitas nesta tela.
 


 

REPRODUÇÃO

INSEMINAÇÃO OU COBRIÇÃO
Utilize esta rotina para lançamentos de inseminações e cobrições e para consultar o histórico dos lançamentos, ocorrência de cio, utilização de protocolos de IATF e número de ordem da inseminação artificial no ciclo.

TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÃO
Nesta tela registre as transferências buscando os embriões pré cadastrados no sistema.

DIAGNÓSTICO REPRODUTIVO
Utilize esta tela para lançamentos de diagnóstico de gestação, ocorrência de cio e/ou exame ginecológico (ocorrências uterinas e ovarianas). Há a possibilidade de importação de dados a partir de planilhas.

PARTO
Utilize esta rotina para consultas, alterações, exclusões e lançamentos das informações a respeito do parto da matriz. Registre nesta tela, também, o cadastramento da cria, ocorrência de retenção de placenta e informações acerca da colostragem do(a) bezerro(a).

GRUPO DE REPASSE
A rotina permite o lançamento de repasse para as matrizes, caso elas sejam inseminadas e expostas posteriormente a touros e, também, o controle de monta natural, caso as matrizes fiquem expostas, por determinado período, a um ou mais touros (touros múltiplos). No momento do lançamento do diagnóstico, em função dos dias de prenhez, o sistema identificará a origem da fecundação e, se for o caso, criará, automaticamente, uma cobertura. Há, também, a possibilidade do lançamento direto do parto (sem informações de diagnóstico): da mesma maneira, em função dos dias de gestação, o sistema identificará a origem da concepção e criará a cobrição (se for o caso) e o diagnóstico, automaticamente.

PROTOCOLO HORMONAL
Faça o cadastramento dos protocolos hormonais utilizados em procedimentos de IATF/TETF. Posteriormente, o usuário poderá associar o protocolo aos animais na tela "Programação IATF / TETF”. Ao lançar uma inseminação ou transferência de embrião, o sistema sinaliza o último protocolo hormonal associado ao animal, caso a data de inseminação / transferência esteja dentro do intervalo válido para concepção.

PROGRAMAÇÃO IATF/TETF
Com esta rotina é possível realizar o controle mais eficiente e preciso das programações de IATF/TETF, controlando todas as etapas do protocolo (datas do implante, retirada e inseminação, etc.). É possível associar, de forma coletiva, as matrizes às programações IATF, registrar perdas de implante, controlar desempenho de protocolos hormonais por uso e muito mais.

POOL DE DOADORAS
Esta rotina é destinada às situações nas quais mais de uma doadora é utilizada para a formação de embriões. O processo permite a identificação e atualização posterior através, por exemplo, de exames de DNA, da mãe do animal nascido.

COLETA FIV/TE
A rotina permite o preenchimento dos dados detalhados da coleta de TE ou FIV, registrando o desempenho da doadora e realizando a transferência ou congelamento dos embriões, simultaneamente.

APTIDÃO
Registre a aptidão reprodutiva para os animais jovens. Aptidão reprodutiva: é a fase inicial da vida reprodutiva do animal. Dizer que um animal está apto a reproduzir significa que ele está pronto para emprenhar e conduzir uma gestação.

RECOMENDAÇÃO DE ACASALAMENTO
Utilize esta rotina para cadastrar recomendações de acasalamento. Após o cadastro, a recomendação de acasalamento estará disponível no relatório "Matrizes a inseminar/cobrir e implantar". Se for o caso, importe recomendações a partir de planilhas.

TIPO DE RESULTADO DE EXAME GINECOLÓGICO
Cadastre opções personalizadas de ocorrências ovarianas e uterinas para serem utilizadas na tela ‘Diagnóstico reprodutivo’.

ESTAÇÃO DE MONTA
Cadastre estações de monta, determinando o período e os participantes (touros e matrizes) para a obtenção de relatórios de análises específicas e facilitar os lançamentos reprodutivos.
 


 

SANIDADE

TIPO DE DOENÇA
As doenças mais comuns que acometem bovinos são previamente cadastradas nesta tela. Caso ocorra alguma enfermidade que não esteja cadastrada, o usuário poderá incluí-la.

DOENÇA
Utilize esta tela para lançamentos, consultas, alterações e exclusões de doenças observadas nos animais.

TIPO DE EXAME
Faça aqui os cadastros dos tipos de exames realizados nos animais como, por exemplo, tuberculose e temperatura.

EXAME
Utilize esta tela para lançamentos, consultas, alterações e exclusões de resultados de exames dos animais.

MASTITE E IMPORTAÇÃO DE CULTIVO
Nesta tela faça os lançamentos de mastite clínica individualmente por matriz e por quarto mamário, especifique a base utilizada no tratamento, a via de aplicação e o resultado do cultivo microbiológico (este pode, também, ser importado a partir de planilhas).

CORRELAÇÃO DE MICRORGANISMOS
Para que as análises de cultivo do leite sejam padronizadas e consistentes, o Sistema IDEAGRI possui um cadastro fechado de microrganismos, com denominações predefinidas. Porém, como a nomenclatura desses microrganismos pode diferir em função dos laboratórios, a rotina 'Correlação de microrganismos' permite que as variações nas identificações sejam tratadas, viabilizando a importação de dados a partir de planilhas que contenham denominações correlatas aos registros do sistema.

TRATAMENTO MASTITE/CMT
Nesta tela faça o cadastro dos protocolos de tratamento da Mastite, utilizando-os nas telas de ‘Mastite’ e ‘CMT’. É possível replicar o mesmo esquema de tratamentos para vários meses.

CMT
Nesta tela faça os lançamentos dos resultados do teste de CMT (California Mastits Tests) individualmente por matriz e quarto mamário. Especifique o tratamento, a via de aplicação e o resultado do cultivo microbiológico.

ESCORE DE TETOS
Utilize esta rotina para lançamentos de avaliações das condições de saúde da extremidade dos tetos, por meio do sistema de escore de esfíncter de tetos.

ANÁLISE DE TANQUE
Nesta rotina faça os lançamentos de análise de tanque (CCS, CBT, gordura, proteína, etc.). É necessário o cadastramento do tanque na tela "Tanques" localizada no menu Fazenda.

ANÁLISE DE LEITE
Nesta tela, faça os lançamentos da análise de leite (CCS, CBT, gordura, proteína, etc.) individual por vaca. Caso queira ganhar tempo, utilize a tela ‘Importação de análise de leite’.

IMPORTAÇÃO DE ANÁLISE DE LEITE
Através da rotina de importação de análises de leite é possível, de forma rápida e simples, aproveitar os dados oriundos de diversos laboratórios.

PRINCÍPIO ATIVO
O IDEAGRI possui, pré-cadastrado, diversos princípios ativos de produtos veterinários. Porém, o usuário pode usar a tela ‘Princípio Ativo’ para cadastrar novos itens.

APLICAÇÃO
Utilize esta tela para lançamentos de aplicações de medicamentos, vacinas e hormônios nos animais. O usuário pode importar dados a partir de planilhas.

PROTOCOLO SANITÁRIO
Cadastre protocolos sanitários, montando grupos de produtos veterinários que são administrados em conjunto, visando a posterior aplicação a indivíduos de forma prática.

APLICAÇÃO (PROTOCOLO SANITÁRIO)
Lance a aplicação de protocolos sanitários aos animais. Ideal para manejos de vacinações, aplicações de medicamentos associados, dentre outros tipos de aplicações associando produtos.

 


 

NUTRIÇÃO

DIETA
Esta tela permite a inclusão de informações das dietas que serão utilizadas na rotina de ‘Alocação para dietas’.

NUTRIENTE
Listagem para consulta dos nutrientes cadastrados no IDEAGRI. Os itens são utilizados na tela ‘Dieta’, para o cadastramento da composição nutricional. O cadastro de nutrientes é fechado, ou seja, as informações já estão preenchidas no sistema.

ALOCAÇÃO PARA DIETAS
A rotina de alocação para dietas existe para facilitar o processo de cálculo e utilização das dietas no rebanho. Utilize esta rotina para obter as médias referentes a cada lote. O sistema também permite a associação dos animais aos lotes, buscando de acordo com os diversos critérios disponíveis, os animais que se encaixam em cada condição de critério.
 


 

AGRICULTURA

MODELO DE MANEJO
Modelos de Manejo são importantes ferramentas no processo de padronização da estrutura dos projetos, que podem ser gerenciados no Software IDEAGRI. O foco da rotina é possibilitar que tarefas de projetos afins possam ser compartilhadas reduzindo o tempo necessário para a criação do projeto real, cujas datas serão inseridas na Tela 'Projeto, manejo e tarefa'.

PROJETO, MANEJO E TAREFAS
A rotina viabiliza a estruturação e acompanhamento de ações planejadas e pode ser utilizada para a gestão de projetos agrícolas, mas também se aplica a outras áreas, pois seus cadastros são flexíveis e a nomenclatura é aberta para edição pelo usuário.

PAINEL GESTOR
Neste painel, as tarefas são vistas na linha do tempo, como uma agenda macro. Baseado no Diagrama de Gantt, o painel permite a visualização do avanço da execução das tarefas, através de representações gráficas com barras e cores, que apontam o seu status atual (tarefa futura, solicitada, em andamento, atrasada, concluída no prazo, concluída em atraso e cancelada). O painel é gerado de acordo com as informações inseridas na Tela 'Projeto, manejo e tarefa'.

TIPO DE ATIVIDADE
Crie grupos de atividades facilitando a organização das tarefas. Os tipos de atividade podem ser utilizados como padrões no planejamento de projetos, ou seja, podem ser a representação das suas etapas principais.

ATIVIDADE
Nesta tela é possível o cadastramento das atividades que serão gerenciadas na tela ‘Projeto manejo e tarefa’. Essas poderão ser relacionadas, também, com as despesas, receitas, entradas e saídas de estoque.

TIPO DE CULTIVO
Inclua nesta rotina os tipos de cultivo agronômico explorados na fazenda. Os tipos de cultivo cadastrados são relacionados à cultura de determinada safra.

SAFRA
Inclua nesta rotina as safras com os respectivos períodos de início e fim. As safras inseridas estarão disponíveis para seleção na tela ‘Projeto, manejo e tarefa’ e, para seleção facultativa, nas rotinas de despesas, receitas, entradas e saídas de estoque. Além disso, servirão como critérios de filtragem para a emissão de relatórios, tornando desnecessária a criação de vários centros de custos em função de novas safras.

HORA HOMEM/MÁQUINA
Nesta tela o usuário registra as horas trabalhadas das máquinas e homens, especificando a data, atividade desempenhada, valor por hora, centro de custos para apuração, dentre outros. De acordo com as informações registradas, o sistema automatiza o cálculo do custo da hora trabalhada pela máquina, considerando o resultado no relatório ‘Apuração de custos’.

MANUTENÇÃO DE PATRMÔNIO
Use esta ferramenta para montar a ficha de manutenções (preventivas, preditivas ou produtivas) dos patrimônios. A previsão do momento das manutenções é calculada automaticamente, conforme as configurações inseridas no sistema. Lembretes específicos são exibidos na ‘Agenda de Eventos’.
 


 

CADASTROS

CENTRO DE CUSTOS
A criação dos centros de custos é o primeiro passo ao iniciar a avaliação econômica e financeira pelo IDEAGRI. Centro de custos é uma classificação contábil que permite a melhor identificação da unidade geradora do gasto e/ou receita.

CENTRO DE NEGÓCIOS
Centros de negócio são agrupamentos de centros de custos, que podem ser criados, conforme demanda, para facilitar a emissão de relatórios.

CONTA GERENCIAL
Plano de Contas é a estruturação básica da escrituração contábil. Através da sua utilização no sistema, é possível organizar o banco de dados com informações para a geração de todos os relatórios. O Plano de Contas deve expressar, por meio das contas gerenciais, o negócio e a particularidade de uma organização. Em termos simples, conta gerencial é a classificação ou categorização do gasto / receita.

PRODUTO E SERVIÇO
Cadastro de produtos e serviços a serem utilizados nas telas de controle econômico-financeiro, zootécnico e agronômico. Para que o cadastramento seja mais preciso e ágil, existe uma biblioteca de produtos veterinários e agronômicos inserida no sistema.

UNIDADE DE MEDIDA
Nesta tela existem unidades de medida previamente cadastradas para facilitar o lançamento de dados. Se necessário, o usuário poderá incluir novos itens.

CONTA CORRENTE
Cadastramento das contas bancárias e de caixa, para o gerenciamento financeiro da propriedade. Os itens cadastrados podem ser utilizados para conciliação bancária.

PATRIMÔNIO
O cadastro de patrimônios permite o controle de todos os tipos de bens imobilizados na empresa. Este item é importante para o gerenciamento da depreciações dos bens.

LOTE DE PRODUTO
Cadastramento do lote, validade e data de entrada de produtos utilizados na tela de inseminação (para gerenciamento da partida de sêmen) e aplicação de medicamentos (para controle do lote das vacina aplicada nos animais).

TIPO PAGAMENTO/RECEBIMENTO
Nesta rotina é possível incluir os tipos de pagamento e recebimento utilizados na rotina de contas a pagar e receber.

CLIENTE, FABRICANTE E FORNECEDOR
Inclua nesta tela os clientes e fornecedores para posterior lançamento de vendas (receitas), compras (despesas) e cotações.

CLASSIFICAÇÃO COMPLEMENTAR
Consulte e realize novos cadastros de classificação complementar para despesas e receitas. O uso da identificação pode ser usada na filtragem dos registros e na geração de relatórios, conforme os critérios desejados pelo usuário.

CATEGORIA DE FORNECEDORES E CLIENTES
A classificação de fornecedores e clientes auxilia na filtragem (para confecção de cotações, por exemplo) e análise dos dados de gestão inseridos no IDEAGRI. Nesta rotina, é possível consultar os registros já carregados com o banco de dados (Tipo 'Padrão') e inserir/editar novas categorias. A associação de categorias é feita na Rotina 'Clientes, fabricantes e fornecedores'.

CARGO
Os cargos inseridos estarão disponíveis na tela ‘Pessoa’, para o cadastramento dos funcionários da fazenda. É possível incluir a descrição sucinta das tarefas associadas ao cargo, bem como habilidades desejáveis aos ocupantes do mesmo. Para facilitar o trabalho existe uma lista de cargos já disponíveis.
 


 

GESTÃO

DESPESAS
Cadastre as notas de despesas da fazenda e consulte relatórios de pagamentos e compras nesta tela. Para as despesas fixas é possível copiar os itens inseridos anteriormente. O lançamento dos gastos é imprescindível para o gerenciamento econômico-financeiro.

RECEITAS
Cadastre as notas de receitas da fazenda e consulte relatórios de recebimentos e vendas nesta tela. Para as receitas fixas é possível copiar os itens inseridos anteriormente. O lançamento das receitas é imprescindível para o gerenciamento econômico-financeiro.

TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
Através desta rotina é possível realizar movimentações entre contas (bancárias ou do tipo caixa) da fazenda, ou seja, de mesma titularidade. Basta informar a data, a conta de débito, a conta de crédito e o valor. As movimentações são observadas nos relatórios ‘Extrato bancário’ e ‘Acompanhamento do Fluxo de caixa’.

COTAÇÃO DE COMPRA
Através da rotina de cotação será possível incluir novas cotações e também realizar quaisquer manutenções nos itens já cadastrados em aberto.

CONTROLE DE PEDIDOS
Faça o controle de pedidos de compra e venda de mercadorias, mesmo quando há saída ou entrada fracionada de produtos. Acompanhe a entrega ou o recebimento de itens em momentos diferentes, sendo que todas as movimentações podem estar associadas ou não a uma única venda ou compra.

ASSOCIAR COMPRA/VENDA DE ANIMAIS
Informe a venda (com baixa automatizada dos indivíduos) ou compra de animais, conforme lançamentos efetuados nas telas de receita e despesa. Assim, o usuário consegue controlar a origem (fornecedor) e o destino (cliente) dos animais. Nesta tela é possível informar a classificação de carcaça e o farol de qualidade, dos indivíduos comercializados para abate, de acordo com os informes dos frigoríficos. Se for o caso, o usuário pode importar arquivos a partir de planilhas.

DISTRIBUIÇÃO DE VALOR INVESTIDO
Distribua despesas e saídas de estoque, classificadas como investimento, para patrimônios, amortizando por período, quilômetros rodados ou horas trabalhadas. É possível, também, depreciar patrimônios por quilômetros rodados ou horas trabalhadas.

AVALIAÇÃO FINANCEIRA DO REBANHO
Precifique o rebanho, representando o capital imobilizado em animais, por categoria.

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Faça o planejamento orçamentário, financeiro e econômico, para um período de até 12 meses. Avalie, ao final do período, o “Previsto X Realizado” nos relatórios relacionados à tela.

POSIÇÃO FINANCEIRA GERAL
Esta rotina tem como objetivo permitir a visão financeira global de uma conta corrente, ou de uma combinação de contas, em determinado período.
 


 

ESTOQUE

LOCAL DE ARMAZENAMENTO
Cadastramento de múltiplos locais de armazenamento de estoque, visando gerenciar o estoque de produtos em diferentes locais.

MOVIMENTAÇÃO ENTRE LOCAIS
Esta ferramenta permite a transferência de produtos entre locais de armazenamento.

ORDEM DE ENTRADA
Utilize essa rotina para registrar a entrada de produtos no almoxarifado, que não sejam incluídos por compras. As entradas podem ser do tipo: cortesia, devolução de consumo (dos centros de custos), produção (itens produzidos na propriedade que ficarão estocados no almoxarifado) e entrada de ajuste (fruto de conferência de inventário).

ORDEM DE SAÍDA
Utilize esta rotina para registrar a saída de produtos do almoxarifado que não sejam vendidos. As saídas podem ser do tipo: consumo (produtos utilizados na propriedade), doação e saída de ajuste (fruto de conferência de inventário).

FECHAMENTO DE GESTÃO E ESTOQUE
O cadastramento de um fechamento de gestão e estoque permite que os dados históricos relativos à movimentação de estoque, lançamentos de despesas e receitas sejam "protegidos".

AJUSTE DE U.A. REFERÊNCIA
Para tornar o gerenciamento quantitativo do rebanho mais preciso, registre os valores de referência de unidade animal, por categoria.

REBANHO QUANTITATIVO
A rotina permite o controle da alocação de animais em grupos, sem necessidade de identificação individual. Toda a dinâmica da movimentação de animais será controlada através do registro quantitativo das ocorrências: nascimentos, inclusões, compras, transferências entre grupos, mudanças de categoria, mortes, saídas e vendas. Todas as informações lançadas poderão ser visualizadas através de diversos relatórios do grupo ‘Consolidado do rebanho quantitativo’, que apresentam as informações: listagem analítica de movimentações, listagem sintética de movimentações e estoque quantitativo por grupos.
 


 

UTILITÁRIOS

REGISTRO ON LINE
Para que o usuário acesse um banco de dados no sistema IDEAGRI, é necessário que haja uma chave de acesso com validade ativa, criada pela Equipe de Suporte IDEAGRI.

CONFIGURAÇÃO ACESSO RÁPIDO
A Configuração do Acesso Rápido é uma etapa a ser cumprida para que o usuário, ao pressionar o Menu de Apoio 'Acesso Rápido', visualize suas rotinas e relatórios favoritos, agilizando o acesso às janelas mais comumente utilizadas no dia a dia de lançamentos.

CONSULTA SQL
Obtenha informações diretamente do seu banco de dados através de relatórios personalizados. Execute as consultas e exporte-as para planilhas (no formato csv).

FAZER BACKUP
Gere cópias de segurança dos dados lançados no sistema de maneira offline. Além de ser salvo em 'Ideagri/Dados/Backups', o backup pode ser salvo em outro local de escolha do usuário, como um pendrive ou HD.

RESTAURAR BACKUP
Recupere bancos de dados a fim de utilizá-los no sistema ou para analisar dados históricos.

ENVIAR DADOS
Através desta rotina, é possível remeter cópias de segurança para a plataforma IDEAGRI WEB, que tem como objetivo principal o serviço de armazenamento online de backups dos bancos de dados dos usuários IDEAGRI.

LIBERAR FAZENDA
Esta tela tem como objetivo liberar o lançamento no banco de dados para outros usuários que façam parte da Rotina 'Farol'.

RECEBER DADOS
Através desta rotina, é possível visualizar o backup mais recente publicado no IDEAGRI Web, fazer o seu download e restaurá-lo no IDEAGRI Desktop. Para a realização o processo, é necessária a conexão com a internet.

RECEBER COLETAS
Esta rotina é utilizada para receber os dados registrados no Coletor Ideagri. É feita a validação das informações registradas a campo.

RECEBER DADOS DO IATF
Utilize esta tela para receber os dados reprodutivos lançados no sistema IDEAGRI IATF.

IMPORTAÇÃO ALPRO
Importe controles leiteiros provenientes do Alpro (sistema de ordenha informatizada). Escolha a forma de importação (detalhada ou resumida) e os fatores de correção.

IMPORTAÇÃO BOUMATIC
Importe controles leiteiros da BouMatic (sistema de ordenha informatizada) de forma automatizada. Confira as importações efetivadas e o relatório de inconsistências do processo.

CARREGAR FORMULÁRIO
Carregue modelos de formulários que poderão ser preenchidos e acompanhados na tela 'Gerenciar formulário'.

GERENCIAR FORMULÁRIO
Preencha formulários conforme modelos carregados e gerencie o processo de envio para a Plataforma IDEAGRI WEB.

MANUAL (HELP)
Através do manual do sistema, o usuário pode consultar as orientações sobre todas as telas, incluindo links para dicas que complementam as explicações das rotinas das janelas.

SUPORTE ON LINE
Além dos canais de comunicação (telefone, e-mail e Skype) os usuários do Sistema IDEAGRI contam com o apoio da nossa equipe através do suporte online, que pode ser acessado diretamente desta tela do sistema.

IDEAGRI WEB
Link para acesso à plataforma IDEAGRI Web.