Fazenda Capão dos Marchantes é destaque na gestão informatizada

Com grande prazer, divulgamos uma reportagem do Jornal Estado de Minas, publicada em novembro/2015, na qual a Fazenda Capão dos Marchantes, usuária do Sistema de Gestão IDEAGRI, apresenta ao mercado os bons resultados que vem colhendo após a implantação do sistema. Confira a reportagem e saiba um pouco mais sobre a propriedade, produtora de leite que é atendida pela nossa cliente e parceria Integral Consultoria e Representações, sediada em Bom Despacho (MG).

A rotina da propriedade requer acompanhamento em todos os processos, como os manejos nutricional e sanitário e as anotações diárias das ocorrências do rebanho. Neste sentido, o acesso aos softwares gerenciais oferece à propriedade apoio na tomada de decisões e melhor nível de gerenciamento.

O software é um programa de computador que envolve sistemas operacionais, processadores de texto e todos os tipos de programas de aplicação. De acordo com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite Samuel Oliveira, esta plataforma começou a ser utilizada na pecuária leiteira no país em meados dos anos 90 e desde então, com o aumento do acesso à internet e da diversificação dos tipos de computadores (desktops e notebooks), o interesse pelos softwares cresceu no meio rural. Para a gestão da pecuária leiteira, o pesquisador explica que existem plataformas que atendem a diversos aspectos da atividade como a gestão da propriedade, o controle zootécnico e até a apuração de resultados econômicos.

Em Arcos (MG), o produtor Vaine Teixeira é um dos precursores no uso da tecnologia em sua região, utilizando software em sua fazenda desde 1996. Na Fazenda Capão dos Marchantes, a família do produtor, que é associado da Cooperativa dos Produtores de Leite Granelizado da Região de Pará de Minas Coopergranel), trabalha unida para abastecer o software de gerenciamento da fazenda.

  • A gestão financeira da propriedade é de responsabilidade de Laura Cristina Alves, filha do produtor.
  • Já os controles, gerencial e zootécnico, são realizados pela esposa, Eugênia Teixeira, que recolhe as anotações e treina os funcionários para abastecer o programa.

Fonte: http://tinyurl.com/paaek3j

"Antes de começar a utilizar um software é preciso fazer um inventário da fazenda e anotar todas as atividades realizadas nela com detalhes: quando foi feita a cobertura, o parto, quando a bezerra nasceu e qual era peso do animal ao nascimento. Depois, sugiro passar estas informações para o programa, que vai ajudar bastante na geração de relatórios completos sobre todas as etapas do manejo", explica Eugênia Teixeira.

Na propriedade em Arcos, o software utilizado foi apresentado pelo consultor técnico da fazenda Alexandre Cardoso. Depois de instruir toda a família para o uso correto da ferramenta, mês a mês ele acompanha os relatórios gerados pelo programa e passa as coordenadas para a melhoria contínua da fazenda.

"Com os números em mãos, podemos criar metas nos setores da fazenda para melhorar o desempenho da propriedade. Outra vantagem do uso do software é que na medida em que a família o abastece, o programa sugere os parâmetros ideais para o manejo daquela determinada informação", avalia o consultor técnico.

"O Sistema IDEAGRI é uma ferramenta fundamental para a acertada tomada de decisão. Os índices e relatórios gerados auxiliam na programação e controle da atividade. O atendimento de suporte ao usuário prestado pela empresa é diferenciado e sempre efetivo."

(Alexandre Cardoso)

CONTATOS: 37 99962-7350 / 37 3522-2248 / contato@iintegralnegocios.com.br

Bom Despacho / MG

A produção diária de leite na propriedade é de 3500 litros, com 130 vacas em lactação. Na propriedade os animais são alojados em uma estrutura de free stall, que além de oferecer melhores condições ambientais para evitar o estresse térmico, como ventiladores e aspersão de água, há também o reaproveitamento dos dejetos dos animais, que é destinado à lavoura na forma de esterco e, também, da areia das camas, que fica em exposição ao sol e é revolvida em uma pista. Após um ano, a areia está em condições de ser reutilizada no galpão.

"Nós já estamos completamente adaptados a esta ferramenta. O preço de qualquer medicamento comprado para o rebanho ou até mesmo os gastos das obras que fazemos na fazenda são lançados no software e por isso temos todos os dados", pondera o produtor Vaine Teixeira.