Fazenda da Gurita - Um sistema de produção leiteira baseado em bom planejamento e metas definidas
A fazenda da Gurita está localizada no município de Bom Despacho - MG, de propriedade do Sr. Paulo Gontijo. A fazenda utiliza o IDEAGRI e é cliente do ReHAgro.
O artigo sobre a Fazenda da Gurita é de autoria do ReHAgro e foi extraído do site www.rehagro.com.br

A fazenda da Gurita é assistida pela Equipe ReHAgro e utiliza o sistema de gestão IDEAGRI.
Confira o depoimento do proprietário da Fazenda, sobre a utilização do sistema de gestão IDEAGRI:
“Eu usava o Excel e a digitação dos dados era muito trabalho sa, além das informações não serem muito precisas para cálculo de índices. Depois que passamos a usar o IDEAGRI, começamos a ter dados muito mais precisos. Isso nos traz informações com muito mais qualidade para embasar as decisões a serem tomadas na fazenda, antecipando os resultados.”
Paulo Gontijo, Produtor, Fazenda Gurita
Bom Despacho - MG.

Guritajun09001.jpg
Histórico
Com localização privilegiada na região do Alto São Francisco, bacia leiteira do centro-oeste mineiro, a Fazenda da Gurita é destinada a produção de leite. A atividade foi mantida durante vários anos e desde janeiro de 2007 em parceria com a Rehagro toda a operação da fazenda têm sido aprimorada e modernizada com o objetivo de se tornar a maior e melhor produtora de leite da Cooperativa de Bom Despacho – Cooperbom. A nova gestão já tem apresentado resultados surpreendentes.
Os proprietários da fazenda são dois irmãos, Paulo Gontijo Álvares e José Marcos Gontijo Álvares que juntos implantam o projeto da Rehagro.
De acordo com o proprietário Paulo Gontijo, o grande desafio do produtor rural é aceitar as novas técnicas de gestão, muitas vezes contrárias às técnicas utilizadas pelos seus antecessores. É importante criar um planejamento estratégico e coordenar os esforços para que todas as metas propostas sejam atingidas.
A Fazenda
A fazenda está situada no município de Bom Despacho, em Minas Gerais. Tem hoje 130 vacas girolandas em lactação, e a media de produção de leite/dia é 2.300 litros. O grau de sangue é 3/4 e 7/8, sendo os animais criados no sistema a pasto.
Guritajun09002.jpg
Farmácia
A Fazenda e o ReHAgro
Em 2005, iniciou o contato entre a fazenda e o ReHAgro. Os proprietários, Paulo Gontijo e Jose Marcos, estavam descontentes com os resultados da fazenda, por estarem muito abaixo do esperado. A relação entre o ReHAgro e a Fazenda da Gurita foi se estreitando e, em janeiro de 2007, a parceria foi concretizada, iniciando-se assim o trabalho da Equipe dentro da propriedade.
Os médicos veterinários Geraldo Barcelos e Ricardo Teixeira são os responsáveis pela assistência técnica na fazenda.
De acordo com Paulo Gontijo, várias mudanças podem ser vista na propriedade após o início da parceira com o ReHAgro. Dentre elas, ele destaca o aumento da produção de leite e da produtividade dos animais. Outro ponto que merece destaque é a diminuição dos custos da dieta, o que gerou impacto direto nos custos de produção da atividade. As novas instalações oferecem maior higiene, praticidade no manejo dos animais, além de oferecer a toda a equipe da Fazenda da Gurita excelente condição de trabalho.
Como nova estratégia para o aumento da eficiência dos processos na fazenda, foi implantado um sistema de treinamento e capacitação dos funcionários, podendo ser citado como exemplo o próprio Gerente da fazenda, treinado na Fazenda São João – Projeto True Type. A valorização do capital humano na Fazenda da Gurita é primordial e se faz realidade atualmente com a atualização técnica dos funcionários, através de cursos e treinamentos, auxiliados pelo ReHAgro.
Outras mudanças implantadas com o trabalho do ReHAgro foi o sistema de pastejo rotacionado em piquetes de tifton 85, responsável pelo maior aproveitamento da produção de forragem na propriedade, substituição da silagem de milho por cana e a mudança do manejo da ordenha, que deixou de ter o bezerro ao pé. Em relação ao manejo dos bezerros, foi dado inicio à utilização de casinhas para a criação das bezerras. Além disso, a fazenda deixou de criar os machos, que agora são vendidos na primeira semana de vida.
Na nova proposta da propriedade, a produção de leite será utilizada para a manutenção da fazenda, sendo o lucro propriamente dito proveniente da venda de animais. “A idéia é vender animais de altíssima qualidade, resultado do trabalho da Fazenda da Gurita” relata Paulo Gontijo, proprietário. O início da disponibilização de animais altamente selecionados para a venda está previsto para 2012.
Guritajun09003.jpg
Sala de Leite
Guritajun09004.jpg
Fotos da ordenha DeLaval – Duplo 4-8
Guritajun09005.jpg
Sala de Espera
Uma novidade significativa está atualmente ocorrendo na gestão dos dados da fazenda. A propriedade utilizava o software Quicken – um programa de gerenciamento de dados não específico para o meio rural, e planilhas de Excel para gerenciar o rebanho. Devido à necessidade de aprimoramento do controle zootécnico e financeiro na propriedade, está sendo implementada uma nova metodologia no processamento de dados através do sistema de gestão Ideagri, que possibilita melhor análise dos resultados e controle mais preciso de todas as informações estratégicas da Fazenda.
Guritajun09006.jpg
Evolução nos controles zootécnicos
O quadro abaixo mostra o comparativo entre o antes e o depois da entrada do ReHAgro na fazenda. Acompanhe:
Guritajun09007.jpg
O grande desafio do projeto atualmente é mostrar que é possível ser viável e lucrativo em sistemas menores de produção de leite. Prova disso, é que com apenas o aumento de 10 vacas em lactação a produção de leite diária aumentou 53,3%.
A Fazenda da Gurita quer ser vista como um projeto modelo, que prima pela excelência e qualidade total em todos os setores produtivos e gerenciais da propriedade. Para isso, busca parcerias com empresas de renome nas diversas áreas da pecuária de leite. Atualmente, conta com a parceria do ReHAgro na condução do projeto, da Nutribom e DeLaval na manutenção do sistema de ordenha e do Feno Santa Helena no fornecimento de mudas e tecnologia de plantio de Tifton 85. De acordo com José Marcos, a parceria é boa para ambos, já que a fazenda se torna um show room da empresa parceira, onde pode demonstrar seus equipamentos e trabalho aos futuros clientes. “É uma oportunidade para se conhecer os resultados e mostrar que é possível ter sucesso e rentabilidade mesmo em projetos menores e com pouco recurso financeiro” – completa ele.
Guritajun09008.jpg
Guritajun09009.jpg
Fazenda da Gurita - Animais
Os gestores deste empreendimento também se preocupam de maneira efetiva com os custos da atividade e o meio ambiente, buscando formas alternativas de se obter e economizar energia elétrica. Para isso, ela conta hoje com roda d’agua, aquecimento solar e timers para o controle dos gastos de energia elétrica durante à noite. Futuramente será instalado um biodigestor para gerar energia elétrica para toda a Fazenda a partir do tratamento da matéria orgânica produzida na propriedade.
Guritajun09010.jpg
Para maiores informações sobre a Fazenda da Gurita, entre em contato conosco pelo email fazendadagurita@terra.com.br, pelos telefones (31) 9983-1156 ou (37) 3799-4115.