Alta Genetics impulsiona a fantástica produção da Fazenda "Granja Axé" Agropecuária, Jequié-BA. De propriedade do criador Evandro Pereira Santana, a fazenda tem como objetivos a produção e comercialização de feno de qualidade, novilhas leiteiras de grande potencial produtivo e genético, produção de leite com altos padrões de higiene e teores de sólidos. Todos os animais são identificados por brinco numérico e os dados, desde o nascimento, são lançados e analisados pelo software da Alta IDEAGRI, permitindo uma constante e precisa avaliação de custos e índices zootécnicos da propriedade.

Imagem
Vista aérea da Fazenda


Filho do proprietário e principal parceiro, o veterinário Jadson Anjos é fortemente identificado com reprodução de bovinos e experiente em transferência de embriões. Jadson abraçou a ideia de melhoria genética do plantel como um dos principais fatores de sucesso do empreendimento, possui animais Gir Leiteiro e Girolando na condução das atividades da propriedade. Suas matrizes são testadas em rigorosos controles leiteiros, controles higiênicos e controles zootécnicos para produzir animais solicitados pelo mercado e serem comercializadas.



Imagem
Pivô Central


Conduz o melhoramento do Gir Leiteiro, partindo de uma base de matrizes das mais expressivas famílias dos plantéis Silvânia, Mutum, Calciolândia e Brasília, visando a multiplicação do plantel e formação da raça Girolando.


Imagem

Também conduz o melhoramento de matrizes Girolando registradas, escolhidas em excelentes plantéis leiteiros das regiões de Ibiá, Araxá e Uberaba.

Imagem

Na condução de tais melhoramentos, tem sido fundamental a parceria técnica com o Escritório Regional da Alta de Itabuna, Zootecnista Gustavo Almeida, elaborando acasalamentos consistentes, com a utilização dos melhores reprodutores do Mercado. Existem produtos nascidos dos reprodutores AltaTOYOTA, AltaNATO, da raça Holandês; e Espelho, Urânio, Nobre, Tabu, Modelo, da raça Gir Leiteiro. Estão gestantes matrizes com Curimã I, Charmoso, Rocky, Netuno, Garimpo, da raça Girolando; AltaCHAZ, AltaSAMUARI, da raça Holandês. A propriedade passou recentemente a utilizar maciçamente o sêmen sexado da Alta, com índices de gestação elevadíssimos.



Imagem
Filha de AltaTOYOTA

Hoje a produção está na casa dos 1.000 litros leite/dia, com a meta de chegar até dezembro de 2013 em 1.500 litros leite/dia. As matrizes estão em regime de pastejo rotacionado, sob pivô central, com ração servida na ordenha, proporcional às produções.


Imagem
Pastejo rotacionado

Imagem
Sala de Ordenha


Utiliza-se o sistema de Bezerreiro Tropical – bastante higiênico e funcional, permitindo sombra e área limpa para os produtos demonstrarem todo seu potencial genético de desenvolvimento. Uma mistura de feno picado e ração é oferecida para acelerar o desenvolvimento ruminal e o leite fornecido através de aleitamento artificial com sucedâneo.


Imagem
Bezerreiro Tropical



Na fase de recria, começa a seleção da propriedade e comercialização de animais, sendo as novilhas trabalhadas com complemento de palma forrageira picada no cocho misturada com feno de tifton. O desenvolvimento destas e sua precocidade sexual em comparação as médias regionais é altamente destacada.



Imagem

Imagem
Produção de Feno



Todos os animais são identificados por brinco numérico na orelha e dados desde o nascimento são lançados e analisados pelo software da Alta IDEAGRI, permitindo uma constante e precisa avaliação de custos e índices zootécnicos da propriedade.

“A força do trabalho, a busca incessantemente pelo conhecimento, a implantação de controles para uma permanente análise da atividade, a formação de parcerias experientes e fortes, a profissionalização e participação das Equipes, são os predicados fundamentais para alcançarmos os resultados planejados”– afirma o proprietário e veterinário Jadson Anjos.

Parabéns ao criador e sua equipe, bem como à Alta, pelo espírito de juntos transformarem a Granja Axé Agropecuária em modelo regional de viabilidade da exploração leiteira, reproduzindo lideranças.

Gustavo Ayres Pereira de Almeida
Gerente Regional ITABUNA
itabuna@altagenetics.com.br
Responsável pelo Conteúdo

Illex Alves Ribeiro
Assistente de Marketing e Comunicação
illex.ribeiro@altagenetics.com
Responsável pela Edição da Matéria