Veja os detalhes do aprimoramento da gestão da Fazenda Olhos D'Água, cliente e parceira IDEAGRI: o produtor, Daniel Bernardes, aumentou sua lucratividade após melhorar os processos de gestão na propriedade, com a consultoria técnica do médico veterinário Vitor Barros, integrante da equipe leite do Rehagro. O apoio técnico-gerencial foi um fator chave para a transformação.


O agronegócio foi responsável por 48% das exportações brasileiras em 2016 e teve participação de 21,5% no Produto Interno Bruto, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. As propriedades voltadas à produção no setor estão em processo crescente de intensificação e isso exige que o empresário saiba administrar a propriedade a fim de garantir redução dos custos e aumento das receitas. Mas, nem sempre, os produtores rurais sabem analisar seus números de forma satisfatória. Foi assim com o empresário Daniel Bernardes, que no processo de crescimento percebeu que precisava de um modelo de gestão.

Proprietário da Fazenda Olhos D’Água, dedicada à produção de leite em Tiros (MG), Daniel conta que, entre 2015 e 2016, as suas receitas aumentaram, mas o número de contas a pagar também cresceu. Ele se viu perdido, sem saber quais investimentos priorizar, e decidiu contratar uma consultoria especializada em gestão: “o processo de tomada de decisões melhorou 100% e a lucratividade, claro, tem aumentado. Agora que conheço os possíveis caminhos da administração é impossível seguir sem planejamento”, afirma.

O médico veterinário e consultor do Rehagro, Vitor Barros, que auxiliou a colocar as contas nos trilhos, acredita que “o Daniel aprendeu a comprar melhor, sabe como atuar em relação aos tipos de gastos nos diferentes setores da fazenda e tem consciência de seus compromissos”. Para ele, sem uma gestão eficiente é impossível prever resultados, paga-se juros de maneira excessiva e as decisões são menos assertivas. Daniel está satisfeito com os rumos da fazenda e diz que os objetivos estão sendo alcançados antes mesmo do esperado: “Nós estamos chegando praticamente na meta estabelecida, com produção de 8 mil litros de leite/dia e 250 animais em lactação”.

Img

Consultoria e ensino no Agronegócio

Para ajudar os produtores que enfrentam os mesmos problemas que o Daniel teve de contornar, o Rehagro - empresa voltada à formação de pessoas e à consultoria no agronegócio - além de auxiliar fazendas de leite, corte e grãos oferece a Pós Graduação em Gestão no Agronegócio Online. O ex-aluno do curso no modelo presencial, Sérgio Ribeiro, afirma que a especialização acrescentou conhecimentos de gestão que possibilitaram diminuir custos e aumentar o faturamento da empresa em que trabalha: “alteramos também o regime tributário após o módulo de matemática financeira”, acrescenta.

Assista ao vídeo de apresentação do curso

Mais sobre o Rehagro

O Rehagro é uma empresa de Formação Profissional que atua no desenvolvimento de pessoas com foco no Agronegócio desde 2002. Oferece cursos de graduação e Pós Graduação On-line e presenciais em todo o Brasil, nas áreas de Gado de Corte, Leite, Café e Grãos; com grande foco nas áreas técnicas, gestão econômica e gestão de pessoas. O Rehagro possui a divisão de consultoria que atua e aplica no campo o que ensina em sala de aula. Este é o diferencial do Rehagro: conteúdo aplicável com dados e casos reais de fazendas assistidas pela sua equipe em todo país.