Fazenda Quilombo no Programa 'Ouro Fino em Campo'

O Programa 'Ouro Fino em Campo' mostra o trabalho da Fazenda Quilombo. A propriedade, que produz diariamente 3.500 kgs de leite, com 160 vacas na ordenha, investe na silagem e em cuidados com as futuras matrizes leiteiras. A Fazenda Quilombo, do Grupo Gera Leite, é parceira e usuária do IDEAGRI.


Fonte: Programa Ouro Fino em Campo

O grupo de fazendas: Quilombo, Campo Grande, Campo da Cruz e São Paulo, de Maurílio Ferreira Maciel e filhos, localizadas em Cruzília - MG iniciou suas atividades em 1963. A base do rebanho foram animais oriundos das fazendas Cachoeira, de seu sogro, e Serrinha, de seu pai e bezerras tribofes adquiridas de tradicionais fazendas da região. Resgatou-se o afixo Cruzília e a centenária marca sete de seus ancestrais.

Iniciando a inseminação artificial em 1975 e o registro genealógico na ACGHMG no ano seguinte, a fazenda sempre teve como principal foco a produção de leite. É auto-suficiente na produção de volumosos e parte do concentrado consumido pelos animais. Para otimizar melhor sua área, 20% das vacas são inseminadas com touro Gir leiteiro originando Girolando F1 e desta Girolando 3/4 criado em regime de pasto. Também conta com um pequeno rebanho de gado Tabapuã.

Atualmente, com 250 vacas em lactação divididas em duas salas de ordenha. É feito na propriedade o controle oficial de pesagem de leite em parte dos animais, com avaliação constante na qualidade do produto, assim como acompanhamento veterinário há mais de 35 anos.

Como meta para os próximos anos, a fazenda investirá bastante em bem estar animal além de treinamento constante de seus funcionários preservando sempre o bom relacionamento. Todas as propriedades já possuem suas reservas florestais averbadas da mesma forma que suas nascentes são preservadas.

Visite o site do 'Grupo GERA LEITE': www.grupogeraleite.com.br