Fazenda Santo Ângelo - novo projeto, mais desafios

Geraldo Viotto é produtor de leite há 18 anos, mas, na Fazenda Santo Ângelo, no município de Turvolândia (MG), o trabalho começou em 2007. Atualmente, conta com o apoio da regional São Gonçalo de Sapucaí, por meio do representante Alta, Paulo Siqueira e também do técnico de leite, Ricardo Bertola. O sistema de gestão da Fazenda Santo Ângelo é o Software IDEAGRI.

ESTRUTURA DE PRODUÇÃO

A produção diária está em torno de 8.300 litros de leite, com 270 vacas em lactação. A meta é ter 400 vacas em lactação. Para isso, as instalações já estão construídas, para alojar todas as vacas em camas de free-stall. A fazenda conta com 190 hectares, e toda a produção de comida é feita na propriedade. Há vários anos, toda a produção de leite é vendida para a Danone e integra projeto Gold do laticínio.

QUALIDADE

A qualidade do leite é uma preocupação constante. Os números não mentem: são 3.35% de proteína, 3.55% de gordura, CCS média de 177 mil e CBT 5 mil. Os animais da Santo Ângelo são registrados, classificados por tipo e submetidos ao controle leiteiro oficial, com média de produção, aos 305 dias ajustada para idade adulta, de 11.375 kg de leite. O serviço e realizado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais.

PARCERIA DE SUCESSO

A fazenda possui vários produtos Alta, que se destacaram com suas lactações oficiais encerradas, como uma filha de AItaSPARTA, com mais de 40 mil quilos acumulados em apenas duas lactações; uma filha de AItaDORNE, MB 85 pontos, com mais de 14 mil kg na primeira lactação; duas vacas filhas de AltaWILDMAN, com 15.886 kg e 13.080 kg de leite, ambas na primeira lactação, e uma filha de AltaMINISTER, MB 85 pontos, com lactação de 14.996 kg de leite, também na primeira lactação.

  • Desde que foi criado o projeto da Santo Ângelo, a fazenda utilizou apenas genética Alta. A propriedade faz parte do seleto grupo de clientes Advantage e o plano genético busca Conformação/Saúde. Em produção, já se veem filhas de Avalon, Caliber, Exacter, Maxlife, Jayz, Armstead, Baxter entre outros. Dos touros mais novos, já oriundos do Programa Advantage, destacam-se Suplex, Roble, Horizon, Buckaroo, Skoda, Toprock, Alix e Ceo.

Em dois anos, o objetivo do projeto e disponibilizar os primeiros animais para venda. Animais de alto valor genético, provenientes de acasalamentos bem direcionados, que somarão em qualquer rebanho.

SUSTENTABILIDADE

Uma característica marcante da propriedade e a preocupação com o meio ambiente. O novo projeto da fazenda compreende o tratamento de dejetos, com separador de sólidos. Toda a agua será reutilizada.

sa