Fazendas Reunidas Santo Antônio, gestão competente promovendo alta performance e qualidade

Conheça o Grupo Fazendas Reunidas Santo Antônio, atuante na pecuária leiteira e na agricultura. Sob uma supervisão preocupada com a sustentabilidade, a qualidade, a capacitação e o trabalho em equipe, o empreendimento vem colhendo os frutos do seu trabalho. O Grupo Fazenda Reunidas Santo Antônio é cliente e parceiro IDEAGRI.

O Grupo Fazendas Reunidas Santo Antônio é constituído pela Fazenda Santo Antônio do Cerrado, localizada no município de Passa Tempo, e pela Fazenda Santo Antônio do Rochedo, localizada no município de Resende Costa.

GESTÃO DAS ATIVIDADES

Gerenciada pelo sócio Luiz Carlos Ataíde, o “Cerrado” concentra as atividades de produção de leite e cria dos animais. Já no “Rochedo”, que está sob a gestão de Claret Rodrigues da Cunha, são realizadas as atividades de recria dos animais.

PECUÁRIA

O rebanho atual é de 500 animais, sendo 100 animais Jersey PO registrados, 200 animais Jersolando produto de FIV, registrados e 200 animais mestiços, utilizados como “barriga de aluguel”. Entre os meses de março e dezembro de 2016 estão confirmados 194 nascimentos de Jersolando, produto de FIV.

A infraestrutura é compartimentada. No Cerrado, ficam o bezerreiro em alvenaria com capacidade para 120 animais, a pista de trato com capacidade para 250 animais e 8 galpões com área coberta total de 2.500 m2 e cama tipo “compost barn”. A ordenha é do tipo duplo oito, com leitura diária individualizada da produção de leite. No Rochedo, há o curral com 2.200 m2 de área calçada, brete, balança e “seringas” para facilidade no trato dos animais; além disso, existem 12 piquetes com área de sombra, tamanho médio de 0,5 ha e com cochos instalados de modo a permitir o uso de vagão forrageiro.

AGRICULTURA

Na atividade agrícola também não há superposição de investimento:

No Cerrado, faz-se o plantio anual de 75 ha para silagem, sendo 60 ha de milho e 15 ha de sorgo. Para o manejo de pré-parto e gestantes, a fazenda conta com 7 ha de tifton irrigado, divididos em módulos e com áreas de sombra. O pastejo ocorre em 58 ha, no sistema rotacionado. No Rochedo, a alimentação, no período de inverno, faz-se a partir de 30 ha plantados em cana e, no período das chuvas, por meio de 200 ha de pastagens, divididos em módulos de 4/5 ha.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Na agricultura, o suporte técnico é dado pelo técnico Doir Saldanha. Na pecuária, a supervisão do calendário sanitário e da parte clinica é feita pelo médico veterinário Antônio Joaquim Lara; a parte nutricional é feita pelo médico veterinário Marcos Paulo Miranda; e a parte reprodutiva pela equipe da Vertentes.

USO DO IDEAGRI

Os lançamentos zootécnicos, de controle sanitário e financeiros são feitos no Software IDEAGRI. As equipes são dimensionadas por área de trabalho, com supervisão de uma gerente, responsável pela manutenção dos dados. Semestralmente, faz-se a aferição e comparação dos índices zootécnicos das fazendas em comparação com os resultados de mercado, através da Relatório ‘Benchmarking’, disponível no IDEAGRI.

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

Na área ambiental, todas áreas de reserva legal e APPs são isoladas e preservadas. Vale destacar que, no Rochedo, correm dois córregos e um rio, havendo 23 nascentes de água e duas cachoeiras.

CAPACITAÇÃO

Há a constante busca de suporte técnico, com a ampliação e disseminação do conhecimento. Ambos os sócios concluíram, em 2013, na cidade de Barbacena, o Curso ‘Gestão da Pecuária Leiteira’, promovido pela REHAGRO.